RallyPortugal2016A edição de 2016 do Rali de Portugal volta a ser centrada no Norte de Portugal, este ano com a cidade do Porto a ser o centro nevrálgico da prova portuguesa no calendário do Mundial de Ralis - WRC. Assim, o centro do Porto, em concreto a Avenida dos Aliados, irá receber duas passagens de uma classificativa espetáculo, o Porto Street Stage, um circuito de 1.850 metros na baixa portuense.

Esta passagem do Rali de Portugal pelo centro do Porto será apenas uma de três inovações nesta prova que irá decorrer de 19 a 22 de Maio. A classificativa espectáculo - Porto Street Stage - acontecerá ao fim da tarde do dia 20, com duas passagens por um percurso centrado na Avenida dos Aliados e em vários arruamentos adjacentes, com os espetadores a poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.

Para o último dia, duas alterações significativas: as classificativas de Fafe e Vieira do Minho mantêm-se, mas esta última passa a contar com duas passagens, tendo para tal o troço sido encurtado em cerca de 10 quilómetros, vindo a terminar à entrada da povoação de Angra. No final, a entrega de prémios aos vencedores do Rali de Portugal deverá decorrer na marginal de Matosinhos, com o mar como cenário de fundo.

A edição de 2016 do Rali de Portugal irá assim ter início na quinta-feira junto ao castelo de Guimarães, avançando para um percurso com a extensão total de 1.684 quilómetros, dos quais 368 cronometrados, distribuídos por 19 classificativas. De Guimarães, os concorrentes seguem para a pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h00, decorre a única "Super Especial", com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas.

Na sexta-feira, o Rali de Portugal avança para o Alto Minho, com três classificativas a percorrer, nomeadamente em Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, já conhecidas de edições anteriores, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde. Depois, antes do encerramento deste dia, a partir das 19h00, haverá então tempo e espaço para um dos momentos altos desta edição do melhor rali do Mundo, o Porto Street Stage, que integra as provas de classificação oito e nove.

Ultrapassada a passagem pela Invicta, a carvana do WRC segue no sábado para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes - Baião, Marão e Amarante - também aqui em repetição face ao que já aconteceu na última edição deste rali, com o troço de Amarante a surgir como o mais longo de toda a prova, com 37,67 quilómetros. Referência para a existência de quatro áreas que deverão receber o público adepto dos ralis, as já conhecidas "Fun Zones" que estarão junto aos troços de Caminha, Baião, Amarante e Vieira do Minho, podendo o público aceder a cada uma daquelas zonas-espectáculos a partir da noite anterior à prova.

Será importante dar conta que o público apenas poderá acompanhar o Rali de Portugal a partir de zonas limitadas, cujo o acesso às mesmas poderá ser feito de acordo com critérios de acessibilidade, visibilidade, espectacularidade e segurança, e tudo isto em locais previamente preparados para a presença do público.

Pin It