Está a chegar por esta altura ao mercado nacional o novo crossover da Kia, o XCeed, modelo que vem completar a gama Ceed já por si bem preenchida, agora com um crossover proposto com 4 motorizações e 2 níveis de equipamento. Apresentado entre nós pela Kia Portugal, tivemos já oportunidade de testar esta nova proposta do construtor sul-coreano que, na verdade, não pára de surpreender pela qualidade do que vem colocando no mercado, alavancando o marca para níveis cada vez mais elevados.

O novo Kia XCeed chega assim para o portefólio da Kia Portugal como o seu crossover utility vehicle (CUV), capaz de combinar o carácter prático de um SUV compacto com a arquitetura desportiva e a condução envolvente de um hatchback. A gama portuguesa é constituída por quatro motorizações e dois níveis de equipamento, para um crossover concebido como um projeto autónomo dentro da gama Ceed.

A carroçaria estilo coupé foi desenvolvida de raiz e, em termos de painéis, apenas as portas dianteiras são herdadas das versões Hatchback e SW, ao mesmo tempo que a distância ao solo, de 184 mm, o coloca ao nível de muitos SUV e lhe confere real versatilidade. Entre os sinais do cuidado especial da Kia com este modelo conta-se igualmente a suspensão, com uma afinação exclusiva e batentes hidráulicos na dianteira, que permitem melhor absorção das irregularidades e, assim, maior conforto em pisos mais degradados.

KiaXCeed 03

KiaXCeed 03

A bagageira, de 426 litros, é maior que a do Hatchback de cinco portas, o que reforça a singularidade e o carácter prático do XCeed enquanto crossover, um automóvel que, segundo explicou João Seabra, director-geral da Kia Portugal, “chega com uma oferta única em preço, conceito e posicionamento”, apresentando-se como “uma verdadeira proposta crossover, pensada e desenvolvida de raiz para esse fim, um projeto levado muito a sério pela Kia desde o momento zero que irá despertar o interesse da marca junto de públicos que até agora não contemplavam a Kia nas suas primeiras opções”.

Para reforçar todo este potencial, a Kia Portugal criou uma gama exclusiva que conta com dois níveis de equipamento, denominados Drive e Tech, sendo possível encontrar logo no primeiro dos dois patamares elementos como os faróis full led, jantes de 18 polegadas, estofos em tecido e pele e um conjunto de equipamentos de ajuda à condução, tais como alerta de colisão frontal ou o lane keeping assist.

Em termos de motorizações, a gama na nacional do XCeed arranca com a motorização a gasolina 1.0 de 120 cv, disponível nos níveis Drive e Tech, seguindo-se o 1.4 de 140 cv, também a gasolina, exclusivamente no nível Tech e com a opção de caixa automática 7 DCT, de dupla embraiagem e sete relações. A oferta diesel é composta por duas versões do 1.6 CRDi: uma de 115 cv (no nível Drive) e outra de 136 cv (Tech), esta também disponível com a caixa 7DCT, tudo isto para um crossover que promete ser um caso sério de popularidade, acreditando os responsáveis da Kia Portugal que esta carroçaria da família Ceed tem tudo para ser em breve a mais popular junto dos clientes da marca, num modelo que, tal como todos os demais da Kia, são comercializados com a garantia da Kia de 7 anos ou 150 000 km.

KiaXCeed 03

KiaXCeed 03

Em resumo, estamos assim perante uma alternativa desportiva aos SUV tradicionais, aqui enquanto CUV, capaz de responder às pretensões daqueles que procuram um automóvel que permita emoção e dinamismo sem perder o carácter prático para o dia-a-dia, devendo o XCeed ser capaz de orientar a gama Ceed para uma nova direção. Afinal, o segmento C é o segundo maior do mercado europeu e deverá crescer nos próximos anos graças a um leque cada vez maior de tipos de carroçaria.

Com um comprimento total de 4395 mm, o Kia XCeed é 85 mm mais comprido do que o Ceed hatchback de cinco portas e 90 mm mais compacto do que o Sportage. A sua altura de tejadilho máxima de 1495 mm faz com que seja 48 mm mais alto que o Ceed e 150 mm mais baixo que o Sportage, oferecendo assim ao condutor um centro de gravidade mais baixo do que este seu “irmão” SUV e uma posição de condução mais alta do que o Ceed convencional.

Já no início de 2020, será lançada uma motorização híbrida plug-in de baixas emissões, combinando uma bateria de polímero de lítio e 8,9 kWh, um motor elétrico de 44,5 kW e o eficiente GDI de quatro cilindros 'Kappa' de 1,6 litros, devendo o Kia XCeed Plug-in Hybrid proporcionar uma autonomia elétrica de cerca de 60 quilómetros, dependendo do diâmetro das jantes, permitindo que a maioria das deslocações diárias de rotina sejam cumpridas totalmente em modo elétrico.

Como última referência, o facto de que o novo Kia XCeed, tirando partido de uma forte campanha de lançamento, surge proposto com preços de lançamento situados entre os 21.990 e os 29.340 euros.

Jorge Reis

KiaXCeed 03

KiaXCeed 03

KiaXCeed 03

KiaXCeed 03

Pin It