Um novo lugar à geral garantido por Bruno Rodrigues e Ricardo Claro na Baja TT Idanha-a-Nova permitiu a esta dupla a vitória no Desafio Total Mazda e, em simultâneo, o resgatar da liderança naquela competição em que a luta pelo título está ao rubro até à derradeira prova. A instalibilidade das condições climatéricas e a extrema dureza dos pisos foram os pontos fundamentais da edição de 2018 da prova de Idanha-a-Nova, quinta prova do Nacional de TT e também do Desafio Total Mazda 2018 e que se disputou este fim-de-semana tendo como base a vila raiana, dando a conhecer nova reviravolta na classificação da competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total.

Bruno Rodrigues e Ricardo Claro assumiram a liderança após a primeira etapa, acabando por vencer de forma confortável os dois sectores de hoje, beneficiando ainda dos problemas que assolaram os restantes rivais, numa baja extremamente exigente e onde o piloto de Portalegre foi quem melhor conseguiu gerir o esforço. A dupla conseguiu ainda o nono lugar à geral e no final Bruno Rodrigues esclarecia que “foi muito duro!”

“De manhã o tempo até ajudou, fruto da chuva que foi caindo e também pelo facto de haver menos pó. Nas zonas rápidas tivemos que gerir o esforço dos travões, mas correu-nos muito bem. À tarde apanhámos de tudo, desde calor, a chuva e granizo e cheguei ao final do sector muito cansado. Ainda assim estamos satisfeitos e ainda mais por estarmos na liderança do Desafio. Fica tudo por decidir em Portalegre, que é uma prova espectacular. Está tudo em aberto e eu volto a estar na luta!”

BrunoRodrigues DesafioMazda02

Da noite de sexta-feira vieram duas penalizações que condicionaram toda a prova e ditaram, desde logo uma mudança de líder do Desafio. Pedro Dias Silva e José Janela foram os mais rápidos quer no Prólogo quer no primeiro sector, mas uma penalização de 1h20m por excesso de velocidade em zona controlada atiraram a dupla liderada pelo piloto nabantino para o fundo da classificação. Por seu turno, Jorge Cardoso perderia também um lugar face ao assegurado no final do dia de sexta-feira, mas por ter excedido o tempo máximo no parque de assistência.

Referência final para a dupla Jorge Cardoso e Joaquim Norte, que abandonaram já nos últimos quilómetros do derradeiro sector, com um problema de transmissão, também Filipe Videira e Pedro Santos, após uma saída de pista, e ainda Floriano Roxo e Pedro Carrapiço bem como Pedro Dias da Silva e José Janela, que não arrancaram para o último troço. Com estes resultados, uma vez mais, o Desafio Total Mazda só conhecerá o “campeão” na derradeira prova, que este ano será a Baja 500 Portalegre, prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal e que tem lugar entre 25 e 27 de Outubro próximo.

Assim, e no que diz respeito à classificação do Desafio Total Mazda agora que estão disputadas cinco provas, encontra-se estabelecida do seguinte modo...

1º Bruno Rodrigues, 76 pts.
2º Pedro Dias da Silva, 73
3º Jorge Cardoso, 55
4º Bruno Oliveira, 26
4º Francisco Gil, 26 
6º Filipe Videira, 15
7º Floriano Roxo, 10

Pin It