Fernando Sousa Jr.Os pilotos portugueses Fernando Sousa Jr. e Fernando Sousa terminaram, esta quarta-feira, a oitava etapa do Africa Eco Race nos terceiro e quarto lugares da respectiva categoria de motos . Cada vez mais habituados às areias africanas, os dois motards do IS3 Racing Team subiram assim às 10.ª e 11.ª posições da classificação geral.

A etapa desta quarta-feira levou toda a caravana de Amodjar até Chinguetti. Nesta tirada, que ligou aquela cidade a Amati com regresso a Amodjar, os pilotos contaram com um total de aproximadamente 500 quilómetros, dos quais 377 de especial cronometrada. O dia contou com um misto de pisos, um início bastante rápido em terra, seguido de zonas bastante empedradas, passagem pelo magnífico Passo de Tifoujar e a descida em direcção a El Gleida.

“Foi uma etapa verdadeiramente espectacular. Cenários deslumbrantes, muitas dunas para transpor e navegação onde cada vez me sinto melhor. Foi duro, sentimos algumas dificuldades com a areia muito fina, mas no geral foi bastante positiva. O meu pai já está no top 10 e ainda faltam algumas etapas… Penso que conseguiremos subir mais na classificação”, comentou Fernando Sousa Jr..

Por seu turno, Fernando Sousa afirmou: “Apesar das dificuldades para as quais já nos haviam alertado, de uma forma geral fomos progredindo a bom ritmo. Já são muitos quilómetros no corpo, mas, neste momento, o pensamento já está em Dacar. Sofremos uma pequena penalização de três minutos, no entanto a boa prestação nesta oitava etapa manteve-nos nos lugares cimeiros”.

Nesta quinta-feira, a nona etapa, com um total de 493 quilómetros entre Amodjar e Akjoujt, será a mesma da edição de ano passado mas no sentido contrário. Com as dunas a começarem logo nos primeiros quilómetros da tirada, após alguma navegação por deslumbrantes cenários de areia, a fase final será de pista dura e bastante rápida. O dia terminará no bivouac em Akjoujt, onde toda a caravana permanecerá durante três dias, uma vez que as derradeiras etapas na Mauritânia serão em redor da capital de Inchiri.

Fernando Sousa

Pin It