MotoGP-Barcelona-Rossi-04O piloto italiano da Yamaha, Valentino Rossi, garantiu este fim-de-semana uma importante vitória no GP da Catalunha de MotoGP, prova em que travou um interessante duelo com Marc Marquéz , o espanhol da Honda que entretanto assumiu a liderança do Mundial da categoria, agora com 10 pontos de vantagem sobre outro piloto espanhol, Jorge Lorenzo, companheiro de Rossi na Yamaha.

Valentino Rossi levou a melhor sobre Marquez depois de um duelo com alguma emoção e ultrapassagens mútuas, duelo esse que foi concluído com a vantagem do veterano piloto da Yamaha que assim assegurou o triunfo na sétima ronda do calendário de 2016 do Mundial da categoria. Depois de ter abandonado em Itália sem poder lutar por um melhor resultado, Rossi conseguiu agora o seu segundo triunfo da época e logo no território dos seus adversários directos.

A correr em Espanha, até o público que naturalmente puxava pelos pilotos espanhóis acabou por se render à qualidade de Valentino Rossi aplaudindo-o no final quando terminou na frente do pelotão no momento da bandeirada de xadrez. Rossi, que até saiu mal a grelha de partida, descendo de quinto para sétimo no pelotão, soube recuperar e terminar na frente.

Já Marc Márquez, que tinha tudo para conseguir o sucesso perante o público espanhol, nomeadamente depois de ter largado da pole-position, começou por perder posições, caiu para terceiro no pelotão e viu Jorge Lorenzo, la na frente a chegar à liderança da corrida. Só que a tarde era mesmo de Valentino Rossi que, um por um, foi tirando os seus adversdários da frente até chegar à frente da corrida. Márquez, por seu turno, ultrapassou Lorenzo que, aos poucos, foi perdendo fulgor nesta corrida na Catalunha, acabando mesmo por abandonar depois de uma queda resultante de uma disputa com Andrea Iannone.

MotoGP-Barcelona-Rossi-01MotoGP-Barcelona-Rossi-02

Rossi manteve a liderança tranquila até as últimas voltas, Márquez ainda chegou a conseguir a ultrapassagem ao piloto italiano, mas Rossi voltou a recuperar a primeira posição na mesma volta, abriu alguma distância para Márquez e acabou por confirmar o triunfo com alguma facilidade. Valentino Rossi acabou assim por subir ao pódio para festejar o triunfo, fazendo-o com uma camisola em homenagem a Luis Salom, piloto da Moto2 morto na última sexta-feira durante o treino livre da categoria. Rossi vestiu assim no pódio o número 39, o mesmo da moto de Salom, com uma legenda elucidativa: "para sempre nos nossos corações".

Depois desta vitória, Valentino Rossi tem agora 103 pontos no Mundial de MotoGP, na terceira posição, à frente de Dani Pedrosa, quarto classificado com 82 pontos, mas atrás de Jorge Lorenzo, segundo classificado com 115 pontos, e do novo líder Marc Márquez, com 125 pontos. O Mundial de MotoGP prossegue no próximo dia 26 de Junho em Assen, na Holanda.

MotoGP-Barcelona-Rossi-03

Pin It