A segunda corrida da ronda lusa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), em Vila Real, ficou, este domingo, marcada pelo abandono precoce do português Tiago Monteiro (Honda) , tendo o triunfo pertencido ao chinês Ma Qing Hua (Citroen), numa prova acidentada que até acabou por ser encurtada.
Depois de ter sido quinto classificado na primeira corrida, conforme o LusoMotores noticiou, Tiago Monteiro ambicionava fazer melhor na segunda perante o público luso, pelo que tentou surpreender logo no arranque com uma ambiciosa manobra de ultrapassagem entre os Lada de Nicky Catsburg e Jaap van Lagend, que resultou na colisão com ambos e num embate forte no muro de protecção. O acidente acabou por resultar em danos graves no Civic do piloto luso, que não sofreu nenhuma lesão, e no abandono imediato de Monteiro, Lagend e ainda de Stefano D’Aste, que acabou por também ver o seu carro danificado na sequência deste incidente, além da consequente entrada do “safety car” em pista.
A acidentada corrida ficou ainda marcada pelo abandono de Sébastien Loeb (Citroen), após embater com violência numa barreira de pneus na sequência de um incidente que envolveu também Norbert Michelisz (Honda) e Nicky Catsburg (Lada), acabando este último por se despistar sozinho, pouco depois, e espalhar detritos do seu carro numa grande zona da pista, após dois embates nos rails, situação que acabou por levar à interrupção e ao final precoce da corrida.
O triunfo acabou assim por ser entregue a Ma Qing Hua, tendo o pódio ficado completo com Yvan Muller (Citroen) e Gabriele Tarquini (Honda), companheiro de equipa de Tiago Monteiro.
Após vencer a primeira corrida do fim-de-semana, o campeão mundial e actual líder do campeonato, o argentino José María López (Citroen), foi apenas quinto posicionado, atrás de Michelisz, mas manteve o comando do WTCC.
Classificação da segunda corrida do WTCC em Vila Real |
1º Ma Qing Hua (Citroën) 11 voltas 2º Yvan Muller (Citroën) a 5.573 3º Gabriele Tarquini (Honda) a 10.812 4º Norbert Michelisz (Honda) a 11.982 5º José María López (Citroën) a 12.423 6º Nicky Catsburg (Lada) a 15.177 7º Hugo Valente (Chevrolet) a 15.639 8º Nestor Girolami (Honda) a 16.060 9º Rob Huff (Lada) a 16.669 10º Mehdi Bennani (Citroën) a 17.174 |