O piloto finlandês Markku Alen, recordista de vitórias no Rali de Portugal e cabeça de cartaz do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, afirma-se pronto e entusiasmado para participar na prova dos dias 21 e 22 de Julho. Alen esteve esta sexta-feira na apresentação do slalom à Comunicação Social, na MCoutinho, lado a lado com o Fiat 131 Abarth que irá conduzir, motivando a presença de jornalistas, fãs e convidados.

Bem disposto, Markku Alen começou por se afirmar “muito satisfeito” por mais esta presença em Portugal, num fim-de-semana em que o Verão parece ter ido para outras paragens, algo que nem causa desagrado a Markku Alen como explicou: “Espero que seja um bom fim-de-semana, não muito quente, tendo em conta as temperaturas finlandesas.”

Quanto ao regresso a Portugal, onde tem vindo com alguma regularidade — no ano passado esteve presente numa acção da Abarth no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, onde permitiu uma entrevista para o LusoMotores — , Markku Alen mostrou a sua satisfação por estar novamente em terras lusas: “Ganhei cinco vezes em Portugal e seis vezes na Finlândia, daí dizer que esta é a minha segunda casa. É um país bonito, com gente bonita, muito amigável.”

Markku Alen vai promover sessões de autógrafos e fotografias com os fãs, além de co-drives no Fiat 131 Abarth, carro usado nas edições de 1977, 1978 e 1981, nas quais se sagrou vencedor em Portugal. Em Figueira de Castelo Rodrigo, Alen não vai apenas dar espectáculo, mas também reviver algumas memórias de outros tempos, isto porque ao desafio lançado aos pilotos e navegadores que disputaram provas com o “finlandês voador” para almoçar com o campeão já responderam mais de uma dezena de pessoas, entre eles Jorge Ortigão, João Batista, Ramiro Fernandes, Miguel Vilar e Sérgio Paiva, esperando-se ainda mais respostas positivas.

Quanto a pilotos em prova, esperam-se, como habitualmente, alguns dos melhores do país, como são exemplo Jorge Almeida, António Borges, Jorge Araújo, José Cruz, Rui Loureiro, António Alexandre e muitos outros.

MarkkuAlen EscapeLivre 01

MarkkuAlen EscapeLivre 03

Na apresentação, Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo, começou por destacar o facto de serem assinalados nesta edição os 20 anos do Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, “20 anos de grandes emoções, 20 anos de muita adrenalina, de muita energia e essencialmente de muita camaradagem e espírito de colaboração”. “Obviamente que queremos continuar nesta parceria saudável. Nesta edição é gratificante ter um piloto de renome como o Markku Alen e para nós é motivo de grande satisfação e de grande orgulho, e desejamos que volte mais vezes. Figueira é uma terra bela, com património magnífico, com gente boa que sabe acolher, com gastronomia riquíssima e vinhos de óptima qualidade, e por isso acho que temos todos os ingredientes para que estes eventos sejam uma referência.”

Por seu turno, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, entidade que tem sido em todos estes anos o grande impulsionador desta iniciativa, referiu que “Figueira nunca parou de evoluir, de se destacar no panorama automóvel nacional e de há três anos a esta parte, com a introdução da prova de sprint, sábado à noite, o espectáculo tem sido ainda maior”. E quanto à presença de Markku Alen... “resulta do empenho e do esforço do município e do Clube para assinalar tão especial edição.”

Quem também deixou algumas palavras sobre este evento tão especial foi José Cunha, Director-geral da MCoutinho em Coimbra, destacando “a enorme tradição do Grupo MCoutinho no desporto automóvel, além do enorme prazer em receber uma piloto tão acarinhado e reconhecido no nosso país”. Este responsável, que tem na unidade de Coimbra a representação das marcas do Grupo Fiat, designadamente Abarth, Alfa-Romeo, Fiat e Jeep, destaca ainda que “esta é a melhor forma de activar a Abarth no mercado, viabilizando importantes organizações de eventos onde a Abarth possa acentuar o seu posicionamento.”

O acesso às bancadas do Estádio Municipal, na noite de sábado, terá este ano, e excepcionalmente, um custo simbólico de um euro mas, em contrapartida, todos os espectadores ficam automaticamente habilitados ao sorteio do capacete autografado por Alen e pelos pilotos presentes nessa noite, e ainda a um co-drive com o “finlandês voador” no Fiat 131 Abarth.

Assim, nos dias 21 e 22 de Julho estão reunidas todas as condições para que o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, na sua edição comemorativa de duas décadas, possa ser a maior edição de sempre, no final da qual a organização deverá distinguir ainda os pilotos mais assíduos ao longo das últimas duas décadas com a entrega especial de um troféu Spal.

Restará referir que o XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo conta com os apoios da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal, e os patrocínios do grupo MCoutinho, Intermarché da Guarda, First Stop, Caixa de Crédito Agrícola, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo e Douro Azul, entre outras entidades.

MarkkuAlen EscapeLivre 02

Pin It