Tiago Monteiro sexto na qualificação lusa do WTCCO piloto português Tiago Monteiro (Honda) alcançou, este domingo, o sexto melhor tempo na qualificação da ronda lusa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) , no Circuito de Vila Real, tendo a “pole position” sido conquistada pelo actual campeão mundial, o argentino José María López (Citroen).

Com uma volta cumprida em 1 minuto e 58,515 segundos, a melhor dos carros do WTCC neste traçado até ao momento, José María López garantiu a quarta “pole” na presente época e o, consequente, primeiro lugar na grelha de partida para a primeira corrida do fim-de-semana, na qual Tiago Monteiro partirá do sexto posto, depois de não ter conseguido chegar à derradeira fase da qualificação (Q3), disputada apenas pelos cinco mais rápidos em pista.

Adicionalmente, López amealhou ainda cinco pontos para as contas do campeonato, somando agora 287, e aumentou a diferença em relação ao segundo classificado, o colega de equipa francês Yvan Muller, que segue com 243.

Na última fase de qualificação, o segundo mais veloz foi o francês Sébastien Loeb (Citroen), com o tempo de 1.59,090 minutos, seguido pelo compatriota Hugo Valente (Chevrolet), que assinou o terceiro registo, 1.59,333 minutos.

Quanto à prestação do representante lusitano, Tiago Monteiro completou a melhor volta em 2.00,349 minutos, tempo que o deixa numa posição que não beneficia uma possível luta pela vitória nas duas corridas de domingo, uma vez que na segunda prova, fruto da inversão dos lugares da grelha dos 10 primeiros, irá sair da quinta posição.

José María López

“Estava contente com o carro, pois a confiança veio melhorando ao longo das sessões de treinos. Aí estive a um bom nível, mas na qualificação houve alguma hesitação e as coisas não correram como o esperado. Hoje a táctica, infelizmente, não resultou e não era de todo o resultado que pretendíamos. Ultrapassar aqui é difícil, mas vamos tentar tudo por tudo para pelo menos conseguir ir ao pódio”, comentou Tiago Monteiro.

Na segunda corrida do fim-de-semana, o chinês Ma Qing Hua (Citroen) vai largar da primeira posição, graças ao 10º tempo alcançado na qualificação, enquanto Yvan Muller, que foi nono posicionado, vai sair de segundo. O holandês Jaap Van Lagen (Lada) vai arrancar do terceiro posto.

A primeira corrida da ronda portuguesa do WTCC está marcada para as 11:45, enquanto a segunda terá início pelas 17:15.

Pin It