Lappi vence WRC 2 na Polónia com novo Fabia R5Esapekka Lappi e Janne Ferm alcançaram, este domingo, a primeira e histórica vitória do novo Skoda Fabia R5 no Campeonato do Mundo de Ralis, ao triunfarem na categoria WRC 2 no Rali da Polónia. Além do excelente desempenho e do sucesso dos campeões europeus, a outra dupla da Skoda Motorsport, formada por Pontus Tidemand e Emil Axelsson, complementou o êxito da marca checa ao assegurar o segundo lugar nos rápidos e difíceis troços disputados na região polaca da Masúria.

Aos comandos do Fabia R5, os pilotos da Skoda ganharam 14 dos 18 troços disputados. A primeira vitória no Mundial de Ralis aconteceu assim num local perfeito, uma vez que a Skoda tem sido a marca mais vendida na Polónia durante os últimos seis anos.

"Que dia para Skoda! Reivindicamos a nossa primeira vitória no WRC 2 logo na terceira presença com o novo Fabia R5. As duas equipas - Esapekka Lappi e Janne Ferm e Pontus Tidemand e Emil Axelsson – tiveram um desempenho de excepção durante os quatro dias, mesmo sob um calor abrasador", afirmou Michal Hrabánek, director da Skoda Motorsport, radiante de alegria.

"Já tínhamos tido indicações do potencial do nosso novo carro de ralis com três pódios desde a primeira presença no WRC 2. A primeira vitória é uma grande recompensa para o árduo trabalho desenvolvido por toda a equipa da Skoda Motorsport, e também nos deu um incentivo extra para continuar a fazer tudo de modo a alcançar o sucesso", acrescentou o responsável.

Lappi vence WRC 2 na Polónia com novo Fabia R5

Os dois pilotos da Skoda, Lappi e Tidemand, dominaram em quase todos os troços de terra disputados em pisos muito rápidos e estreitos. Cerca de dois terços dos quase 300 quilómetros percorridos foram com o “acelerador a fundo”. O "Finlandês Voador", Esapekka Lappi, assumiu o comando logo no segundo troço (Gorklo), que venceu a uma espectacular velocidade média de 126,45km/h. Esta foi a segunda vitória no Rali da Polónia para a dupla Lappi e Ferm. Na edição de 2012, quando o rali ainda pontuava para o Campeonato Europeu de Ralis (ERC), Lappi havia triunfado na sua estreia na Skoda Motorsport.

"É incrível ganhar! Obrigado à equipa da Skoda pelo trabalho perfeito que realizou. O Fabia R 5 foi simplesmente brilhante", salientou Lappi, acrescentando: "A vitória é também uma recompensa após todo o processo de aprendizagem. No sábado e domingo consegui manter a cabeça fria e gerir a minha vantagem".

No final dos 18 troços, o piloto de 24 anos de idade terminou com uma vantagem de 56,1 segundos sobre o companheiro de equipa Tidemand. O rápido sueco ganhou sete provas especiais no Rali da Polónia, assim como aconteceu com o seu companheiro de equipa Lappi. "Parabéns a Esapekka! Ele esteve brilhante neste rali. Nós demos tudo o que nos era possível, conseguindo o nosso segundo pódio na nossa segunda presença com o novo Fabia R 5 ", comentou Tidemand.

Pontus Tidemand

Lappi e Tidemand já haviam conquistado com o carro equipado com tracção integral e motor turbo quando o Fabia R 5 fez sua estreia no WRC em Portugal. Por sua vez, a dupla da Skoda constituída por Jan Kopecký / Pavel Dresler terminou na terceira posição a categoria WRC 2 no Rali de Itália. Embora a Skoda só tenha marcado presença em três das sete jornadas nesta temporada do WRC, os dois melhores pilotos já ocupam uma posição que lhes permite disputar a liderança com o actual comandante, Jari Ketomaa, que terminou em quarto lugar na Polónia. Ketomaa lidera com 67 pontos, enquanto Lappi é actualmente o quinto classificado com 45 pontos, à frente de Tidemand (43). O ex-campeão europeu Armin Kremer, que terminou em quinto, ao volante de um Skoda Fabia R 5 no Rali da Polónia, contabiliza 34 pontos no campeonato.

Lappi e Ferm têm pouco tempo para comemorar a sua vitória na Polónia, uma vez que irão participar, no próximo fim-de-semana, em mais uma jornada do Campeonato Checo, o Rali da Bohemia, prova disputada nas redondezas da sede da Skoda, em Mladá Boleslav. Depois de três vitórias em três presenças no campeonato nacional, a dupla da Skoda formada por Jan Kopecký e Pavel Dresler também pretende continuar a sequência de vitórias do Fabia R 5.

O novo carro teve ainda um outro sucesso neste fim-de-semana no Campeonato Alemão de Ralis. A equipa Skoda Auto Deutschland, através de Fabian Kreim, triunfou à frente do seu companheiro Mark Wallenwein, tendo esta sido a segunda dobradinha consecutiva para o novo Fabia R 5.

Pin It