Está a chegar ao mercado a quarta geração do Ford Focus, modelo no qual a marca garante ser na elegância, sempre subjectiva dizemos nós, que garante o destaque, sendo afinal no espaço e na tecnologia que este Ford focus consegue inovar para se manter como o best-seller do segmento C da marca da Oval. Com novas versões, nomeadamente o Focus Vignale mas também o Focus Active, de inspiração SUV, o novo Focus, que o LusoMotores foi conhecer a convite da Ford Lusitana em terras espanholas de Alicante, apresentou-se como o mais espaçoso de sempre, dotado de um pacote tecnológico que tem tudo para convencer o mercado.

Lançado em 1998, o Ford Focus conheceu as gerações seguintes em 2004 e 2011, chegando agora a quarta geração de um modelo que marcou inegável êxito para a Ford. Desenvolvido sobre uma plataforma completamente nova para o construtor, o novo Ford Focus surge maior do que o modelo que deixa agora o mercado, com mais 53mm na distância entre eixos, mais 18 mm no comprimento, mais 66 mm na largura interior traseira, também mais 78 mm no espaço para as pernas atrás, e ainda com uma capacidade de bagageira na versão SW de 1653 litros, resultando assim num aumento de 138 litros face ao permitido pelo Ford Focus até agora no mercado.

Do primeiro contacto dinâmico com o novo Focus ficou a convicção de que as novas tecnologias utilizadas pelo construtor resultaram claramente em maior conforto, segurança e eficácia na condução, mas também numa afinar do design agora mais “limpo”, sempre apostando em componentes claramente identificadoras da marca, como a secção dianteira já por demais conhecida de outros modelos, nomeadamente do Ford Fiesta.

FordFocus2018 02

FordFocus2018 11

FordFocus2018 09

FordFocus2018 04

As novas tecnologias de assistência ao condutor (o novo Ford focus inclui condução semi-autónoma de nível 2) aliviam a condução em pára-arranca, ajudam a ver melhor no escuro, permitem estacionar apenas pressionando um botão e contribuem para evitar acidentes, tudo junto neste modelo do segmento médio agora mais confortável do que nunca, com novos modos de condução e sofisticadas tecnologias de suspensão. A juntar a tudo isso, as opções de conectividade e entretenimento que incluem modem de bordo FordPass Connect, carregamento sem fios (wireless), Sync3 activado por voz com ecrã táctil, e sistema de som B&O Play.

Estamos assim perante novos modelos Focus de cinco portas e Focus SW em versões ainda mais diferenciadas, cada uma com a sua própria personalidade, incluindo o elegante Focus Titanium, o desportivo Focus ST-Line e o topo de gama Focus Vignale. A versão crossover Focus Active apresenta um estilo exterior inspirado no ar mais robusto dos SUV, com maior distância ao solo, barras de tejadilho e protecções adicionais. Introduz ainda o novo Focus uma extensa gama de tecnologias de assistência à condução, permitindo aquilo que Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa, classifica como “a máxima expressão em termos de tecnologia e prazer de condução.”

Silhueta desportiva

Criado como um carro totalmente novo a partir de uma folha em branco, a Ford garantiu para o novo Focus uma silhueta desportiva apontada pelo construtor como “a mais aerodinâmica da sua classe”. Com um visual vincadamente atlético e dinâmico, onde sobressaem o capô longo e as secções traseiras musculadas, cada versão é diferenciada por elementos únicos, incluindo detalhes exteriores em alumínio no Vignale exterior, spoiler de maiores dimensões e entradas de frontais no ST-Line, e protecções inferiores à frente e atrás em cor de contraste (prateado) no Active.

O interior é caracterizado por linhas simples e bem definidas, materiais expressivos e superfícies perfeitamente integradas, tornando as viagens a bordo do Focus uma experiência tranquila. As portas da frente fluem agora mais suavemente a partir do painel de instrumentos, criando um efeito mais envolvente, enquanto que os materiais oferecem uma sensação mais premium.

