Franceses dominam em FronteiraA formação francesa liderada por Laurent Poletti esteve em destaque nos treinos cronometrados ao realizar o melhor tempo e garantir o primeiro lugar na grelha de partida, tal como em 2011 .

Para além de ter assegurado a “pole position”, a equipa conseguiu ainda baixar dos dez minutos, algo que nunca ninguém tinha feito em 14 edições das 24 Horas de TT Vodafone – Vila de Fronteira.

Apesar dos problemas na ligação do depósito de gasolina do Proto AC, que impediram a equipa de rodar no período em que a pista estava mais rápida, a formação liderada por Mário Andrade ainda foi a tempo de realizar o segundo melhor registo, a 12 segundos do primeiro. Mais uma vez, o piloto luso radicado em França, vai fazer equipa com o seu filho, Alexandre, e com Carlos Sousa e Francisco Pita. Esta é a mesma estrutura que venceu em Fronteira no ano passado.

Na terceira posição vai partir o JMS Evo2, desenvolvido por Jean-Marc Schmit, que triunfou nas 24 Horas de TT de Paris. O carro está mais evoluído face ao modelo que venceu na maratona alentejana em 2010 e o técnico gaulês acredita que os seus pilotos têm condições para lutar pelo triunfo.

No final dos treinos cronometrados, Laurent Poletti estava muito satisfeito e confessou que o objectivo é repetir o triunfo de 2005: “A pista está muito boa, mas até está mais lenta nas passagens de água porque o nível está alto. Estamos muito contentes com o tempo realizado, porque comprova que as evoluções realizadas resultaram. Temos uma cartografia nova, com a mesma potência, 360 cavalos, face ao ano passado, mas com mais binário. Neste momento ronda os 430Nm. Também mudámos o chassis à frente para melhorar a suspensão”.

Entre os concorrentes do Desafio Mazda, o líder da competição, João Rato, é o melhor classificado para a partida, com a 16ª posição da geral, enquanto a equipa de Rómulo Branco é a melhor entre os T2, com a Isuzu D-Max.

Por outro lado, o Schmitamper 207 de Jean-Claude Fabre, que tinha sido o mais rápido na sessão de treinos, acabou por partir o motor e já nem vai partir para a prova.

Neste sábado, o programa competitivo começa às 9:00, com uma corrida de duas horas reservada a buggies, enquanto a partida para as 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira está marcada para as 13:00.

Pin It