VW-Ogier-Inglaterra2015A temporada de 2015 vai fazer parte do historial do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) como o maior sucesso conquistado pela Volkswagen até hoje . Um total de 26 pódios em 13 ralis, incluindo doze vitórias.

Os tri-campeões do mundo Sébastien Ogier e Julien Ingrassia asseguraram a sua oitava vitória da temporada com o Polo R WRC da equipa de Wolfsburgo no rali de Inglaterra / País de Gales. Andreas Mikkelsen e Ola Fløene terminaram em terceiro, consolidando um final de temporada muito positivo – este foi o seu nono pódio do ano, apenas superado por Ogier. Na derradeira Power Stage disputada este ano, Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila averbaram nova vitória com o Polo R WRC, contabilizando pontos suficientes para acabarem a época como vice-campeões do mundo.

O rali de Inglaterra / Gales foi realizado em condições extremamente complicadas nas florestas do País de Gales. Num contexto de muita lama e chuva, a Volkswagen venceu 15 dos 19 troços disputados, elevando o total de triunfos em classificativas para 504 (num total de 717) desde a estreia do Polo R WRC na temporada de 2013.

A derradeira prova da temporada foi um verdadeiro desafio para todos os concorrentes – ao longo dos três dias do evento, ventos fortes, chuvas torrenciais e os típicos pisos lamacentos das estradas galesas estiveram sempre omnipresentes no decorrer dos 19 troços disputados (num total de 309,87 km). Numa verdadeira corrida contra o tempo, com constantes mudanças nos níveis de aderência, a instabilidade e imprevisibilidade reinavam – tudo podia mudar de um momento para o outro. Simultaneamente, a equipa de mecânicos e técnicos da Volkswagen teve de ultrapassar o desafio das condições climatéricas adversas, que dificultou o trabalho realizado em todas as zonas de assistência.

VW-Ogier-Inglaterra2015-01

Com o triunfo neste rali, a Volkswagen comemorou ainda mais dois marcos no Rali de Inglaterra. Com 34 vitórias num total possível de 39 triunfos, o Polo R WRC continua a ser o carro mais vitorioso na história do Campeonato do Mundo de Ralis. Paralelamente ultrapassou neste rali a vitória número 500 em provas especiais de classificação, mais concretamente triunfou por 504 vezes (num total de 717 PEC’s) desde a sua estreia no Rali de Monte Carlo de 2013.

Sébastien Ogier também estabeleceu um impressionante marco pessoal: a vitória no País de Gales foi a 32ª da sua carreira, sendo a 25º com as cores da Volkswagen; ao mesmo tempo chegou a 400 vitórias em troços.

O Rali de Inglaterra foi também marcado pelos pódios número dez para Sébastien Ogier e número nove para Andreas Mikkelsen. Os dois pilotos terminaram a temporada de 2015, com a maioria de resultados no top-três, sendo que os carros da Volkswagen asseguraram um total de 26 pódios. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia têm agora 45 pódios, 31 dos quais com a Volkswagen. Aliás, durante os três anos (entre 2013, 2014 e 2015), os tri-campeões do mundo nunca registaram um único terceiro lugar. Andreas Mikkelsen terminou no pódio 14 vezes, num total de 25 ralis realizados desde o Rali da Suécia de 2014, incluindo 13 vezes com Ola Fløene. Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila contribuíram com oito pódios, incluindo três vitórias, para este recorde da Volkswagen.

VW-Ogier-Inglaterra2015-02

Vitórias nas Power Stage é um território da Volkswagen. Desta vez, coube a Latvala conquistar o triunfo (31ª para a Volkswagen) num rali em que o finlandês voltou ao abrigo do regulamento do Rally 2, depois da sua desistência no primeiro dia da prova. No total, as equipas da Volkswagen com o Polo R WRC já acumularam 150 pontos de bónus em Power Stage. O segundo lugar pertenceu a Andreas Mikkelsen.

O Rali de Inglaterra marcou o final da temporada depois de realizados 13 ralis em quatro continentes em pisos de terra, asfalto, neve e gelo. Ao logo da época, os pilotos da Volkswagen percorreram 11,832.08 quilómetros nos 231 troços disputados entre o nível do mar e altitudes até 2.752 metros acima do nível do mar. O ano no WRC é o mais longo no mundo da competição automóvel.

Faltam apenas 70 dias para o Rali de Monte Carlo, prova de abertura da temporada de 2016.

VW-Ogier-Inglaterra2015-03

Pin It