KiaSportageIV-013Apontado para um dos segmentos do mercado automóvel com maior expansão mas também com a oferta mais diversificada, eis que chega o novo Kia Sportage , modelo agora na quarta geração com o construtor a apostar em novo design, tecnologias avançadas e interior aprimorado e com maior requinte. Com construção na Europa, na fábrica de Zilina, na Eslováquia, e apontado ao gosto dos europeus, este SUV continua assim a ser um dos modelos mais importantes para o construtor sul-coreano, ou não tivesse sido em 2015 responsável por mais de um quarto das vendas da marca no espaço europeu com mais de 105 mil unidades.

Referenciado como capaz de permitir um maior conforto para os passageiros, com mais espaço e menos ruído, este novo Sportage é ainda, se acordo com os responsáveis da marca sul-coreana, o mais seguro de sempre, com uma carroçaria mais forte e nova tecnologia de segurança ativa, para um conforto em andamento reforçado acompanhado de maior facilidade de manobra.

Dotado de novas tecnologias de bordo, como o carregamento de telemóveis sem fios, serviços via internet e Travagem de Emergência Autónoma (AEB), estamos assim perante um SUV de última geração que pretende vingar no mercado pela inovação, por uma qualidade aprimorada e, “last but not the least”, pela garantia de sete anos que a Kia continua a permitir aos seus veículos automóveis.

Depois da apresentação mundial no Salão Automóvel de Frankfurt, no passado mês de Setembro, onde o apresentámos também para os leitores do LusoMotores, pudemos agora avançar para o ensaio dinâmico em Barcelona, Espanha, a convite da Kia Portugal, podendo assim dar conta das primeiras impressões permitidas pela condução deste SUV compacto da Kia, o Sportage em quarta geração.

KiaSportageIV-001KiaSportageIV-018KiaSportageIV-005KiaSportageIV-003

Chave no bolso... “Start”... Go!

As primeiras impressões permitidas pela imagem exterior foram agradáveis, com este modelo automóvel a permitir uma sensação de robustez, atrevimento e segurança, com um design que o colocará certamente, e uma vez mais, no topo das preferências do mercado, como aliás já tem acontecido com as gerações anteriores do Sportage, sempre a merecerem a aceitação por parte do público. Para além do preço, de que damos conta mais adiante, e de todas as características técnicas, será importante referir que este novo Sportage poderá circular como Classe 1 nas auto-estradas desde que seja portador do dispositivo da Via Verde, de acordo com uma homologação feita nesse sentido pela Kia Portugal junto da Brisa.

Aqui e ali a evidenciar uma ou outra inspiração em modelos SUV mais potentes e desportivos que vão dando cartas no mercado europeu, como por exemplo o Porsche Macan, mas sem carecer de se pensar em tantos euros para a sua aquisição, este Sportage, do que nos foi dado verificar, terá todas as características para se impor uma vez mais no seu segmento, certamente sem conseguir ainda a desejada “colagem” ao modelo referência, o Nissan Qashqai, mas a ficar no “top five” para o segmento dos SUV compactos. Os responsáveis da Kia Portugal arriscam no assumir da ambição de vender mil unidades em ano completo, dizendo nós que têm matéria-prima para conseguir atingir essa meta.

E se a primeira impressão permitida pela imagem exterior é muito positiva, as impressões seguintes prosseguiram nesse registo, nomeadamente quando acedemos ao interior do Sportage, um espaço a permitir um verdadeiro momento "Uau!" quando damos conta da evolução conseguida pela marca sul-coreana, ali bem retratada pelos bons materiais com acabamentos de excelente nível para um design consistente. Os equipamentos tecnológicos surgem disponíveis com uma arrumação sóbria e intuitiva. A acompanhar esta imagem de qualidade surge depois a prestação dinâmica, quando accionada a ignição dos motores desta nova geração do Sportage, também eles novos ou pelo menos actualizados, acoplados a caixas de velocidades para uma melhor eficiência, performance e, um objectivo sempre presente, o maior conforto em viagem. Sem tirarmos a chave do bolso, pressionámos o “start” e avançámos para a estrada fazendo-o ao volante de várias versões, ficando com uma impressão particularmente positiva da oferta do construtor sul-coreano nesta novo Sportage.