O requinte do design de produto reflecte-se também em pormenores como vidro polido e acabamentos escovados. Detalhes e materiais únicos incluem os acabamentos com efeito de madeira de grão fino e o couro premium no Vignale, acabamentos desportivos com efeitos de fibra de carbono e costuras a vermelho no ST-Line, e materiais, texturas e superfícies mais robustas no Active.

FordFocus2018 06

FordFocus2018 07

FordFocus2018 33

FordFocus2018 05

Mais espaço no habitáculo

De acordo com as cotas de habitabilidade deste novo Ford Focus, e como tivemos oportunidade de confirmar, estamos perante um automóvel que oferece mais espaço interior para ocupantes e bagagem, com mais de cinco centímetros adicionais na distância entre eixos, situação que possibilita mais espaço ao nível dos joelhos para os passageiros que viajam atrás. Por outro lado, todos os ocupantes beneficiam agora da maior largura interior, destacando-se o acréscimo de seis centímetros no espaço disponível ao nível dos ombros.

A sensação de espaço é reforçada pelo design das portas traseiras, que se alongam mais para a traseira para uma maior percepção de abertura ao exterior, bem pela adopção de um tecto panorâmico que inunda de luz todo o habitáculo. Uma nota ainda para o espaço da bagageira da nova Focus SW, de fácil acesso através de um simples movimento do pé por baixo do pára-choques traseiro, gesto que permite abrir o portão da bagageira em modo “mãos livres”.

Também o rebatimento dos bancos traseiros surge agora facilitado, através do comando existente na bagageira.

Tecnologias que inspiram confiança

As sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor tornam a condução do Focus muito mais fácil, seja em auto-estrada, no pára-arranca do trânsito ou andando pela cidade. Além disso, estas tecnologias foram concebidas para uma experiência de condução mais confortável, menos cansativa e mais segura, embora nas unidades de teste nos tenhamos apercebido de alguns detalhes a melhorar ou até mesmo a corrigir.

Uma das tecnologias cujo o funcionamento pudemos verificar teve a ver com o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que permite ao veículo manter uma distância de segurança em relação aos veículos da frente, um sistema que foi reforçado com o sistema Stop & Go, que imobiliza por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, e liberta automaticamente os travões para o carro voltar a arrancar se a paragem durar menos de 3 segundos. Em paragens superiores a três segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador para colocar o carro novamente em marcha.

FordFocus2018 10

FordFocus2018 03

FordFocus2018 12

FordFocus2018 13

O reconhecimento dos sinais de velocidade, está presente no novo Ford Focus para que este possa ajustar a velocidade para os limites legais, por via da monitorização dos limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação. Numa viagem mais longa, o sistema de centragem na faixa contribui para reduzir o stress já que permite manter o veículo centrado na sua faixa.

Esta manutenção na faixa de rodagem acontece igualmente e em total segurança caso o condutor tenha algum problema de saúde e que, por via disso, deixe de controlar o volante do veículo. Nesse caso, e depois de alguns instantes, o volante transmite um sinal vibratório ao condutor que, ainda assim e se não permitir a correcção da situação, será acompanhado de uma indicação no painel de instrumentos dando conta de que o veículo irá abrandar a velocidade até se imobilizar por completo.

O único pormenor a corrigir neste caso poderá ser a introdução de um sistema que permita ao veículo assinalar a sua paragem na faixa de rodagem, porventura com uma indicação luminosa, nomeadamente através dos quatro piscas que possam indicar a respectiva imobilização. De outro modo, o veículo acaba por parar em segurança, centrado na via, mas sem qualquer aviso do seu posicionamento, o que por exemplo num auto-estrada deixa criada uma situação de perigo potencial.

Quanto a outros sistemas, as luzes dianteiras adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito permitem ajustar por antecipação os padrões dos faróis para a máxima visibilidade antes de se abordar uma curva, cruzamento ou rotunda. Neste novo Ford Focus, a câmara dianteira permite monitorizar as marcações da faixa até 65 metros à frente do veículo, o que permite detectar sinais de rotunda, de stop e de prioridade.

