Albuquerque acelera com cobertura do EurosportO Eurosport apresentou, esta terça-feira, no Autódromo Virtual de Lisboa, os detalhes da cobertura que fará durante as 24 Horas de Le Mans , num evento que contou com a presença do piloto português Filipe Albuquerque, um dos principais candidatos à vitória na mítica prova de resistência disputada em França.

Nos próximos dias 13 e 14 de Junho, o Eurosport vai acompanhar em directo, pelo 13º ano consecutivo, as 24 Horas de Le Mans, prometendo “a melhor cobertura de sempre”, com a transmissão de 23 horas de prova e dois programas especiais de 24 minutos sobre o mediático evento, nos canais Eurosport e Eurosport 2.

Nos dias anteriores ao arranque da corrida, de segunda a sexta-feira, haverá ainda espaço para magazines diários, de 24 minutos, onde serão mostrados os preparativos para a prova, as novidades sobre os intervenientes e as sessões de treinos livres e de qualificação, incluindo ainda comentários e análises da equipa do Eurosport e a presença de convidados especiais.

Paralelamente, será possível acompanhar as incidências das 24 Horas de Le Mans online, através do EurosportPlayer.com e da página eurosport.com, onde estarão à disposição vídeos, resumos e análises da prova.

Na cobertura da edição deste ano daquele que é considerado um dos mais importantes eventos desportivos do mundo, o Eurosport Portugal terá quatro comentadores dedicados à acção que vai decorrer em Le Mans, dois dos quais (João Carlos Costa e Ricardo Grilo) estarão mesmo no terreno, ao longo de toda a semana, de 8 a 15 de Junho. Além da cobertura televisiva e dos comentários a partir do famoso circuito francês, será promovido um acompanhamento especial no site do Eurosport Portugal (tv.eurosport.pt) e nas redes sociais (www.facebook.com/Eurosport).

Albuquerque acelera com cobertura do Eurosport

Filipe Albuquerque arranca focado na vitória

Numa prova em que a Audi e a Porsche partem como naturais favoritas e na qual a Toyota e a Nissan tentarão contrariar o favoritismo dos construtores germânicos, Filipe Albuquerque vai arrancar totalmente concentrado na vitória à geral, conforme frisou na apresentação organizada pelo Eurosport: “Vou a Le Mans para ganhar! Não há segundos objectivos”.

Apesar da estreia inglória em 2014, em que um embate de um adversário numa fase precoce da corrida impediu que Albuquerque chegasse a pilotar o Audi R18 e-tron quattro em prova, o piloto luso está confiante e aguarda com muita expectativa o início das 24 Horas de Le Mans, onde espera poder competir e, simultaneamente, divertir-se.

Formando equipa com o italiano Marco Bonanomi e com o alemão René Rast aos comandos da máquina da Audi, Filipe Albuquerque confessou sentir-se um “privilegiado” por poder disputar uma prova tão importante e por fazer parte do ambicioso projecto do construtor alemão, que, desde 2000, ganhou 13 edições da prova, estando cada vez mais perto de alcançar o recorde da rival Porsche, que soma 16 triunfos.

Albuquerque acelera com cobertura do Eurosport

Albuquerque referiu ainda que os últimos testes oficiais realizados em Le Mans correram de forma positiva, com o terceiro melhor tempo absoluto e a melhor marca entre os Audi, e sublinhou que a sua equipa registou melhorias face ao ano anterior e está muito competitiva, considerando que deverá estar no mesmo patamar do que a Porsche, enquanto a Toyota e a Nissan surgem num segundo plano.

Embora assuma o papel de candidato a tornar-se o primeiro piloto português a ganhar a emblemática prova francesa à geral, Filipe Albuquerque admitiu estar contente e orgulhoso por poder partilhar a pista com mais quatro compatriotas, sublinhando que todos têm hipóteses de vencer nas respectivas categorias: Tiago Monteiro estará em acção na categoria LMP1 com um CLM P1/01 - AER da equipa ByKolles, João Barbosa pilotará um Ligier da Krohn Racing na LMP2, enquanto Pedro Lamy, ao volante de um Aston Martin da equipa oficial, e Rui Águas, aos comandos de um Ferrari da AF Corse, participarão na GTE-Am.

Aproveitando o cenário do evento promovido pelo Eurosport, o Autódromo Virtual de Lisboa, localizado em Carnaxide, Filipe Albuquerque sentou-se ao volante de um simulador e mostrou aos representantes da comunicação social e restantes convidados presentes como se faz uma volta perfeita na pista de Le Mans, dando algumas dicas de como abordar cada curva e cada recta no famoso traçado gaulês. Ouvidas as dicas do especialista, foi a vez dos profissionais de comunicação se fazerem à pista virtual, mas as diferenças de condução e de tempos comparativamente ao piloto oficial da Audi foram naturalmente evidentes. Ainda assim, a sensação de entrar no mundo dos pilotos que disputam a mais importante prova internacional de resistência, com a devida dose de adrenalina, foi suficientemente recompensadora e fez esquecer as modestas marcas registadas.

texto e fotos: Sérgio Mendonça

Albuquerque acelera com cobertura do EurosportAlbuquerque acelera com cobertura do EurosportAlbuquerque acelera com cobertura do EurosportAlbuquerque acelera com cobertura do Eurosport

Pin It