KiaSportageIV-002KiaSportageIV-004KiaSportageIV-025KiaSportageIV-026

Kia Sportage GT Line... excelente!

Ainda a propósito de novidades, refira-se que pela primeira vez o Kia Sportage surge com a especificação “GT Line” disponibilizada para os clientes deste SUV compacto sul-coreano, a qual promete ser capaz de oferecer toda a versatilidade do Sportage de “acesso” à gama, acrescentando um maior apelo visual e dinâmico. Será a mais cara em termos de alinhamento de preços, mas será também a melhor equipada e a de maior apelo emocional e visual que nos cativou ao primeiro contacto. Por falar em apelo visual, este surge no Sportage GT Line, aliás, na secção dianteira, onde a característica grelha “tiger nose” e os faróis surgem agora separados, com estes últimos em posição mais elevada, prolongando-se para além das extremidades do capô, também ele com linhas bem definidas.

A grelha mais baixa e mais ampla (aumentada de forma a favorecer um maior arrefecimento do motor) acrescenta mais volume à metade inferior do rosto do Sportage. O resultado é uma aparência mais imponente e uma pose mais estável, apesar de este novo modelo manter os mesmos 1855 mm de largura do seu antecessor. Os modelos GT Line desenvolvem ainda mais o aspeto exterior, apresentando novas luzes de nevoeiro LED em formato de “cubo de gelo” e inspiradas naquelas que é possível encontrar no potente Kia Cee’d GT, para além de resguardos de motor com efeito de alumínio.

O novo Sportage mantém o seu perfil facilmente reconhecível, com uma distância entre eixos 30 mm maior  do que a geração anterior deste modelo (cifrando-se agora nos 2670 mm), um comprimento total do veículo 40 mm maior (4480 mm) e um spoiler traseiro mais longo e aerodinâmico, que contribui para um formato mais puxado para trás. Desde o ponto mais elevado do teto (1635 mm, valor que se mantém em relação ao modelo anterior), a silhueta do Sportage estreita-se suavemente na direção da traseira, enquanto que as cavas das rodas mais arrojadas, linhas distintivas acentuadas e superfícies suaves conferem ao Sportage um aspeto mais dinâmico. O efeito geral é inspirado na musculatura bem definida de um sprinter na partida para uma prova. As projecções dianteiras mais longas (aumentadas em 20 mm) e as projecções traseiras mais curtas (reduzidas em 10 mm) contribuem para o perfil mais inclinado deste modelo.

KiaSportageIV-028KiaSportageIV-006KiaSportageIV-008KiaSportageIV-010

Na parte traseira, o novo Sportage apresenta mais formas horizontais e linhas distintivas bem definidas, com uma maior suavidade na porta da bagageira, salientando a largura do veículo e conferindo a este SUV compacto uma aparência mais estável. Inspiradas no concept car de 2013 Kia Provo, as luzes combinadas esguias que se estendem ao longo de uma linha horizontal são unidas por uma faixa que corre a toda a largura da traseira do veículo, enquanto os indicadores de mudança de direcção e as luzes de marcha-atrás, localizados mais abaixo, acrescentam um maior peso visual à metade inferior da traseira. O Kia Sportage GT Line também apresenta duas saídas de escape, que se projectam a partir de um difusor com efeito metalizado, responsável por um aspecto mais desportivo.

O novo design também contribui para tornar esta versão do Sportage a mais aerodinâmica de sempre, com uma redução do coeficiente de resistência ao ar de 0,35 para 0,33 Cd, resultante da reconfiguração da proteção inferior e do novo para-choques. Complementar a esta imagem renovada está um conjunto de jantes de liga leve de alumínio de 16, 17 e 19 polegadas, enquanto a versão GT Line apresenta uma opção única de série de 19 polegadas. Depois, e a somar a tudo isto, não poderemos deixar de destacar os materiais de qualidade no novo habitáculo, pleno de superfícies suaves, com revestimentos em tecido e em pele num ambiente requintado. A insonorização do habitáculo é assim bem conseguida, para um conforto acrescido para condutor e passageiros.

