Tudo a postos para receber WTCC em Vila RealEstá tudo a postos para a ronda portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Vila Real, depois dos últimos meses terem sido de intenso trabalho para todos os envolvidos na organização daquele que será um dos melhores eventos automobilísticos a decorrer em Portugal este ano. O 45º Circuito Internacional de Vila Real vai receber pela primeira vez uma prova de um campeonato do mundo, neste caso o WTCC, que conta com a participação de um dos melhores pilotos portugueses da actualidade, Tiago Monteiro (Honda).

Entre os dias 10 e 12 de Julho, todas as atenções estarão viradas para aquela cidade transmontana, que, para além dos pilotos do WTCC, vai colocar em pista mais de 120 pilotos portugueses a correr em campeonatos nacionais como o Nacional de Velocidade, Nacional de Clássicos, Troféu Quinhentos, Challenge Desafio Único e Legends Cup.

Em Vila Real, as corridas começaram em 1931, mas só este ano terá a honra de receber uma prova de um campeonato mundial. O traçado citadino em pleno coração da cidade será composto por 4775 metros de extensão num misto de rectas longas, curvas rápidas, subidas e descidas.

Tiago Monteiro, o único representante luso no WTCC, nunca correu naquele traçado transmontano, pese embora tenha sido aí que assistiu às suas primeiras corridas de automóveis. No entanto, a ambição do piloto luso é de, pelo menos, chegar ao pódio este fim-de-semana e assim presentear o público lusitano, que certamente vai estar a apoiar o seu desempenho.

Tudo a postos para receber WTCC em Vila Real

Monteiro já teve o privilégio de correr em Portugal várias vezes e foi bem-sucedido em quase todas elas, pelo que em Vila Real espera a mesma sorte. No entanto, não pode esquecer os seus mais directos adversários, sobretudo os pilotos da Citroen, líderes do campeonato, e os seus companheiros de equipa na Honda.

O argentino José María López é o actual líder do campeonato, com 39 pontos de vantagem em relação ao colega francês Yvan Muller. O também francês Sébastian Loeb é terceiro classificado, seguido de Tiago Monteiro, que é o melhor piloto não Citroen e, consequentemente, também o melhor Honda.

O fim-de-semana de competição vai ter cobertura televisiva alargada na TVI e na TVI24, assim, como habitualmente, no Eurosport.

Pin It