PEUGEOT 208 1502PC002O novo Peugeot 208, apresentado recentemente na Áustria onde o LusoMotores se deslocou para tomar contacto com esta proposta gaulesa, já está disponível para o mercado luso , isto depois de ter sido apresentado em fim-de-semana de portas abertas pela rede de concessionários da marca do Leão de norte a sul do país. O próprio construtor aponta esta nova proposta como um "concentrado de energia" e a verdade é que essa é uma excelente definição de um modelo que, apontado ao segmento B, com uma vocação urbana, permite a raça do leão num momento em que a marca assume uma ambição de crescimento justificada pela qualidade dos seus modelos.

Na verdade, não se poderá dizer que o novo Peugeot 208 reúna em si mesmo grandes mudanças ao nível do design exterior, tendo preferido a Peugeot apostar na máxima segundo a qual "em equipa que ganha não se mexe", ou pelo menos, diremos nós, mexe-se pouco. Assim, foi mantido o estilo desportivo neste modelo, aprimorado com cores inéditas - a aposta nas cores "mate" é uma novidade no segmento - e novos conteúdos de personalização. Depois, a Peugeot apostou sim no equipamento tecnológico a bordo e, principalmente, nas novas motorizações PureTech e BlueHDi, em ambos os casos a adoptarem as mais recentes evoluções Euro 6. A oferta completa-se com as versões GT Line e GTi, sublinhando a subida em gama da marca.

Actor incontornável de um segmento estratégico, com mais de 5.300 unidades vendidas em Portugal em 3 anos, que equivalem a 13,4% do mercado das Berlinas do segmento B, o Peugeot 208 surge assim numa nova geração em que houve o cuidado de inovar ao nível do estilo, sem permitir grandes desvios ao rumo de sucesso que o modelo tem vindo a trilhar desde o seu lançamento, há três anos, quando começou por ser considerado uma berlina urbana com uma forte personalidade, bem de acordo com os valores da Peugeot.

PEUGEOT 208 1502PC001PEUGEOT 208 1502PC005

Na secção dianteira, a grelha surge agora com maiores dimensões e limitada por um friso cromado mais espesso, totalmente integrada no conjunto. Numa primeira impressão dir-se-ia que este Peugeot 208 é agora mais largo, uma sensação permitida pela marcação cromada a quente da nova grelha "Equalizer" que permite um efeito 3D inédito. A assinatura luminosa em LED completa a imagem agora renovada através dos novos conjuntos ópticos de série a partir do nível de equipamento Active.

Em termos práticos, as proporções e o estilo do Pegeot 208 foram mantidos, tendo ainda assim este modelo recebido um "upgrade" em termos de equipamento que faz toda a diferença. Novos conjuntos pneu/jante para a totalidade da gama, desde os embelezadores de 15” Niobium às jantes de 17” Carbone com aspecto “Storm Mat” do Peugeot 208 GTi, passando pelas novas jantes em alumínio de 16” Titane reforçam assim o lado simultaneamente chic e desportivo do modelo. À retaguarda, os farolins e as suas novas garras 3D em LED permitem igualmente uma assinatura própria, bem identificativa do estilo Peugeot.

Interior com qualidade e conforto

Já no habitáculo encontramos o Peugeot i-Cockpit, o posto de condução inovador composto pelo volante compacto, um painel de instrumentos elevado e um ecrân táctil de sete polegadas (7"), através do qual é possível um acesso intuitivo às diferentes funções do veículo (rádio, navegação, telefone, computador de bordo), permitindo ainda várias soluções de conectividade, seja através das ligações Bluetooth e USB, seja ainda pelo replicar do ecrã do smartphone permitido pelo novo sistema MirrorScreen para um pleno aproveitamento das suas aplicações.

Este conceito i-Cockpit foi inaugurado em 2012, permitindo uma condução estimulante, incisiva e segura, conceito entretanto retomado depois nos Peugeot 2008 e 308. O volante compacto torna o veículo ágil e ultramaneável em condições urbanas e permite prazer de condução acrescido, apresentando-agora este volante revestido a couro liso desde o nível Allure. O topo do painel de bordo, com revestimento térmico em qualquer dos níveis de equipamento, integra novos acabamentos nos níveis superiores, permitindo um toque suave integrado num painel de bordo de qualidade elevada.

