A edição de 2016 do Troféu Yamaha arrancou, no passado fim-de-semana, na localidade de Pegões, no mesmo local onde se realizou a prova de abertura da concorrida competição de motociclismo nacional em 2015. Com a colaboração directa da Quantitroféu, organização local que mais uma vez foi fundamental para levar a cabo a organização deste primeiro evento do ano, o Troféu Yamaha voltou a mostrar a sua popularidade ao receber 232 pilotos e respectivas máquinas num traçado desenhado em exclusivo para o efeito.
Numa pista com 2800 metros de extensão em piso de areia, foram duas dezenas de classes que evoluíram nas três variantes da mesma destinadas às diversas categorias, desde os infantis aos veteranos, tanto em moto como moto4.
Desde cedo percebeu-se que a primeira prova do ano poderia aproximar-se ou mesmo bater os números recordistas do passado ano, com as contas finais a revelarem precisamente o mesmo número de pilotos que em 2015, naquela que foi também a prova mais concorrida de todas as cinco que integraram a agenda do então 12º Troféu Yamaha. O número voltou a repetir-se numa edição que tem como grandes novidades a criação de uma classe WR, válida para as 250 e 450 e também um momento especial durante o evento que tem o nome de Free Track e permite a todos os proprietários de modelos TT da marca evoluir nas pistas do troféu mas sem competir.
Após o período da manhã inteiramente dedicado às verificações técnicas e administrativas, bem como ao primeiro contacto com a areia da pista aquando dos treinos que formaram as grelhas de partida, logo após o almoço começaram a realizar-se as mangas para as diversas classes, com os mais jovens das duas rodas a serem os primeiros em pista. Ao mesmo tempo que os pilotos enfrentavam a pista, o público era cada vez em maior número ao redor do traçado e também na bancada especialmente montada para o efeito junto ao espectacular salto de meta, que é uma imagem de marca da pista de Pegões. As excelentes temperaturas que se fizeram sentir durante toda a tarde e a resposta sempre positiva por parte das gentes locais e de muitos forasteiros que acompanham a caravana reforçaram ainda mais o dia de excelentes corridas que todos puderam viver na hospitaleira localidade de Pegões.
O nome dos vencedores era conhecido a cada final de corrida e as lutas pelas melhores posições ou pelo orgulho de terminar na frente do adversário directo prendia a atenção de todos os que acompanharam de perto o evento, atenção essa que nem mesmo nos intervalos entre mangas era quebrada por força da presença em pista do novo e espectacular YXZ 1000, o UTV desportivo recentemente apresentado pela marca e que será conduzido no Campeonato Nacional de TT em 2016 pelo sempre rápido Ricardo Carvalho, pluri-campeão nacional em diversas disciplinas dos moto4 e um nome histórico na família Yamaha.
Numa prova onde os novos valores da modalidade se juntaram a nomes com palmarés e história, como Bernardo Villar, Alexandre Pires ou António Oliveira, também eles a passarem pela pista de Pegões em mais uma excelente tarde de corridas, pilotos da marca de outras disciplinas fizeram sentir a sua presença, como foi o caso de Pedro Monteiro ou Rui Reigoto, estes com carreira na velocidade.
Foi já depois do sol se pôr que foram entregues os prémios finais deste primeiro dia de Troféu Yamaha 2016, com os melhores dos melhores a receberem a devida homenagem após o esforço que os levou a concluir a prova em lugar de destaque.
A segunda prova do calendário de 2016 do Troféu Yamaha vai realizar-se no próximo dia 3 de Abril no Couço.
Acção solidária apoia Lar de Idosos de Pegões
A presença de Ricardo Carvalho em Pegões, aos comandos do novo YXZ 1000, foi muito mais que uma demonstração e acção promocional. Em conjunto com o seu piloto, a Yamaha Motor de Portugal promoveu junto dos apaixonados pela marca e pelo TT uma acção com cariz social que visou apoiar e doar fundos para o Lar de Idosos de Pegões.
Todos aqueles que quiseram experimentar as sensações de andar ao lado do rápido “Antrax” contribuíram com um mínimo de 10 euros para a referida instituição de apoio a idosos e o sucesso foi de tal forma que mais tempo de pista houvesse mais pessoas teriam tido o prazer de “navegar” Ricardo Carvalho. Logo após a hora de almoço, as inscrições foram suspensas e todos os segundos de disponibilidade do horário foram aproveitados para alguns momentos de adrenalina.
No final do dia, Ricardo Carvalho revelou que tinha cumprido um total de 130 quilómetros em voltas aos 2800 metros da pista e foram muitas as dezenas de “navegadores” que de uma forma bem diferente contribuíram também para ajudar o Lar de Idosos de Pegões.
Classificações - Pegões Iniciados Moto
Infantis Moto
YZ 85
Fun Bike TTR 125
Clássicas Enduro
Clássicas Cross
YZ 250F
YZ 450F
WR 250F
WR 450F
Veteranos Moto
Oficiais Moto
Infantis Moto4
Iniciados Moto 4
Fun Moto 4
450 Moto4
700 Moto4
Veteranos Moto4
Oficiais Moto4 |