MazdaCX3-01Foi apresentado esta terça-feira em Lisboa aos jornalistas que trabalham o sector automóvel o novo Mazda CX3, um pequeno SUV compacto que chega claramente para vencer! Apontado ao coração de um segmento cada vez mais importante no mercado europeu e particularmente em Portugal, de algum modo criado pela Nissan quando lançou o pequeno Juke e no qual marcam pontos hoje outras propostas como o 2008 da Peugeot ou o Captur da Renault, este novo Mazda CX3 apresenta linhas particularmente agradáveis, um motor diesel 1.5 Skyactiv-D de 105cv ajustado às preferências do mercado e com prestações que, pelo menos a julgar pelo pequeno teste que o LusoMotores efectuou deste já, tem tudo para vencer, e isto tudo com preços a começar nos 22.970 euros, sendo que por cerca dos 25 mil euros será possível encontrar uma versão com um elevado nível de equipamento.

A partir da Praça do Comércio, o coração da baixa pombalina da cidade de Lisboa, pudemos então avançar para meia-centena de quilómetros com esta nova proposta da Mazda, um modelo relativamente ao qual os responsáveis da marca para o mercado luso acreditam que poderão conseguir volumes de vendas de 500 unidades num ano completo de vendas, tendo em conta que a comercialização começa desde já na rede de concessionários da marca.

Refira-se que o valor do meio milhar de unidades, apontado como objectivo de vendas, poderá mesmo ser ultrapassado caso este CX2 venha a conseguir, proporcionalmente, níveis de aceitação junto do público como já outras propostas da marca conseguiram no passado, nomeadamente o Mazda6, o roadster MX5 ou mais recentemente o SUV que lhe surge imediatamente "acima" em termos de tamanho, o Mazda CX5.

MazdaCX3-02MazdaCX3-03

Nos próximos dias iremos aqui dar conta de mais algumas características deste modelo, ficando para já a boa impressão que o mesmo deixou, quer pelas linhas de design particularmente agradáveis, quer também devido à prestação dinâmica do motor 1.5 Skyactiv-D de 105cv, um bloco que em breve poderá ser encontrado também em outras propostas da marca como o Mazda2.

Sobre este motor e apenas no que diz respeito a este crossover CX3, será possível encontrá-lo aqui associado, entre outras, a uma transmissão AWD i-Activ, fazendo com que o novo Mazda CX-3 cumpra com todas as promessas, em ambiente urbano, auto-estrada ou traçados mais degradados.

Em termos de valores de prestações dinâmicas associados às várias conjugações mecânicas – motor de 1,5 litros, transmissão manual ou automática e tracção a duas ou quatro rodas –, o novo Mazda CX-3 alcança a potência de 105cv às 4.000 rpm e um binário máximo de 270 Nm, disponível no intervalo entre as 1600 e as 2500 rpm. Os consumos médios de gasóleo, segundo as indicações do construtor, iniciam-se nos 4,0 l/100 km com emissões médias de CO2 nos 105 g/km.

texto e fotos: Jorge Reis

MazdaCX3-05MazdaCX3-04MazdaCX3-06MazdaCX3-07MazdaCX3-08

Pin It