A Alfa Romeo e a Sauber Motorsport irão continuar a unir forças ao mais alto nível da competição automóvel e com um espírito de equipa reforçado, na sequência do anúncio de que a equipa suíça e a histórica marca italiana irão estender a sua parceria, num acordo plurianual com avaliações anuais intermédias. A renovação desta relação representa um novo capítulo na longa história do desporto automóvel para duas marcas, conjugando um legado no mundo da competição, que inclui êxitos na Fórmula 1, nos sport-protótipos e carros de turismo, entre outros.

A parceria estabeleceu objetivos ambiciosos com vista a uma melhoria progressiva, revista a cada ano, e que permitirá a ambas as partes desenvolver a sua visão para o futuro num ambiente estável, permitindo à Sauber Motorsport e à Alfa Romeo trabalhar no crescimento do seu sucesso, tanto dentro como fora das pistas. Desde o seu regresso à competição em 2018, saltando do final da grelha para o meio da mesma, passando pela evolução de novos e promissores talentos do volante como Charles Leclerc e Antonio Giovinazzi ou, ainda, pela chegada ao seio da equipa de um nome icónico como Kimi Räikkönen, esta parceria deu origem a uma das equipas com maior potencial.

As significativas alterações regulamentares que a Fórmula 1 irá sofrer em 2022 constituem uma oportunidade para a equipa dar um passo em frente, dada a sua estrutura simplificada e flexível, bem como o novo limite orçamental implementado em 2021. A extensão da parceria entre a Sauber Motorsport e a Alfa Romeo demonstra o desejo de ambas as partes em continuar a conquistar lugares na grelha em conjunto, com o objetivo de criar um futuro emocionante tanto para a equipa como para a Marca.

A Alfa Romeo está, neste momento, a traçar o seu futuro e a conceber o seu plano a longo prazo. Com uma distinta e inspiradora herança italiana, a marca permanecerá fiel às suas origens, mesmo na atual mudança de paradigma que a eletrificação representa. O prazer de condução e a paixão continuarão a ser os seus principais focos, mas a eletrificação dará à marca a oportunidade de redefinir uma performance sustentável.

210714 AlfaRomeo Sauber

A presença da marca no desporto automóvel e, em particular, na Fórmula 1, continuará a desempenhar um papel fundamental no seu futuro, numa interpretação assente no nobre sentimento de desportivismo italiano, que desde 1910 representa o ADN da Alfa Romeo. A Fórmula 1 é o derradeiro laboratório de mudança e, como tal, é um palco essencial para a Alfa Romeo no seu caminho rumo à eletrificação, com a sua pioneira Estratégia Híbrida, tecnologia sustentável e busca incessante pela eficiência. Além disso, é uma poderosa plataforma de marketing global.

A parceria com a Sauber Technology permite aceder a conhecimentos técnicos muito específicos — recursos que a Alfa Romeo continuará a transferir para os veículos de produção e para projetos especiais. Esta abordagem já provou que os benefícios desta parceria vão muito para além dos limites dos circuitos de corridas: o know-how e as competências adquiridas pela Sauber ao longo de mais de 50 anos, ao mais alto nível do desporto automóvel, foram já aplicados em projetos recentes, tais como o desenvolvimento dos Giulia GTA e GTAm, as mais recentes berlinas da Alfa Romeo.

Sobre este tema, Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, afirmou: "Como uma histórica marca automóvel italiana, a Alfa Romeo nasceu nos circuitos de competição. Temos hoje orgulho em continuar a honrar esse ADN desportivo, colocando-o no coração do futuro da nossa Marca. Somos movidos pela paixão e pela excelência. A Fórmula 1 representa um laboratório de vanguarda para a futura eletrificação da nossa gama, totalmente coerente com a nossa visão para os próximos anos. Além disso, o desporto automóvel traz consigo uma incomparável exposição global que desejamos alavancar para um futuro de sucesso."

Por seu turno, Frédéric Vasseur, Diretor da Equipa Alfa Romeo Racing ORLEN e CEO Sauber Motorsport AG disse: "É com um grande prazer que anunciamos a extensão desta parceria.  A Alfa Romeo tem sido uma companheira incrível nos últimos anos e estamos ainda mais entusiasmados com os capítulos que estão por escrever. Os novos regulamentos vão permitir-nos dar novo passo em frente, pelo que acredito firmemente que estamos perfeitamente posicionados para alcançar grandes progressos. Estamos ansiosos pelo nosso futuro em conjunto e por continuarmos a avançar em direção aos lugares da frente da grelha. Esta relação é, também, muito importante para a nossa empresa como um todo, muito para além da competição: o trabalho que temos feito no mundo automóvel revelou a importância da tecnologia e das competências de fabrico da Sauber Engineering, sendo que estamos confiantes de que podemos continuar a trabalhar para a Alfa Romeo em novos e ambiciosos projetos que irão moldar o futuro da indústria automóvel."

Pin It