Jari-Matti Latvala triunfa no Rali do MéxicoO piloto finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) alcançou, este domingo, o primeiro triunfo na temporada do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), ao vencer o Rali do México , terceira prova da edição de 2016 da competição, deixando o francês Sébastien Ogier, seu companheiro de equipa e actual tricampeão mundial, a mais de um minuto.

Num evento em que foi o mais rápido em 11 das 21 especiais programadas, Latvala assumiu o comando da prova na sexta-feira, quando fechou o segundo dia com 32 segundos de vantagem em relação a Loeb, e ampliou a diferença no sábado para mais de minuto e meio.

O finlandês, que ainda não tinha somado qualquer ponto esta época, aproveitou bem a ordem de partida favorável para se distanciar o máximo possível de Ogier, vencedor das duas primeiras provas do ano (Monte Carlo e México), que acabou por ser prejudicado por ter de abrir a estrada no primeiro rali de terra de 2016.

No domingo, Ogier até conseguiu ser o mais veloz nas duas especiais do dia, o enorme troço de Guanajuato, de 80 quilómetros, e a “power stage” de Agua Zarca, conseguindo apenas reduzir para 1 minuto e 5,3 segundos a desvantagem face a Latvala. O campeão mundial teve assim de se contentar com o segundo posto.

Sébastien Ogier

O espanhol Dani Sordo (Hyundai) e o norueguês Mads Ostberg (Ford) terminaram no terceiro e no quarto lugares, respectivamente, tendo o “top 10” do Rali do México ficado completo, por esta ordem, com: Paddon, Tanak, Prokop, Bertelli, Suninen e Gorban.

Com a sua 16.ª vitória em provas do Mundial de Ralis, Latvala amenizou o mau início de época, com um abandono em Monte Carlo e uma 20.ª posição no Rali da Suécia, conforme referiu: “É uma sensação soberba. O meu começo de temporada foi complicado e não me sentia bem psicologicamente. É ainda mais notável que tenha vencido num rali onde raramente sobressaí”.

Apesar do segundo lugar em solo mexicano, Sébastien Ogier consolidou a liderança do Mundial de Pilotos, somando agora 77 pontos, sendo seguido por Mads Ostberg, com 39 pontos, e o também norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen), que contabiliza 33 pontos, apesar de ter abandonado no México.

A quarta prova da edição de 2016 do Campeonato do Mundo de Ralis será o Rali da Argentina, que se vai disputar entre os próximos dias 21 e 24 de Abril.

Dani SordoJari-Matti Latvala

Pin It