Elegante, espaçosa e confortável, a Fiat Tipo Station Wagon aqui testada para o LusoMotores apresenta-se como uma carrinha italiana, dotada de um estilo contemporâneo, dinâmica e prática, para além de possuir uma capacidade de referência na bagageira sem dúvida adequada às viagens de toda a família.

Num construtor como a Fiat, que garantiu em 2018 um percurso assinalável no mercado nacional, sem dúvida muito assente sobre o icónico 500, outros pilares podem ser encontrados para explicar a boa prestação, desde a renovação (bem) pensada da rede de concessionários até alguns produtos menos mediáticos como o Fiat Panda ou este Fiat Tipo que, claramente, deram o melhor contributo para um crescimento sustentado conseguido de modo discreto.

Sobre este Fiat Tipo, que aqui testámos na variante Station Wagon com um motor diesel 1.6 litros com 120 cv de potência máxima, os seus trunfos passam claramente pelo espaço generoso, uma bagageira com uma capacidade de referência no segmento, bom nível de equipamento e um preço a rondar os 26 mil euros por uma carrinha competente.

Idealizado pelo construtor para mercados periféricos, nomeadamente para a Turquia, o Fiat Tipo, que recuperou o nome de um modelo que no passado conseguiu boas prestações — em 1989 o Fiat Tipo de então garantiu mesmo o título de “Carro do Ano” —, acabou mesmo por ser projectado para uma presença global, apresentado pela Fiat como um automóvel que se pretende funcional, com baixos custos de utilização e a preço acessível. Por força das suas três variantes de carroçaria, hatchback, sedan ou station wagon, o Tipo adapta-se a um vasto leque de necessidades do ponto de vista do utilizador.

Uma boa habitabilidade, volumes de bagageira a variar entre os 440 e os 550 litros que encontramos neste Station Wagon, e um nível de equipamento alinhado com as mais recentes propostas da Fiat, nomeadamente pela utilização do ecrã táctil no interface Uconnect, conferem a este modelo a capacidade de dar uma resposta positiva aos requisitos do mercado.

Fiat TipoSW 003

Fiat TipoSW 002

Fiat TipoSW 004

Fiat TipoSW 012

Automóvel para toda a família

Sendo certo que a montagem dos materiais não será propriamente de topo, o comportamento do chassis está longe de ser imaculado e a bordo das versões equipadas com blocos diesel a insonorização não será a melhor, a resposta dada por este Fiat Tipo numa relação preço/qualidade é, sem dúvida, convincente.

O espaço no habitáculo, a comodidade permitida e a prestação do bloco 1.6 diesel presente na unidade aqui testada merecem ser apontados como os factores positivos, ainda que em contraponto com a ligeira tendência de subviragem em situações mais extremas e a insonorização a bordo. Num automóvel em que ninguém se irá queixar por falta de espaço nos lugares traseiros nem do volume da bagageira (550 litros), estamos perante uma escolha acertada para o transporte familiar.

Perante tudo isto, o espaço no habitáculo, a capacidade da bagageira e a fiabilidade do motor turbodiesel de 1.6 litros com 120 CV, são as traves mestras de um modelo que recupera muito daquilo que foi a Fiat de sucesso, aqui com uma versão S-Design que oferece todo um conjunto de retoques “à italiana” que sublimam ainda mais esta proposta da Fiat. E se ainda assim não se estiver convencido quando à racionalidade que envolve a opção por esta carrinha da Fiat, bastará pensar que por 26.100 euros — com alguns opcionais como a pintura “Metropoli Grey”, o “Pack Tech Lounge” ou as jantes de liga leve, entre outros, o preço da unidade aqui testada sobe ao preço final de 27,395 euros —,  torna-se possível a aquisição de uma carrinha a gasóleo, com um completo nível de equipamento que inclui ar condicionado automático, sensores de chuva e luz, sensores de estacionamento traseiros, volante e alavanca da caixa em pele, seis airbags, sistema UConnect Live com Bluetooth e ligações USB e AUX.

Na versão S-Design testada encontramos ainda as jantes de liga leve de 17 polegadas, a grelha dianteira com novo desenho, vidros traseiros escurecidos, detalhes no interior em preto Piano, uma faixa em cinzento e pespontos dos bancos e do volante contrastantes.

Com tudo isto, e chegados à estrada ao volante do Fiat Tipo Station Wagon, rapidamente nos damos conta de uma caixa de velocidades de seis relações bem escalonada para uma prestação capaz com níveis de consumo comedidos. A suspensão, ainda que cómoda, permite alguns ruídos parasitas porventura demasiado cedo na utilização, mas ainda assim torna-se possível com este Fiat Tipo SW dar uma resposta cabal e competente ao que dele se espera. Tudo isto, aliás, explica a racionalidade que envolve a opção do cliente da Fiat por este Tipo Station Wagon, uma carrinha capaz e com um estilo italiano muito próprio.

© Jorge Reis/LusoMotores

Fiat TipoSW 006

Fiat TipoSW 007

Fiat TipoSW 013

Fiat TipoSW 014

FICHA TÉCNICA  
Fiat Tipo SW 1.6 Multijet 120 S-Design  
Motor 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, diesel
Cilindrada (cm3) 1598
Potência máxima (cv/rpm) 120/3750
Binário máximo (Nm/rpm) 320/1750
Tracção Dianteira
Dimensões e pesos 
Comprimento/largura/altura (mm) 4571/1792/1514
Distância entre eixos (mm) 2638
Peso (kg) 1395
Pneus 205/50 R18
Prestações
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,1
Velocidade máxima (km/h) 200
Consumos
Extra-urbano/urbano/misto (l/100 km) 3,3/4,4/3,7
Emissões de CO2 (g/km) 98
Preço da versão ensaiada (Euros) 27.395

Fiat TipoSW 010

Fiat TipoSW 011

Fiat TipoSW 005

Fiat TipoSW 008

InstagramLM Botao 

Pin It