A próxima prova do Campeonato de Portugal de Montanha, a Rampa da Penha, prevista para o próximo fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro em Guimarães, foi anulada devido à actual situação pandémica. A decisão foi tomada pelas autoridades competentes, uma decisão que apanhou de surpresa o DemoPorto e a Confraria de Nossa Senhora da Penha, os organizadores da Rampa da Penha, que receberam com alguma admiração esta decisão. Em comunicado emitido pelas autoridades competentes, foi informado que não seria autorizada a realização da prova do Campeonato de Portugal de Montanha, a Rampa da Penha, anulada devido à actual situação pandémica.

Foi assim com manifesta surpresa que o DemoPorto e a Confraria de Nossa Senhora da Penha, organizadores da Rampa da Penha, receberam a decisão. Num comunicado emitido pelas autoridades competentes, foi informado que não seria autorizada a realização da prova. Nesse documento, aliás, pode ler-se que: “Por razões de saúde pública, tendo em conta a situação epidemiológica que se verifica na Região Norte e em particular no concelho de Guimarães, em resultado da pandemia da doença COVID-19 e acatando principio da precaução em saúde, é impreterível que sejam adoptadas a título preventivo medidas mais restritivas, sendo assim o nosso parecer para a realização da “Rampa da Penha” nos próximo dias 17 e 18 de Outubro de 2020, é desfavorável (...)”

Rampa da Penha 01

Rampa da Penha 03

Por parte do DemoPorto e da Confraria de Nossa Senhora da Penha, a reacção foi de compreensão, realçando, no entanto, que estava previsto todo um plano de prevenção e contenção da doença, de acordo com as regras estabelecidas pela FPAK, juntamente com a DGS.

“No DemoPorto estamos cientes dos riscos e da necessidade de implementar medidas de segurança e procedimentos de acordo com a actual situação pandémica. Na Penha pretendíamos implementar uma serie de procedimentos de segurança que iam de encontro às medidas de contenção necessárias, de acordo com a nossa experiência de provas prévias.” Declarou Carlos Cruz, o Presidente do DemoPorto.

Recorde-se que há apenas duas semanas, o mesmo DemoPorto realizou o Rally Montelongo, pontuável para o Campeonato da Europa, prova que se pautou pelo sucesso, tendo decorrido sem quaisquer incidentes sanitários. Para a Rampa da Penha, o mesmo clube pretendia implementar um plano de contingência semelhante.

LusoMotores

Pin It