Portugueses rumam ao Sahara AventuraO Sahara Aventura é uma das mais antigas provas amadoras de navegação 4x4, disputada em solo marroquino e a edição de 2012 está pronta para arrancar.

Ano após ano, a organização tem vindo a presentear os participantes com um desafio extremo que põe à prova não apenas os dotes de navegação mas também a capacidade de resistência de homens e máquinas.

A edição de 2012 decorre entre os dias 3 e 7 de Dezembro. Serão cinco dias de intenso despique, disputados no sul de Marrocos. Pela primeira vez na história desta competição, os participantes vão rumar por novas paragens: o Sahara Aventura deixa as dunas do Erg Chebbi e estende-se quase até à fronteira da Mauritânia, conduzindo os participantes ao longo da costa, por zonas onde o asfalto tarda em chegar, um novo desafio para todos os participantes que marca uma nova era, nas palavras dos organizadores.

“O objectivo foi criar etapas complicadas para a navegação, com paisagens espectaculares e percursos impressionantes e que, ao perfazerem cinco, fossem representativas das diversas paisagens que Marrocos pode proporcionar: planícies, dunas, chotts, rios, desfiladeiros, palmeirais e montanhas”, afirmou Albert Pascual, organizador.

Esta edição irá contar com 10 equipas lusas, repartidas entre a classe single e classe duplas. Entre as formações portuguesas contam-se com alguns repetentes,a confirmar a boa imagem que a prova possui junto das equipas participantes, e ainda alguns estreantes. Entre estas, a formação Proseries Desert Team, vencedora absoluta da edição de 2011, surge desfalcada, já que apenas vai alinhar na classe single, mantendo no entanto a vontade de atingir um bom resultado. Ainda nesta classe, também alinha a Onzze, que pretende bater-se pelos lugares do pódio.

A classe Dupla deverá ser a mais disputada e igualmente a mais participada. Entre os presentes, estará a Terceira Açores 4x4, que, depois de um terceiro lugar (2010) e um segundo posto (2011), já só pensa na ascensão ao primeiro posto. Com ambição num bom resultado estará igualmente a Duomaquete/Paredecar, que, depois do terceiro lugar alcançado em 2011, regressa para tentar subir uns degraus.

A luta pelos lugares do pódio nesta classe promete ser um dos motivos de interesse. A Móveis Nelo/EriceiraTT já saboreou o sabor da vitória e quererá certamente vingar a má sorte verificada em 2011, quando obteve o mau resultado devido a inúmeros problemas mecânicos. Como baterias apontadas estará igualmente a Viana TT, quarteto que também já pisou o pódio em edições anteriores, mas que em 2011 se ficou pela quarta posição.

Entre os estreantes, destaque para a Maxidriver, que, depois de vencer a edição de 2012 do Grândola Aventura,prova disputada em Portugal que serve de “qualificação” para a ronda marroquina, quer mostrar serviço.

Outro quarteto a ter em conta dá pelo nome de Revista 4x4 Vintage Team e aposta na experiência para cumprir mais uma edição repleta de espirito de aventura. Pela equipa Pocas estará o experiente Francisco Esperto, que espera melhorar o resultado alcançado em 2011, na estreia.

Pin It