PEUGEOT 208 2015 351 FRPEUGEOT 208 2015 365 FR

Ainda a bordo do novo Peugeot 208 damos conta rapidamente de um ambiente luminoso envolvente, permitido pela cor branca utilizada na instrumentação, nos seus ponteiros e no conjunto dos comandos, qualquer que seja o nível de equipamento. As lâmpadas do tecto em LED e as guias luminosas azuis, associadas ao tecto panorâmico em vidro, participam no conjunto deste ambiente tecnológico, sereno e refinado.

Ainda no habitáculo e em termos de equipamento, o novo Peugeot 208 surge como uma das raras berlinas do segmento a propor em opção o sistema Park Assist, de ajuda activa ao estacionamento, permitindo o estacionamento automático em linha e a saída do mesmo. Outros items como o Active City Brake e a Câmara de Visão Traseira estão igualmente disponívels num modelo automóvel que pretende permitir uma utilização o mais "friendly" possível, para uma condução agradável e até mesmo viciante de tão positiva que se mostra capaz.

Quem pretender apostar neste Peugeot 208 conseguindo ainda assim uma gama mais elevada é possível a opção pelo GT Line, uma variante que adopta atributos estéticos da sua emblemática e desportiva versão GTi, esta agora capaz de debitar 208 cv de potência.

PEUGEOT 208 2015 225 FRPEUGEOT 208 2015 420 FR

Notáveis prestações dinâmicas

Ultrapassadas as impressões permitidas pela análise em situação estática do veículo, é tempo de activar a ignição e escutar o trabalhar dos novos motores a gasolina (PureTech e THP) e Diesel (BlueHDi) de última geração, com emissões a partir de 87g/km de CO2, todos eles capazes de responder aos requisitos impostos pela norma Euro 6. Daquilo que o LusoMotores pôde verificar durante a apresentação dinâmica deste modelo por estradas austríacas, as suas prestações são particularmente agradáveis, permitindo um efectivo prazer de condução, permitindo perante qualquer encadeado de curvas um sorriso por parte de quem for sentado ao volante.

Em face das suas  dimensões compactas, da sua leveza, da aerodinâmica e do agradável pisar na estrada, a sensação passada para o condutor é particularmente agradável, permitindo o devorar de quilómetros sem cansaço nem fadiga. O novo Peugeot beneficia ainda da nova caixa de velocidades automática de seis relações EAT6 (Efficient Automatic Transmission 6), sendo proposto para o mercado português num total de sete motorizações, quatro das quais a gasolina (PureTech e THP), com potências entre os 68 cv e os 208 cv (208 GTI), e ainda três Diesel (BlueHDi), com potências entre os 75 cv e os 120 cv (GT Line). Estes blocos surgem associados a transmissões manuais de 5 e 6 velocidades e automáticas de 6 velocidades (EAT6), todas elas de última geração e amigas do ambiente.

Relativamente aos motores a gasolina (PureTech) de três cilindros, e depois do lançamento das versões atmosféricas 1.0 PureTech 68 e 1.2 PureTech 82, esta família de motores PureTech viu-se enriquecida com a versão turbo 1.2 PureTech 110 S&S, um bloco modular e compacto, dotado de uma injecção directa de alta pressão (200 bar) e de um turbo de nova geração de alto rendimento (rodando a cerca de 240.000 rpm). Quando associado a uma caixa de velocidades manual de cinco relações, alcança emissões particularmente contidas, de 103 g/km de CO2.

PEUGEOT 208GTLine 1502PC001PEUGEOT 208 2015 640 FR

Nos níveis Allure e GT Line, este motor surge também associado à nova caixa de velocidades automática EAT6. Construída pela AISIN, esta nova caixa de velocidades automática dispõe da tecnologia Quickshift, permitindo passagens de caixa mais rápidas, garantindo sempre uma excelente fluidez e uma agradabilidade de utilização de elevado nível. 

A gama a gasolina do novo 208 declina-se nas seguintes versões:

. 1.0 PureTech 68 cv, caixa manual de 5 velocidades; 102 g/km;
. 1.2 PureTech 82 cv, caixa manual de 5 velocidades; 104 g/km;
. 1.2 PureTech 110 cv S&S, caixa manual de 5 velocidades; 103 g/km;
. 1.2 PureTech 110 cv S&S EAT6, caixa automática de 6 velocidades; 104 g/km;
. 1.6 THP 208 cv S&S, caixa manual de 6 velocidades; 125 g/km (no 208 GTi).

