O neerlandês Max Verstappen, da Red Bull, conseguiu este domingo mais uma vitória no Mundial de Fórmula 1, no GP de Espanha disputado no circuito da Catalunya, em Barcelona. Numa prova em que o monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, tinha tudo para conseguir o triunfo, depois de ter garantido a pole position e após apresentar por essa um carro que parecia ajustado para o traçado de Barcelona, um problema na unidade de potência do Ferrari de Leclerc obrigou este a um abandono que deixou a vitória no colo de Verstappen. O actual campeão em título saltou assim para a liderança do Mundial de Pilotos e que, por força do 1-2 conseguido pela Red Bull, com Sérgio Pérez em segundo, permitiu à Red Bull ascender também à liderança do Mundial de Construtores.

Verstappen, no entanto, não teve uma prova fácil, isto porque também o seu Red Bull foi afectado por diversos problemas, nomeadamente ao nível do sistema de DRS que funcionou durante grande parte da prova com intermitências. Aliás, chegou a haver um momento em que Sérgio Pérez terá sido impedido pela estrutura da Red Bull de ultrapassar o seu companheiro, levando Pérez a dizer no final ao seu engenheiro que teriam que falar após a corrida. O certo é que Verstappen acabou a prova catalã na frente, subindo ao lugar mais alto do pódio, ficando atrás de si Sérgio Perez e o britânico George Russell, da Mercedes, com este a conseguir um animador terceiro lugar naquele que foi o regresso aparentemente consistente da Mercedes aos lugares da frente.

GP Espanha Barcelona2022 11

GP Espanha Barcelona2022 12

GP Espanha Barcelona2022 06

Quem não conseguiu a melhor posição final, e ainda assim teve uma prestação notável ao ponto de ser nomeado como o piloto do dia, foi o heptacampeão Lewis Hamilton, ele que sofreu um toque de Kevin Magnussen (Haas), provocando-lhe um furo num pneu disanteiro do Mercedes e obrigando Hamilton a uma queda para o final do pelotão. Apesar disso, Hamilton avançou para uma corrida num ritmo imparável e chegou mesmo a rodar atrás de Russell, acabando por ter que levantar o pé nas últimas voltas para conseguir que a unidade de potência aguentasse até ao final. Hamilton terminou na quinta posição, mas terá ficado com a certeza de que nas próximas provas terá finalmente um carro à imagem do que a Mercedes tem conseguido nas últimas épocas.

Certo é que ao cair para a quinta posição, Lewis Hamilton foi ultrapassado por Carlos Sainz (Ferrari) que permitiu um quarto posto para a escuderia transalpina, um fraco prémio de consolação para uma equipa que partiu para este GP de Espanha com a ambição de uma vitória clara.

Nota para o sexto lugar de Valtteri Bottas (Alfa Romeo), sem dúvida o melhor elemento do segundo pelotão, à frente de Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris (McLaren), Fernando Alonso (Alpine) e Yuki Tsunoda, o piloto japonês da Aphatauri que fechou o Top-10 deste GP de Espanha.

GP Espanha Barcelona2022 04

GP Espanha Barcelona2022 02

GP Espanha Barcelona2022 01

No que diz respeito à classificação final deste GP disputado em Barcelona, ela ficou estabelecida o seguinte modo...

Pos. Piloto Equipa Tempo Pts.
1 Max Verstappen RED BULL RACING RBPT 1:37:20.475 25
2 Sergio Perez RED BULL RACING RBPT +13.072s 19
3 George Russell MERCEDES +32.927s 15
4 Carlos Sainz FERRARI +45.208s 12
5 Lewis Hamilton MERCEDES +54.534s 10
6 Valtteri Bottas ALFA ROMEO FERRARI +59.976s 8
7 Esteban Ocon ALPINE RENAULT +75.397s 6
8 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +83.235s 4
9 Fernando Alonso ALPINE RENAULT +1 volta 2
10 Yuki Tsunoda ALPHATAURI RBPT +1 volta 1
11 Sebastian Vettel ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +1 volta 0
12 Daniel Ricciardo MCLAREN MERCEDES +1 volta 0
13 Pierre Gasly ALPHATAURI RBPT +1 volta 0
14 Mick Schumacher HAAS FERRARI +1 volta 0
15 Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +1 volta 0
16 Nicholas Latifi WILLIAMS MERCEDES +2 voltas 0
17 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +2 voltas 0
18 Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES +2 voltas 0
-- Zhou Guanyu ALFA ROMEO FERRARI Abandonou 0
-- Charles Leclerc FERRARI Abandonou 0

 

GP Espanha Barcelona2022 03

GP Espanha Barcelona2022 07

Pin It