Assumindo-se claramente como o modelo mais vendido entre as diversas propostas da Mazda, este Mazda CX-30, um SUV compacto bem equipado e com uma boa capacidade de resposta às preferências do mercado, até pelo equipamento que transporta e pelo que permite numa boa relação preço/qualidade, surge como o modelo mais consensual junto do público pela capacidade de resposta do que a marca nipónica oferece e daquilo que os clientes procuram. E se era já uma proposta vencedora até ao final do ano passado, ganhou ainda mais argumentos para se manter no topo das vendas da marca depois de ter sido, no início do corrente ano, alvo de um conjunto de evoluções de conteúdos, novidades que já começaram a chegar ao mercado nacional.
A bem da verdade, o grande adversário da própria marca para a comercialização deste modelo, como acontece um pouco com todas as propostas automóveis dos diferentes construtores, passa pela difícil capacidade de resposta. Como nos adiantava um funcionário de um concessionário da Mazda, “mais unidades existissem e mais se vendia, mas actualmente há um tempo de espera para entrega deste modelo na ordem dos nove meses.”
Dificuldades de aquisição à parte, afinal próprias dos tempos complicados que atravessa todo o sector automóvel, a verdade é que relativamente a este Mazda CX-30 pudemos verificar neste ensaio que a qualidade está lá, quer ao nível dos materiais e dos equipamentos, quer na capacidade do motor a gasolina e-Skyactiv X, um bloco produzido pela Mazda e utilizado neste SUV compacto que responde na perfeição perante as necessidades de manobrabilidade urbana, mas também quando se torna necessário deslocações mais prolongadas em estrada, com o conforto a ser permitido por dimensões generosas, nomeadamente dentro do habitáculo.
Motor a gasolina e-Skyactiv X com ensinamentos... diesel
Lançado em 2019, este Mazda CX-30 recebeu assim uma evolução do desde logo apreciado motor a gasolina e-Skyactiv X, para uma prestação adequada em estrada com reflexo no conforto e novas soluções de conectividade. Numa edição especial Homura em destaque entre os três níveis de equipamento e com a adição de uma nova cor de carroçaria Platinum Quartz, este modelo da Mazda, com preços a começarem um pouco acima dos 33 mil euros, apresenta ao mais recentes desenvolvimentos na inovadora linguagem Kodo — A Alma do Movimento da Mazda, que retendo toda a vitalidade do conceito original se traduz agora numa interpretação mais conseguida, visando um maior prestígio de estilo através da elegância e rigor de uma estética minimalista de “less is more”.
Ainda a propósito do motor, e sendo este um bloco a gasolina, a verdade é que vai buscar algumas das vantagens dos motores diesel, isto porque combina diferentes soluções de ignição, por vela, como as habituais nos motores a gasolina, e por compressão, usadas em blocos diesel, maximizando os benefícios de ambos os tipos de combustível e sistemas inerentes.
Refira-se que este é o primeiro motor a gasolina a integrar este esta solução e traduz-se, agora, em resultados que o construtor garante serem ainda mais positivos em termos de eficiência dos consumos e das emissões CO2, isto se tivermos em conta a comparação com um motor tradicional a gasolina, com a mesma cilindrada de 2,0 litros, sendo a avaliação feita em situação de circulação prática em “mundo real”.
Refira-se que para além do motor inovador, a geração 2022 do Mazda CX-30 beneficia ainda de melhorias em termos do conforto em estrada resultantes da conjugação de tecnologias como o sistema de tração integral i-Activ (AWD), que funciona em harmonia com o G-Vectoring Control (GVC) e o GVC Plus para controle de distribuição do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. O propósito é conseguir uma experiência de condução “Jinba Ittai” ainda mais envolvente.
Habitáculo centrado no condutor e passageiros
A bordo do Mazda CX-30 encontramos um espaço arejado e aberto para os passageiros com uma área de condução focada no condutor, com o foco na excelência ergonómica, com tecnologia de ponta integrada no seu design global, desde a posição de condução, ao campo de visão, passando pelo HMI (Interface Hpmem Máquina) e pela qualidade do som áudio.
A bordo introduzem-se ainda novas funcionalidades acessíveis pela App MyMazda que permitem, entre outras coisas, o bloqueio remoto das portas, envio de rota para a viatura, localizador do veículo e o estado deste. Destaque ainda para o sistema Mazda Harmonic Acoustics de oito colunas ou o sistema áudio premium Bose de 12 colunas. Refira-se que a versão mais recente da App MyMazda está disponível sem custos a partir das plataformas Apple App Store e Google Play Store.
Aquando do lançamento do Mazda CX-30 de 2022 surgiu disponível um novo nível de equipamento Homura, o qual integra jantas de liga leve em preto brilhante, a mesma cor aplicada às coberturas de espelhos exteriores, bem como um interior com estofos em tecido com costuras contrastantes em vermelho. Câmara de visão traseira, sensores de estacionamentos traseiros, bancos dianteiros aquecidos e portão traseiro de operação eléctrica estão igualmente disponíveis neste renovado Mazda CX-30.
Pelo que pudemos testar facilmente percebemos a opinião positiva do mercado a propósito deste SUV compacto da Mazda, um modelo contido nas dimensões que permite ainda assim conforto e dinamismo, com um ambiente em tudo ajustado ao que se espera de um SUV sem estarmos propriamente perante um modelo muito grande nem tão pouco difícil de manobrar... bem antes pelo contrário.
Composto e ágil para a cidade, espaçoso e versátil para a viagem estamos assim perante um SUV compacto preparado para todas as frentes, capaz de um desempenho dinâmico que permite apreciar cada momento passado ao volante.