Hélder RodriguesA Honda anunciou o regresso ao Rali Dakar já em 2013 com uma equipa oficial na categoria de moto, que contará, entre os diversos pilotos, com o português Hélder Rodrigues.

A prova decorrerá em Janeiro de 2013, na América do Sul, num percurso de norte para sul, atravessando o Peru, o Chile e a Argentina. Recorde-se que a Honda participou no Paris-Dakar 9 vezes, entre 1981 e 1989, na categoria de moto, tendo vencido em cinco ocasiões. Passaram assim 23 anos desde a sua última participação no mítico rali.

A equipa Honda, que terá como nome Team Honda HRC, será constituída por Hélder Rodrigues, que conquistou o terceiro lugar no Rali Dakar de 2012, pelo piloto brasileiro Felipe Zanol, que traz uma grande experiência em provas de motocross e enduro, pelo piloto inglês Sam Sunderland e pelo piloto argentino Javier Pizzolito.

Honda regressa ao Dakar com Hélder RodriguesEstes pilotos irão conduzir motos de fábrica, desenvolvidas e produzidas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda. Este protótipo é baseado no modelo CRF450X, mundialmente conhecido como modelo de enduro que combina facilidade de utilização com uma superior resistência competitiva. Paralelamente foi também desenvolvido um kit de competição, versão cliente, para adaptar à versão standard da CRF450X e que será fornecido a um número limitado de equipas.

“O Dakar requer pilotos capazes de percorrer várias centenas de quilómetros por dia, durante mais de duas semanas. Para além disso, para ganhar esta prova é necessário um tipo de moto diferente das utilizadas em motocross, trial ou pista. A Honda empenhou-se arduamente na tarefa de criar um modelo poderoso e vencedor. A partir deste primeiro ano apontamos à conquista do título”, afirmou Tetsuo Suzuki, director-geral do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda.

Honda regressa ao Dakar com Hélder Rodrigues
Pin It