CLA200CDI-10A proposta que lhe apresentamos hoje para um ensaio dinâmico chega-nos da Mercedes-Benz e surge como o mais recente caso de popularidade da marca germânica, o CLA 200 CDI. Na verdade, até há pouco tempo atrás, falar de Mercedes e, em simultâneo, de popularidade, era abordar conceitos e realidades praticamente incompatíveis, principalmente porque o preço dos modelos da marca da estrela não permitiam grandes popularidades efectivas. Agora, porém, este Mercedes CLA, tal como o Classe ou novíssimo GLA, modelos que a Mercedes coloca dentro do segmento dos compactos, apresentam preços particularmente competitivos, dispostos a democratizar o acesso a esta marca premium ainda para muitos tida como uma marca de sonho.

Curiosamente, quando saímos para a estrada com este Mercedes CLA 200 CDI, uma das primeiras questões que nos colocaram teve a ver com o preço deste modelo, disponível a partir dos 39.500 euros, valor que relativamente à unidade testada sobe para os 46.496 euros por via, também, da presença do pack “Urban” através do qual chega até ao CLA as jantes de 18 polegadas com pneus 225/40 e os interiores forrados em cinzento claro. Aliás, e por falar em interiores e no equipamento, o ar condicionado manual e o ecrã fixo sem a cada vez mais comum funçãoo “touch screen” são questões que poderão no futuro ser melhoradas, até para permitir uma utilização mais “friendly” e prática por parte de quem conduz. Não se pense ainda assim que o condutor vai ter muito que dizer de negativo deste Mercedes-Benz CLA 200 CDI já que, ao volante, a posição de condução é excelente, certamente de referência na marca e no respectivo segmento.

A caixa manual no CLA 200 DCI – a opção pela transmissão automática, sendo possível, custa num acréscimo ao preço final de mais 2.000 euros – surge precisa e agradável na condução, com relações correctas a ajudarem o condutor a tirar o melhor prazer das viagens, sejam estas mais curtas em circuito urbano ou de maior distância em estrada, em qualquer dos casos servido pelo bloco 1.8 de 136 cv de potência que se revelou sempre generoso e elástico quando necessário. Sobre este motor, aliás, o construtor avança com promessas de consumos abaixo dos 4 litros/100 km em estrada, um valor que naturalmente nunca conseguimos atingir, nem andar lá perto, isto porque o melhor que fizemos durante mais de meia centena de quilómetros foram 6,6 litros/100 km em circuito combinado, um valor ainda assim perfeitamente aceitável se pensarmos que o nosso pé direito no acelerador, e o “apelo” deste agradável CLA, dificilmente nos deixaram pensar em poupanças no consumo.

CLA200CDI-11

Notas a retirar do ensaio, para além do conforto deste CLA, a fazer-nos pensar por instantes que estamos em modelos de outro escalão deste mesmo construtor, vão também para a insonorização do habitáculo, algo que se apresenta mesmo como “traiçoeiro” já que facilmente somos levados a conduzir a velocidades acima do recomendado e praticamente sem nos darmos por isso. Depois, em estradas menos cuidadas, ou perante as cada vez mais omnipresentes “bandas sonoras” das nossas localidades, a suspensão “esquece-se” por vezes de conseguir a melhor absorção, ainda que nem por isso deixa de responder a preceito mantendo o conforto acima da média.

Prazer de condução num carro em que a eficácia e precisão das trajectórias são assinaláveis, conforto a bordo do habitáculo para qualquer um dos cinco passageiros – atenção a quem se sentar no banco traseiro no momento da entrada no veículo em face da linha do tejadilho particularmente baixa –, o preço que coloca esta proposta francamente concorrencial e, porque não admiti-lo, o “status” que permite e que muitos procuram pelo facto de ser um modelo “premium” a bater-se com outros tidos como “inferiores”, tudo junto constitui um “pack” de razões que justificam o enorme sucesso que este Mercedes-Benz CLA tem granjeado entre o público. Nós percebemos o porquê de tal sucesso!

ensaio: Jorge Reis

CLA200CDI-01

Modelo - Mercedes-Benz CLA 200 CDI Ficha Técnica
Motor Quatro cilindros em linha 
Cilindrada 1796 cc 
Transmissão Manual de seis velocidades 
Tracção Dianteira 
Peso 1480 kg 
Potência 136 cv  
Binário 300 Nm às 1600 rpm 
0-100 Km/H 9,4 s 
Velocidade Máxima 220 km/h 
Consumo (estrada/combinado/cidade) 3,8/4,4/5,5 litros/100 km 
Preço (unidade testada)  46.496 euros

CLA200CDI-03CLA200CDI-02

Pin It