Tommi Mäkinen lidera regresso da Toyota ao WRCA Toyota Gazoo Racing definiu a sua estrutura de direcção do projecto que visa o regresso da Toyota ao Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) na temporada de 2017 .

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, vai ocupar o cargo de “chairman” da equipa, enquanto Tommi Mäkinen, um veterano nas lides do Mundial de Ralis, foi apontando como director de equipa.

Com uma ampla experiência na competição, Mäkinen conquistou quatro títulos mundiais na sua carreira de 18 anos no WRC, que vão ser certamente uma mais-valia para o desenvolvimento do carro, o Toyota Yaris WRC, e o fortalecimento da equipa até à estreia, em 2017.

“Quando estou atras do volante, penso frequentemente: «é a estrada que faz o carro»”, afirmou Akio Toyoda, citado no comunicado divulgado pela marca japonesa, acrescentando: “Para a Toyota criar melhores automóveis, temos que sentir o que as mais variadas estradas nos transmitem e nos proporcionam”.

O responsável máximo da Toyota explicou o regresso do fabricante nipónico ao WRC: “Os ralis requerem uma experiencia de condução em diferentes superfícies que os nossos clientes utilizam diariamente, e na minha opinião, é o ensaio perfeito para nos aperfeiçoar e fortalecer os nossos automóveis. Como o ponto alto do rali, o WRC é a forma de testar todas as estradas em diversas partes do mundo: é por essa razão que a Toyota vai regressar ao Campeonato Mundial de Ralis”.
 
“Estou muito feliz por termos o Tommi Mäkinen como director de equipa. Eu conheci o Tommi em 2013. Nesse momento, ele era o meu instrutor, ajudando a melhorar as técnicas de condução. No final, ele ensinou-me muito mais: despertou a minha admiração pelos ralis e a relação entre o desenvolvimento do carro e a performance em cada troço”, revelou Akio Toyoda, completando: “Tommi possui um leque de ideias únicas para o desenvolvimento do carro e uma experiência longa nos ralis, elementos fundamentais para nós. (…) Com o Tommi a apoiar a equipa, a Toyota vai regressar ao WRC e vai produzir melhores automóveis”.

“O rali é um desporto automóvel com características únicas que reúne a paixão dos entusiastas nos diferentes quadrantes, sejam participantes, sejam espectadores, o que encoraja os construtores automóveis a aprimorar os seus modelos. Tenho um respeito enorme pelos construtores, pilotos, colaboradores das equipas, e por todos os fãs que fazem o mundo do WRC, e estou muito contente por trazer de volta a Toyota a esse mundo”, concluiu o presidente da Toyota.

Pin It