CitroenCElyseeWTCC01Um mês após a confirmação oficial da presença no Campeonato do Mundo de Viaturas de Turismo a partir de 2014, a Citroën revela o modelo a usar nos circuitos por Sebastien Loëb . Trata-se do Citroën C-Elysée WTCC que será o primeiro veículo concebido à luz da nova regulamentação em preparação pela FIA para esta disciplina para o próximo ano.

A 26 de Setembro, na abertura do Salão Automóvel de Paris, Frédéric Banzet, Yves Matton e Sebastien Loëb anunciaram a possibilidade do envolvimento da Citroën no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo. Poucos minutos antes, o C-Elysée tinha sido revelado pela primeira vez à imprensa internacional. Agora, dez meses depois, esses dois eventos estão novamente unidos, com a revelação das primeiras imagens do Citroën C-Elysee WTCC.

Com o melhor know-how da marca em termos de estilo e qualidade, o Citroen C-Elysee é um sedan do segmento C, destinado principalmente aos mercados internacionais emergentes, como a América Latina, o baixo Mediterrâneo, China e Rússia. Popular, o Citroen C-Elysee já superou em mais de 30% a sua meta de vendas inicial com cerca de 30.000 pedidos registados.

CitroenCElyseeWTCC02"A escolha do C-Elysée como o modelo para construir o nosso programa WTCC ilustra a vontade da marca em realmente usar a competição como um apoio activo para o desenvolvimento de negócios", disse Frederic Banzet, Director Geral da Citroën. "Com provas na América Latina, Marrocos, China e Rússia, o calendário do WTCC é verdadeiramente global e será uma mais valia para dar-mos a conhcer o C-Elysee junto de um publico de entusiastas do desporto motorizado".

"De um ponto de vista estritamente técnico, a escolha de um tri-corpo foi ideal em termos aerodinâmicos. Portanto, a escolha de C-Elysée ajusta-se pefeitamente", acrescentou Xavier Mestelan-Pinon, Director Técnico da Citroën Racing. "Além disso, fomos capazes de montar os vários componentes com bastante facilidade. Na medida em que este é o nosso primeiro carro de circuitos, devemos constantemente questionar a relevância de nossa escolha, mas é o que torna o desafio particularmente emocionante".

Com uma pequena altura ao solo e com rodas de 18 polegadas, o C-Elysée WTCC apresenta-se, numa palavra, impressionnante. Com uma linha aerodinâmica em lamina, a grelha destaca o "double chevron". As asas dianteira e traseira contribuem para a linha decididamente desportiva do carro. O spoiler traseiro completa de forma impressionante a ligação à pista.

Sob o capôt, o Citroen C-Elysee WTCC utiliza o mesmo bloco 1.6 turbo de injecção directa do DS3 WRC. Com uma alimentação mais generosa, a potencia subiu para cerca de 380 cv. A transmissão é feita apenas sobre às rodas dianteiras através de uma caixa de velocidades sequencial de seis relações.

Depois de ter realizado os primeiros quilómetros há alguns dias atrás, o Citroen C-Elysee WTCC começa em breve o seu programa de desenvolvimento. Fará sua estreia em publico no Salão de Frankfurt ( de 12 a 22 Setembro).

Como informação complementar, deixamos o convite para que possam conhecer a ficha técnica deste Citroën C-Elysée WTCC

CHÁSSIS

Estrutura

Coque refroçada com arco de segurança multiponto

Carroçaria

Materiais compósitos

MOTOR

Tipo

Citroën Racing - 1.6 turbo de injecção directa

Diâmetro e Curso

82x75,5 mm

Cilindrada

1598 cm3

Potência Máxima

380 ch à 6000 tr/mn

Binário Máximo

400 N.m à 4500 tr/mn

Potêrncia por litro

237,8 ch/L

Distribuição

Dupla árvore de cames à cabeça  - 4 válvulas por cilindro

Alimentação

Injecção directa comandada por centralina Magneti Marelli

EMBRAIAGEM

Tipo

Bi-disco em carbono

TRANSMISSÃO

Tipo

Dianteira

Caixa de Velocidades

Sadev  de seis relações – Comando mecânico

Diferencial

Mecânico autobloquante

TRAVÕES

Dianteiros

Discos ventilados de 380 mm, bomba de 4 pistons

Traseiros

Discos ventilados de 300 mm, bomba de 2 pistons

Repartição

Regulável do habitaculo

SUSPENSÃO

Tipo

McPherson à frente e atrás

Amortecedores

Reguláveis

DIRECÇÃO

Tipo

Assistida hidraulicamente

VIAS

Dimensões

Jantes 10x18’’ - Pneus Yokohama Ø 660 x 275

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADE

Comprimento / Largura

4577 mm / 1950 mm

Distância entre-eixos

2700 mm

Vias

1750 mm (Atrás e à frente)

Depósito

50 litres

Peso

1100 kg (com piloto), mínimo regulamentar

Pin It