Dakar Desert Challenge prestes a arrancar“Atreve-te!” é o mote para a participação no Dakar Desert Challenge, uma grande expedição transcontinental e trans-sahariana que vai ter lugar entre os dias 26 de Dezembro de 2012 e 8 de Janeiro de 2013 , transpondo cinco países (Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal), através de centenas de quilómetros das mais desafiantes pistas de todo-o-terreno do continente africano, terminando na mítica Dakar, “Meca” dos aventureiros “off-road”.
 
Dakar Desert Challenge prestes a arrancarComo único evento do género de organização ibérica em 2012, a responsabilidade é grande e o desafio e a aventura que espera “os destemidos” também. O Dakar Desert Challenge é hoje uma realidade que ultrapassou claramente os objectivos estabelecidos pela organização no que respeita à aceitação por parte dos “viajantes”: são já 14 equipas em moto e 21 equipas em 4x4/4x2 inscritas, transformando o Dakar Desert Challenge na principal expedição ibérica do género, não pelo circo mediático envolvido, mas, mais importante, pela adesão de participantes.
 
Para a organização e para os participantes, o Dakar Desert Challenge tem diversos significados: É uma aventura humana única, onde a pressa e a competição não encontram aliados, sendo o desafio chegar a Dakar, explorando ao longo dos dias novos limites pessoais, desde Coruche a Dakar, passando por Marrakech.
 
Dakar Desert Challenge prestes a arrancarÉ ainda o companheirismo e espírito de entreajuda. Os grandes espaços inspiram os aventureiros e participar nesta aventura significa, em certa medida, a oportunidade de cada participante escalar o seu Evereste. Chegar é um desafio e a entreajuda entre os participantes representa o espírito desta expedição.
 
Este evento é também dar, receber e respeitar. As rotas fora de estrada pelo norte de África são uma lenda, neste desafio os participantes sentir-se-ão atraídos pelo desconhecido e “serão convidados” a imiscuir-se e partilhar experiências com os habitantes locais. O Sahara e os povos que o habitam prometem fascinar e surpreender.
 
O Dakar Desert Challenge assume-se também como um conjunto de momentos de bom humor. Enfrentar uma aventura como esta exige definitivamente uma boa capacidade de superar grandes dificuldades com boas doses de humor, sendo a tolerância, a paciência, a capacidade para ajudar e a humildade para aceitar ajuda essenciais.
Pin It