A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fez recair a sua escolha sobre a empresa italiana Pirelli para ser esta a entidade fornecedora exclusiva de pneus para o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) para as épocas entre 2021 e 2024. De acordo com esta escolha, os pneus da Pirelli irão equipar todos os veículos que disputam a modalidade nos diferentes escalões, desde o WRC, no qual se decide o título geral da categoria, até à especificação R5 da classe WRC2.

"O regresso da Pirelli ao nível mais alto do Mundial de Ralis é algo que estávamos a equacionar já há algum tempo e surge num momento particularmente apropriado pois acontece no ano em que Ott Tänak, piloto que desenvolveu a sua actividade a partir do programa Pirelli Star Driver, foi coroado campeão mundial. Agora, poder fornecer o Mundial WRC tal como já acontece com a Fórmula 1 irá permitir à Pirelli melhorar ainda mais os nossos produtos, colocando-os perante algumas das exigências mais variadas e extremas no automobilismo”, afirmou Mario Isola, responsável mundial da área de motorsport da Pirelli.

"A tecnologia e a paixão são dois elementos-chave que a Pirelli traz para o desporto e estes factores permitiram agora garantir o fornecimento único de pneus para o Campeonato Mundial de Ralis. Temos apoiado jovens pilotos na categoria Júnior desde há muitos anos e, agora, estamos a voltar para a categoria principal", afirmou por seu turno Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente da Pirelli.

A empresa italiana irá continuar a fornecer as competições do WRC Júnior bem como do Campeonato Europeu de Ralis na Júnior ERC3. Ligada aos ralis desde 1973, a Pirelli foi fornecedora exclusiva do Mundial da modalidade entre 2008 e 2010. sendo ainda a Pirelli fornecedora de pneus para os pilotos da WRC2 desde 2018.

GoodYear para o Mundial de Turismo (WTCR)

Ainda a propósito de mudanças nos fornecedores de pneus, a FIA aprovou a entrada da Goodyear como fornecedor de pneus para a Taça do Mundo de Turismo (FIA WTCR) já a partir da próxima temporada. Tal como já fez no Mundial de Resistência (WEC), a Goodyear deverá tirar o melhor partido da sinergia com a Dunlop, marca que integra o grupo.

Assim, os pneus usados no Campeonato Britânico de Turismo (BTCC) serviram de base para o desenvolvimento dos Eagle F1 Super Sport que substituem os Yokohama Advan. Já os pneus japoneses deixam a principal competição para carros de turismo depois de 14 temporadas.

Pin It