Exatamente 50 anos depois da geração original deste icónico roadster desportivo, eis que está de regresso o Fiat 124 Spider, modelo que transporta os genes que permitiram o sucesso ao modelo da década de 60 do século XX, num modelo descapotável criado para proporcionar o melhor prazer de condução, um propósito sem dúvida conseguido por este modelo colocado no mercado pela Fiat.

Equipado com jantes em liga leve de 16 polegadas, com escape dupla e o pilar dianteiro da cor da carroçaria, luzes traseiras em LED e o pormenor dos tapetes com o logotipo 124 Spider a receber quem acede ao habitáculo, este modelo não esconde a vocação desportiva confirmada por outros elementos como volante desportivo em pele com comandos multifunções, o posicionamento ergonómico de todos os comandos para que o condutor possa concentrar a sua atenção na condução e o conta-rotações em posição central para uma condução claramente desportiva.

Bancos em tecido, roll bar em preto, cruise control, ar condicionado automático, banco do condutor regulável em profundidade e o sistema “Keyless Entry” (arranque sem chave), lado a lado com outros detalhes a ter em conta como o rádio com ecrã táctil de 7 polegadas, conectividade wi-fi e bluetooth, duas portas USB e uma entrada AUX, ainda o volante e cúpula do painel de instrumentos revestidos de pele com costuras à vista e todo um conjunto de materiais de elevada qualidade num interior marcado por acabamentos cromados acetinados para um resultado global de nível superior, tudo isto contribui para a imagem global desportiva mas igualmente distinta num automóvel que transporta a imagem e o design do passado mas claramente ajustado ao que se espera hoje em dia de um roadster afirmativo e capaz.

IMG 1128

IMG 1130

IMG 1131

Curiosamente, e no que me diz respeito, testar este Fiat 124 Spider transporta um significado especial já que o lançamento original do Spider original aconteceu no longínquo ano de 1966, afinal o meu ano de nascimento, o que permite que estejamos perante um automóvel que tem basicamente a minha idade. Ainda assim, ter os meus filhos a assumirem um gosto especial por este carro que nasceu no mesmo ano do pai deixa-me desde logo a convicção de a Fiat soube permitir a evolução ao seu produto, mantendo a ligação à tradição dos automóveis desportivos italianos e nomeadamente dos roadsters, permitindo a efectiva emoção de condução, mas também a tecnologia e a segurança, tudo isto combinado com esperado design italiano sempre ímpar.

A propósito do design, o trabalho realizado a partir do Fiat Style Center resultou em pleno num automóvel em que a secção dianteira surge arrojado e desportivo sem ser exagerado, com um capô marcado por vincos que deixam a ideia do motor que está ali colocado por debaixo, um motor longitudinal num modelo de tracção traseira.

Com transmissão manual de seis velocidades e um motor turbo de quatro cilindros de apenas 1,4 litros com tecnologia MultiAir, a unidade testada pelo LusoMotores revelou-se deliciosa de conduzir, sempre disponível para uma condução mais ousada.

IMG 1134

IMG 1135

IMG 1137

Capaz de permitir uma potência máxima de 140 cavalos e 240 Nm de binário, este 124 Spider da Fiat consegue deixar uma boa impressão por onde passa, fazendo mesmo rodar alguns pescoços dos que realmente gostam de automóveis. O seu comportamento revelou-se impecável, indo ao encontro do que dele era esperado, um automóvel que deu conta de poder chegar facilmente à velocidade máxima anunciada de 215 quilómetros por hora, tal foi a forma como o motor respondeu sempre ao pisar do acelerador por vezes para níveis não aconselhados a quem quer manter todos os pontos da carta de condução.

E porque falámos em aceleração, garante o construtor que bastam apenas 7,5 segundos para que o Fiat 124 Spider possa atingir os 100 km/h. Para contribuir para o melhor comportamento em segurança deste desportivo, a Fiat permitiu para o 124 Spider uma suspensão naturalmente rija que não poupa propriamente as costas, mas que ajuda às trajectórias mais acertadas mesmo perante alguns exageros na condução.

Assenta a suspensão em duplo braço dianteiro e multilink na traseira, ajustado para permitir uma maior estabilidade perante travagens mais fortes e curvas efectuadas próximas dos limites. Ainda assim, mantendo que o prazer de condução permitido por este modelo é assinalável, isso também se fica a dever a uma direção leve e directa, a permitir os melhores comportamentos dinâmicos em estradas mais sinuosas onde a destreza de condução se torna mais necessária.

IMG 1139

IMG 1142

IMG 1146

Perante tudo isto, e em jeito de veredicto, estamos perante uma proposta da Fiat sem dúvida agradável e que deve ser tida em conta de forma positiva por aqueles que, ainda sem grandes responsabilidades familiares, ou já sem estas, pretendam um carro desportivo para um dia-a-dia despreocupado, em que a diversão seja um objectivo prioritário, sem preocupações de transporte de filhos, família, nem tão pouco de grandes bagagens. Ainda assim, se quiser transportar com regularidade um carrinho de golfe para se juntar aos amigos para umas tacadas na Aroeira, esqueça porque não será este o carro ideal para si.

Nota final para o preço deste modelo estabelecido pela Fiat Portugal nos 37.550 euros, valor ao qual deverá somar 650 euros referentes aos opcionais — sensores de estacionamento traseiros (€350) e bancos aquecidos (€300) , bem como outras despesas relativas à legalização e transporte bem como outras questões legais. Porém, se pensa que por causa disso vai pagar mais, há que dar conta da existência de uma campanha promocional que reduz o valor final em menos 3.000 euros, o que coloca este Fiat 124 Spider equipado com um motor de 1368cc e 140cv, capaz de um consumo em circuito combinado de 6,6 litros de gasolina a cada 100 quilómetros, por um preço final efectivo de 36.319 euros.

Se depois de toda esta informação ficou interessado em saber mais, efectue o seu próprio ensaio através da respectiva solicitação à marca, não deixe de configurar o “seu” Fiat 124 Spider, e dê-nos conta quanto quiser das suas impressões deixando em baixo os seus comentários ou enviando-nos as suas fotos, algo que poderá fazer também nas nossas redes sociais ou pelo endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

ensaio: Jorge Reis

IMG 1154

IMG 1153

IMG 1150

InstagramLM Botao

Pin It