FordFocus2018 27

FordFocus2018 28

FordFocus2018 29

FordFocus2018 30

Estacionamento agora mais fácil

Continuando a dar conta das inovações permitidas por este novo Ford Focus, há que destacar a presença do Assistente de Estacionamento Activo 2, o qual torna o estacionamento ainda mais fácil ao controlar a caixa de velocidades para a frente ou para atrás, o acelerador e a travagem, bem como a direcção. O sistema manobra automaticamente o carro em espaços de estacionamento perpendiculares e paralelos com apenas mais 1,1 m de comprimento do que o carro. Para controlar os movimentos do veículo, o condutor em apenas de engrenar o ponto-morto e carregar num único botão na consola central.

Diga-se que no ensaio realizado pelo LusoMotores em Alicante, nem sempre foi possível a melhor resposta em contexto real de estacionamento, com o veículo a desactivar por diversas vezes o ciclo de acções para o estacionamento já depois de ter detectado o espaço para o mesmo, ou ainda, e porventura mais grave, ao tentar estacionar em modo perpendicular num local de estacionamento paralelo, sem que conseguíssemos perceber o motivo pelo que o sistema fazia a leitura errada do espaço para estacionar.

Destacando ainda outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores do Focus a evitar acidentes e distracções, haverá que apontar a presença no novo Focus do Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas; Assistente de Manobras Evasivas; Sistema de Informação de ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado; Câmara traseira de visão alargada; Alerta de Sentido Proibido e Travagem Pós-Colisão.

FordFocus2018 18

FordFocus2018 36

FordFocus2018 20

FordFocus2018 37

Disponível a partir dos 21.820 euros

O novo Ford Focus já chegou ao mercado luso, disponível com diversas motorizações, nomeadamente o multipremiado motor a gasolina Ford 1.0 EcoBoost de 100 e 125 cv de potência, capaz de permitir níveis de consumo, segundo a marca, de 4,7 l/100km e 107 g/km de CO2, ainda o novo motor a gasolina Ford 1.5 EcoBoost com 150 cv disponível em Portugal na versão Vignale, capaz de consumos de 5,3 l/100 km e emissões de 121 g/km de CO2.

Se a opção do cliente da Ford apontar para a utilização de um modelo equipado com um motor diesel, tem disponível no mercado luso o novo motor diesel Ford 1.5 EcoBlue com 120 cv, com consumos desde 3,5 l/100 km e 91 g/km de CO2, mas também o potente motor diesel Ford 2.0 EcoBlue com 150 cv e consumos de 4,4 l/100 km e 114 g/km de CO2.

Em termos de transmissões, os clientes da Ford em redor deste novo Focus podem optar entre a caixa manual de seis velocidades e a nova caixa automática de oito velocidades, esta última com a capacidade de se adaptar eficazmente aos diferentes estilos de condução, com passagens de caixa optimizadas e extremamente rápidas.

E como um dos factores determinantes no sucesso comercial de qualquer artigo tem sempre a ver com o preço de venda ao público do mesmo, será importante dar conta de que os preços do novo Ford Focus começam nos 21.820 euros, da versão Business com 5 portas, motor 1.0 EcoBoost de 100cv e caixa manual de 6 velocidades. No início de 2019 será lançada a versão crossover Active que completará a gama do novo Focus. Toda a gama de preços poderá consultada aqui mesmo através do LusoMotores na informação permitida pela Ford Lusitana, podendo saber mais sobre este novo Ford Focus no sítio online do construtor em www.ford.pt.

Será importante referir que, até ao final do corrente mês de Setembro, a aquisição do novo Ford Focus poderá ser feita por menos de 20 mil euros, mais concretamente por 19.990 euros, o preço para o Ford Focus 1.0 EcoBoost ST-Line.

reportagem: Jorge Reis
...em Alicante, Espanha

FordFocus2018 22

Pin It