MotoGP-Jerez07O italiano Valentino Rossi regressou este domingo às vitórias no Mundial de MotoGP ao vencer o GP de Espanha em Jerez de la Frontera . Depois de 10 corridas sem conhecer o sabor dos triunfos, Rossi, hexacampeão na modalidade acabou por subir ao lugar mais alto do pódio com aquela que foi a nona vitória no circuito de Jerez no mesmo fim-de-semana que o português Miguel Oliveira, em Moto2, somou mais uma queda que o impediu de chegar ao final da sua corrida quando estava a assinar a melhor prestação da época.

Sobre o triunfo de Valentino Rossi, o piloto italiano, que começou por sair da pole-position, perdeu a liderança logo no início da prova para o seu companheiro de equipa, o espanhol e campeão do Mundo em título Jorge Lorenzo. Mantendo sempre um ritmo constante, Rossi acabou por recuperar a posição, voltando a comandar o pelotão a avançando mesmo para uma liderança tranquila, abrindo distância "segura" para os seus mais directos perseguidores.

No final, Valentino Rossi pôde celebrar esta vitória num grande prémio em que assinou também a volta mais rápida no traçado de Jerez. Atrás de Rossi terminou Jorge Lorenzo (Yamaha), completando o pódio outro piloto espanhol, Marc Márquez (Honda), que continua na frente do Mundial de pilotos agora com 82 pontos. Dani Pedrosa (Honda) concluiu a prova na quarta posição.

Em termos de campeonato do Mundo, Márquez é o líder, seguido de Jorge Lorenzo, piloto da Yamaha e que na próxima temporada irá correr pela Ducati, com 65 pontos, já a 17 do líder, aparecendo agora Valentino Rossi na terceira posição, agora com 58 pontos após a corrida de Jerez.

MotoGP-Jerez06MotoGP-Jerez09MotoGP-Jerez08

Oliveira caiu a seis volta do fim

Em Moto2, numa prova ganha pelo britânico Sam Lowes (Kalex), o português Miguel Oliveira voltou a abandonar depois de uma queda a seis volta do final da corrida, numa altura em que era sexto e estava a assinar a melhor prestação da temporada.

A exemplo do que se passou na categoria principal, também na prova de Moto2 o piloto que garantira a pole-position, Sam Lowes, começou por perder a posição no arranque da corrida. Porém, ainda na volta inicial, Lowes voltou à liderança e não voltou a ceder a posição, terminando na frente para aquela que foi a sua segunda vitória na temporada.

O alemão Jonas Folger e o espanhol Alex Rins, ambos em Kalex, fecharam os lugares do pódio em Jerez, numa corrida que deixou Lowes na frente do Mundial, com 72 pontos, à frente de Alex Rins (62) e Johann Zarco (56). Miguel Oliveira continua na 19ª posição do Mundial de Moto2 com cinco pontos.

MotoGP-Jerez01MotoGP-Jerez03MotoGP-Jerez04

Prova ímpar de Binder em Moto3

Na categoria de Moto3, Brad Binder, em KTM, foi o protagonista de uma corrida a todos os títulos notável, saindo da última posição na grelha para chegar à vitória, depois de recuperar 35 posições.

O triunfo do piloto sul-africano, o primeiro na sua carreira, permitiu-lhe reforçar a liderança do Mundial de Moto2, onde soma agora 77 pontos depois de quatro pódios em quatro corridas. Atrás de Binder na prova de Jerez terminaram os italianos Nicolo Bulega (KTM) e Francesco Bagnaia (Bahindra), respectivamente segundo e terceiro clasificados.

Brad Binder leva já quatro presenças no pódio em igual número de corridas, o que lhe garante os já referidos 77 pontos e a liderança do campeonato, com 15 pontos de vantage para o segundo classificado, o espanhol Jorge Navarro, da Honda.

http://www.youtube.com/watch?v=8AuT5RvQ0xU

Pin It