Ogier inicia WRC com triunfo em Monte CarloO piloto francês Sébastien Ogier (Volkswagen) garantiu, este domingo, o triunfo no Rali de Monte Carlo, prova inaugural da edição de 2016 do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) .

Partindo confiante para a defesa do título, o tricampeão mundial arrecadou a sua terceira vitória consecutiva no principado do Mónaco e a quarta no total, incluindo-se a conquista em 2009 no Campeonato Internacional de Ralis (IRC).

Sem a oposição dos principais rivais na luta pela vitória, o britânico Kris Meeke (Citroen) e o finlandês Jari-Matti Latvala, seu companheiro de equipa na Volkswagen, que abandonaram o evento no sábado, Ogier pôde gerir tranquilamente o seu andamento nas últimas especiais do rali.

O “astro” francês concluiu assim a prova monegasca com 1m54,5s de vantagem em relação ao segundo classificado, o norueguês Andreas Mikkelsen, que permitiu a “dobradinha” da Volkswagen, e com 3m17,9s face ao terceiro posicionado, o belga Thierry Neuville (Hyundai).

Ogier inicia WRC com triunfo em Monte Carlo

Apesar de poder gerir o andamento na recta final da prova, Ogier conseguiu ainda vencer a “power stage”, que atribui três pontos adicionais ao vencedor, arrancando assim o Mundial de Ralis na liderança, com 28 pontos (25 da vitória no rali e mais os três da “power stage”).

"Vencer aqui em Monte Carlo é um momento tão emocionante para mim! É uma sensação indescritível vencer este rali icónico pela terceira vez. As condições foram bastante complicadas, tanto com gelo como com pisos escorregadios ou gelados. Estou muito feliz com este sucesso", comentou Sébastien Ogier.

Às portas do pódio ficaram o norueguês Mads Ostberg (Ford) e o francês Stéphane Lefebre (Citroen), que foram quarto e quinto classificados, respectivamente. O “top 10” da primeira ronda do WRC de 2016 ficou completo, por esta ordem, com Sordo, Tanak, Evans, Lappi e Kremer.

Andreas Mikkelsen

Pin It