Habitáculo... espaço e conforto acrescidos

Com o painel de instrumentos dividido em duas zonas bem definidas – “exibição” e “controlo” –, a primeira das quais que visa fornecer informações aos ocupantes de um modo tão claro quanto possível, através dos mostradores do tablier e dos opcionais novos sistemas HMI (human-machine interface) de 7 ou 8 polegadas situados no centro do painel de instrumentos, e a segunda zona com uma consola central de comandos que se estende para baixo através de uma disposição em cascata, ergonómica, surgindo as funções com acesso fácil e intuitivo para o condutor sem exigir quebra de atenção deste à estrada. A divisão entre estas duas zonas do habitáculo poderão permitir esquemas de cores de um ou dois tons, opcional, também aqui surgindo aumento de requinte disponível para clientes mais exigentes.

KiaSportageIV-040KiaSportageIV-041KiaSportageIV-011KiaSportageIV-023

Refira-se que a opção pelas versões GT Line poderão permitir um habitáculo com um ambiente levemente mais desportivo, onde se destacam um volante de pele em D, as superfícies do painel de instrumentos de alta qualidade em preto piano e os pedais de liga leve de alumínio.

A versão de quarta geração do Sportage pretende ser a mais prática de sempre, graças ao aumento das dimensões exteriores e interiores e à criação, por parte das equipas de desenvolvimento deste modelo, de um espaço mais amplo acompanhado de maior conforto para todos os passageiros. A alteração mais significativa às dimensões do Sportage é um aumento de 30 mm da sua distância entre eixos (agora com 2670 mm), que ajudou a libertar mais espaço no habitáculo. No seu todo, esta versão é 40 mm mais longa (passando para os 4480 mm), com a projeção dianteira a expandir-se para os 910 mm (+20 mm) e a traseira a surgir levemente mais pequena, com 900 mm (-10 mm). Por seu turno, a altura e a largura (1635 mm e 1855 mm, respetivamente) mantêm-se as mesmas em relação ao modelo anterior.

Nota para a capacidade dos bancos traseiros do Sportage em oferecerem sete posições (entre os 23 e os 37 graus), com a alavanca de comando a surgir agora não na parte superior do encosto, mas sim na parte inferior do assento, facilitando a ação dos passageiros desses bancos que queiram sentir-se ainda mais confortáveis. Estes passageiros têm também à sua escolha a função de duplo aquecimento dos bancos (para o assento e para o encosto), ideal para as manhãs mais frias.

Outra questão de ordem prática surge a partir da capacidade do depósito de combustível superior à do modelo de terceira geração, passando dos 58 para os 62 litros. Isto traduz-se num menor número de visitas aos postos de abastecimento ao longo do tempo de vida útil do seu automóvel. A somar a tudo isto, será importante dar conta que a Kia tornou possível um modelo que obteve a classificação máxima (5 estrelas) nos testes de colisão Euro NCAP. Equipado de série com um vasto número de airbags, que aumentam ainda mais a segurança passiva dos ocupantes, nomeadamente os airbags para o condutor e passageiro dianteiro, os airbags laterais para a primeira fila de bancos e os airbags de cortina para a primeira e segunda filas de bancos, o Kia Sportage possui ainda tirantes e fixações para cadeiras de criança Isofix como equipamento de série na segunda fila de bancos, permitindo transportar de forma segura os passageiros mais jovens.

KiaSportageIV-014KiaSportageIV-017KiaSportageIV-020KiaSportageIV-021

Segurança activa e equipamento

Na aquisição do novo Kia Sportage poderão ser escolhidas algumas das tecnologias de prevenção activa de perigos mais actuais para garantir a segurança dos ocupantes em todas as ocasiões (consoante o mercado). Os sistemas disponíveis incluirão:

• Travagem Autónoma de Emergência (AEB) que recorre a um sistema de deteção por câmara e radar para identificar situações de potencial colisão com outros veículos ou peões, ajudando nesses casos a evitar ou reduzir os efeitos de um acidente.

• Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDWS), que emite um sinal sonoro audível quando o condutor se desvia da sua faixa de rodagem atual sem indicação prévia de que irá fazê-lo.

• Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKAS), que deteta a posição do Sportage em relação às marcações das faixas de rodagem e adota automaticamente medidas corretivas se detetar que o veículo começa a desviar-se sem indicação prévia de que irá fazê-lo.

• Assistente de Máximos (HBA), que ajusta automaticamente o alcance dos faróis de acordo com os outros veículos e com as condições da estrada.

• Função de Informação do Limite de Velocidade (SLIF), que exibe o limite de velocidade e as proibições de ultrapassagem no painel de instrumentos, com base em câmaras que detetam os sinais de trânsito.

• Deteção do Ângulo Morto (BSD) com Assistência à Mudança de Faixa (LCA), que monitoriza a presença de outros automóveis até 70 metros atrás do Sportage e fornece ao condutor um aviso visual nos retrovisores exteriores quando outro veículo entra no seu ângulo morto.

• Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que avisa o condutor relativamente a outros veículos que circulam por trás do Sportage em parques de estacionamento, quando este se encontra em marcha-atrás.

Numa situação inédita no segmento dos SUV compactos, o novo Sportage pode transportar no leque de equipamento opcionais como um carregador sem fios para telemóveis, localizado na base do painel de instrumentos central, câmara de estacionamento traseira com linhas de estacionamento dinâmicas, dispositivo Smart Power Tailgate que abre a porta da bagageira automaticamente sempre que deteta a presença da chave junto à mesma, luzes Dynamic Bending Headlamps, que varrem a estrada à frente, na mesma direção do volante, e a nova função Smart Welcome que acende as luzes do habitáculo e dos puxadores das portas assim que a chave inteligente é localizada num espaço de 1,3 a 1,7 metros de um puxador.

KiaSportageIV-030KiaSportageIV-032KiaSportageIV-033KiaSportageIV-034

Novo motor 1.6 T-GDI

Durante o desenvolvimento do novo Kia Sportage, uma das principais preocupações do construtor foi assegurar a eficiência e a performance de condução dos diversos motores disponibilizados. Todos cumprem a mais recente norma Euro 6, o que significa emissões de escape mais limpas, ficando ainda assim a promessa por parte da marca em conseguir o desenvolvimento de blocos que permitam melhores e menores níveis de emissões. Ainda assim, surge desde já o novo motor 1.6 T-GDI (turbo com injeção direta de gasolina) pela primeira vez no Sportage, em exclusividade para a versão GT Line e oferecendo a combinação ideal entre uma performance arrojada e uma assinalável economia de combustível. A gama de motores a gasolina é assim composta pelo 1.6 GDI (com injeção direta) e pelo novíssimo 1.6 T-GDI, capazes de debitar, respectivamente, 132 cv e 177 cv, para binários de 160,8 Nm e 265 Nm.

Já em relação aos motores diesel, estes equipam a maior parte dos Sportage vendidos na Europa, o que justifica que o novo modelo continue a disponibilizar o 1.7 CRDi de 115 cv (que já vem da sua terceira geração) e um significativamente aperfeiçoado 2.0 turbodiesel disponível com duas opções de potência: 136 cv e 184 cv (com 373 Nm e 400 Nm de binário, respetivamente).

Como nota final, a referência sempre importante a algo que surge também neste novo Kia Sportage mas que está longe de ser um dado novo. Falamos do facto do novo Sportage oferecer de série a garantia já tradicional da Kia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, um argumento que continuar a ser particularmente valorizado pelos clientes do construtor sul-coreano e que este mantém também neste seu SUV agora renovado na quarta geração.

Conheça aqui as características técnicas do novo Kia Sportage agora lançado para a quarta geração, e consulte abaixo os alinhamentos relativos aos motores, versões e preços a serem praticados para o mercado português pela Kia para a comercialização desta nova proposta.

texto e fotos: Jorge Reis (em Barcelona a convite da Kia Portugal) 

KiaSportageIV-031KiaSportageIV-035KiaSportageIV-037KiaSportageIV-009KiaSportageIV-015KiaSportageIV-016KiaSportageIV-022KiaSportageIV-027

Pin It