Peugeot2008-Sevilha01Chegou este fim-de-semana à rede de concessionários da Peugeot o renovado SUV da marca, o 2008, com a ambição de ser a nova referência entre os SUV compactos no mercado

. O LusoMotores foi conhecer este modelo por terras andaluzes e a impressão com que ficámos foi a melhor, permitida pelo design, prestações dinâmicas a preceito e o prazer de condução permitido quer em estrada quer fora desta. 

Depois de ter chegado em 2013 com a primeira geração, cativando desde logo o mercado pelas linhas de design e pelo fácil posto de condução, o Peugeot 2008 surge agora com referências reforçadas, com um design ainda mais assumido enquanto um SUV compacto, aliado a novos conteúdos tecnológicos e de apoio à condução, tendo ainda crescido em gama pelo maior número de versões. A evolução tecnológica deste modelo pioneiro da Peugeot surge a par de uma oferta mecânica avançada – blocos Euro 6 das famílias PureTech (gasolina) e BlueHDi (Diesel), com quatro versões Best in Class no segmento, incluindo o bloco 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 (eleito Motor Internacional do Ano) –, que garantem ao Peugeot 2008 um comportamento dinâmico de referência.

Quanto a nós, fomos conhecer esta nova geração do Peugeot 2008 que será comercializado em Portugal numa gama composta por 17 variantes, divididas por 4 níveis de equipamento – Access, Active, Allure e o novo GT Line – três motores PureTech e três motores BlueHDi, e tudo isto com preços aliciantes, compreendidos entre os 16.760 euros da versão de entrada – o Peugeot Access 2008 1.2 PureTech 82 CVM5 – e os 26.780 euros do Peugeot 2008 GT Line 1.6 BlueHDi 120 CVM6, um automóvel com um ambiente claramente desportivo e um toque bem chique.

Com estas opções de motorizações, equipamentos e preços, o novo Peugeot 2008 garante todos os condimentos para poder prosseguir o sucesso que o modelo regista em Portugal entre os SUV compactos, onde garantiu um quarto das vendas deste mercado em 2015, sendo por isso este modelo apontado pela marca gaulesa como uma referência no segmento. Nesta nova geração, que vem ingroduzir na marca uma nova grelha vertical que pretende assumir-se como imagem identificativa da Peugeot, num SUV agora com as cavas das rodas mais pronunciadas, a já referida grelha vertical e as proteções laterais que o colocam apto para enfrentar o quotidiano das cidades e fora delas.

Peugeot2008-Sevilha01LM1

Peugeot2008-Sevilha02

Peugeot2008-Sevilha03

Peugeot2008-Sevilha04

Já no interior deste novo Peugeot 2008, e derivado dos quatro níveis de equipamento que estão disponíveis no nosso país – Access, Active, Allure e também o GT Line – o destaque vai sempre para a presença do Peugeot i-Cockpit, solução que incarna caraterísticas da condução intuitivas, ágeis e seguras, para as quais também contribui a introdução do Grip Control, sistema de motricidade adaptada que confere ao modelo uma crescente polivalência em todos os terrenos. Por terras andaluzes foi possível verificar o funcionamento deste sistema de Grip Control, pelo meio de vinhedos e em caminhos mais aventureiros, e a resposta foi sempre positiva.

No domínio tecnológico, os grandes destaques assentam na introdução no novo Peugeot 2008 do sistema Mirror Screen, com base no MirrorLink ou Apple Carplay, da câmara de visão traseira, do Active City Brake e do Park Assist, equipamentos raros no segmento, mas agora presentes neste novo SUV da marca do Leão. Ocupando no final do ano passado um sólido segundo lugar no cada vez mais competitivo segmento B2 TT, com uma fatia de 25% do mesmo, o novo Peugeot 2008, de acordo com os responsáveis da marca gaulesa, deverá continuar, a partir deste mês de Junho, nos trilhos do sucesso alcançado no nosso mercado, num segmento que no biénio 2014-2015 registou um crescimento de 76%. Neste segmento destacam-se, naturalmente, as mais de 7.600 unidades comercializadas até à data no nosso país desde o seu lançamento em Junho de 2013.

Peugeot2008-Sevilha06

Peugeot2008-Sevilha07

Peugeot2008-Sevilha09

Peugeot2008-Sevilha08

Comportamento dinâmico sob um novo visual

SUV compacto e seguro, o novo Peugeot 2008 destaca-se pelo comportamento dinâmico de referência, oferecendo uma experiência de condução que pretende ser única e viciante. Mas é em termos visuais que se dá uma das maiores alterações, sublinhando os códigos do segmento com força e robustez, num modelo que demonstra uma forte personalidade. Dotado de um visual poderoso, através de uma frente inovadora com uma nova grelha vertical, ostentando o leão ao centro, e faróis de máscara preta, o exterior destaca-se ainda pelas cavas das rodas mais pronunciadas e pelas proteções em seu redor, protegendo carroçaria e ocupantes.

O tejadilho em onda com barras, o formato das portas traseiras e o spoiler, são todos elementos de design sofisticado. Factor de atenção são também as garras 3D nas ópticas traseiras que sublinham a tecnologia presente a bordo. As curvas e linhas da carroçaria vêem-se destacadas por uma palete de nove cores, havendo ainda a destacar a qualidade no habitáculo, marcado por um ambiente luminoso que sublinha a riqueza dos materiais, tal como a atenção ao detalhe dada a cada elemento, sendo de destacar os conteúdos das novas versões GT Line.

Conheça AQUI em detalhe a tabela de preços deste novo Peugeot 2008

reportagem: Jorge Reis (em Sevilha, Espanha)

Peugeot2008-Sevilha09LM1

Peugeot2008-Sevilha10

Peugeot2008-Sevilha11

Peugeot2008-Sevilha16

Conheça AQUI em detalhe a tabela de preços deste novo Peugeot 2008

Peugeot2008-Sevilha12LM1

Peugeot2008-Sevilha12LM2

Peugeot2008-Sevilha15

Peugeot2008-Sevilha16LM1

Pin It