BrunoOliveira03O jovem leiriense Bruno Oliveira esteve em destaque na terceira prova da classe rainha do Campeonato de Portugal de Karting . Depois de vencer a segunda manga de qualificação e ter subido ao lugar intermédio do pódio na final, Bruno Oliveira ascendeu à vice-liderança do campeonato.

BrunoOliveira04Apesar de ser um estreante na mais exigente categoria do karting nacional, a X30, Bruno Oliveira já demonstrou este ano a sua performance nos dois lados da fronteira. Há duas semanas, o jovem piloto de Leiria tinha sido uma das surpresas da ronda de abertura do competitivo Campeonato de Espanha, na pista de Campillos, da qual saiu na vice-liderança da classificação. Agora, o actual vice-campeão nacional Júnior esteve em grande plano ao quebrar a hegemonia do experiente Henrique Chaves no campeonato português, onde Bruno Oliveira se confirma como o único piloto capaz de o pressionar.

Com apenas 15 anos, Bruno Oliveira venceu a segunda manga de Viana do Castelo e tornou-se o único piloto além de Chaves a ganhar corridas na categoria X30 este ano, um feito que só não foi maior devido à gestão do desgaste dos pneus durante as mangas, que acabariam por impedir um sério ataque de Bruno Oliveira na Final.

BrunoOliveira05Nos treinos cronometrados, o piloto da FCK Motorsport garantiu a segunda volta mais rápida ao rodar em 43,852s, ficando a apenas três centésimos de segundo (!) da pole position. Uma rapidez que se confirmou na primeira manga de qualificação, onde Bruno Oliveira foi segundo classificado e averbou a volta mais rápida. A performance de Bruno Oliveira foi ainda mais significativa na segunda manga, pois bateu toda a concorrência de uma forma bem expressiva, após passar para o comando logo na terceira volta.

Com estes resultados, o leiriense arrancou da pole position para a Final acabando por terminar na segunda posição a escassos 216 milésimos de segundo do primeiro classificado. “O meu objetivo era claramente lutar pela vitória em Viana do Castelo e sinto que isso só não aconteceu devido à gestão dos pneus durante a primeira manga”, referiu Bruno Oliveira.

BrunoOliveira02“Nessa corrida tive de recuperar posições até ao segundo lugar e o forcing acabou por desgastar os pneus em demasia, apesar de ter conseguido a volta mais rápida. Isso notou-se na parte decisiva da Final, quando eu estava na segunda posição e a tentar pressionar o Henrique Chaves. Com os pneus em melhores condições teria sido possível pelo menos um ataque final, mas este resultado permitiu-me subir lugares no campeonato. Cheguei a Viana do Castelo no quinto lugar, a 33 pontos do segundo, e regresso a Leiria na vice-liderança da categoria, o que não deixa de ser positivo, pois faço este ano a minha estreia na classe rainha do karting português. Curiosamente, ocupo o mesmo lugar tanto em Portugal como em Espanha mas posso dizer que tudo se tem passado com fair-play, algo que é preciso realçar. Vou tentar dar continuidade a este bom momento”, concluiu o promissor piloto.

A quarta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting será no moderno Kartódromo Internacional de Portimão, a 21 e 22 de Setembro.

Pin It