Já em relação aos motores Diesel (BlueHDi), associam o melhor do Diesel às emissões de CO2 e de consumo de combustível, apostando no sistema Stop&Start com sistema de arranque reforçado em todas as variantes de motor à excepção da versão de entrada de gama, de 75 cv. É assim possível, neste caso, encontrar três variantes para o mesmo motor:

. 1.6 BlueHDi 75, associado a uma caixa manual de 5 velocidades; 90 g/km de CO2;
. 1.6L BlueHDi 100 S&S, associado a uma caixa manual de 5 velocidades; 87 g/km de CO2;
. 1.6 BlueHDi 120 S&S, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, que não emite mais do que 94 g/km de CO2.

Para além das diferentes motorizações, a gama no novo Peugeot 208 continuará a ser constituída por três níveis de equipamento principais: Access, Active e Allure. Além destes, o novo novo modelo da marca do Leão será igualmente proposto em dois níveis de equipamento mais avançados e mais desportivos - GT Line e GTi -, associados às motorizações mais potentes e desportivas e uma imagem também mais musculada e atractiva.

PEUGEOT 208 2015 357 FRPEUGEOT 208 2015 358 FR

Assim, para o nível Access, estamos perante o nível de entrada na gama no qual, e face à anterior geração, passa a contar, desde logo, com equipamentos de série como o Cruise Control com Programação e os faróis traseiros em LED. Já no nível Active, integra de série as luzes diurnas em LED, acrescentando ainda às versões Access vários equipamentos de série como o ar condicionado manual, banco traseiro rebatível (1/3 – 2/3), puxadores das portas e retrovisores na cor da carroçaria, ecrã "touch screen" de sete polegadas (7’’) com seis altifalantes, tomada USB e jack, bluetooth e comandos sob o volante, e ainda vidros dianteiros eléctricos, com abertura sequencial e sistema anti-entalamento do lado do condutor.

Por fim, há espaço ainda para o nível Allure, o nível de equipamento mais elevado na gama standard do Peugeot 208, acrescentando face ao nível Active elementos de série como o ar condicionado automático bi-zona, faróis de nevoeiro com função de "cornering", jantes de liga leve de 16" Titane Cinzento Hephaïs, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, retrovisores exteriores rebatíveis electricamente, ecrã "touch screen" de sete polegadas (7") com seis altifalantes, tomada USB e jack, bluetooth e pacote WiFi/MirrorScreen e comandos sob o volante. Apresenta ainda esta versão o volante em couro perfurado e vidros traseiros eléctricos, naturalmente na variante de carroçaria de cinco portas.

Pack Sport no lançamento

Durante o período de lançamento deste novo Peugeot 208, a marca do Leão disponibiliza ainda um Pack Sport como oferta de lançamento no nível Active através do qual é permitido o acesso a jantes de liga leve de 15 polegadas Azote, faróis de nevoeiro, volante em couro, vidros laterais e óculo traseiro escurecidos.

Existem ainda em complemento uma dezena de packs de conteúdos, disponíveis de série ou em opção conforme os níveis de equipamento, que ajudam a personalizar ainda mais esta nova proposta, acrescentando novas tecnologias de segurança, ajudas à condução e conforto a bordo.

PEUGEOT 208 2015 438 FRPEUGEOT 208 2015 439 FR

Além disso, promovendo a filosofia de “um carro à medida do cliente”, o novo Peugeot 208 passará também a ser proposto com dois packs de personalização, exterior e interior, ambos opcionais.

Nota final para os preços do novo Peugeot 208 disponível nas silhuetas de 3 e 5 portas, com valores entre os 13.640 euros (208 Access 3P 1.0 Puretech 68) e os 22.420 euros (208 Allure 5P 1.6 BlueHDi 100), de acordo com a tabela que lhe deixamos em rodapé. Conheça ainda nesse mesmo documento oficial da Peugeot os valores permitidos para as versões GT Line e GTI, aqui com valores entre os 20.550 euros (208 GT Line 3P 1.2 Puretech 110) e os 25.780 euros (208 GTI 1.6 e-THP 208).

Tabelas de preços e equipamentos (aceda aqui)...

http://www.youtube.com/watch?v=S1loX4ct2iI

Pin It