MercedesE350-Station9GT-07Num ameno fim de tarde entre amigos à mesa de um café, alguém se aproxima e pergunta se algum dos cinco que ali estávamos tínhamos deixado lá fora um carro mal estacionado. Os meus amigos, que vêem já como normal o facto de andar muitas vezes com carros diferentes, olham de imediato para mim por não saberem se seria meu, mas eu nem reagi. Afinal, para além de ter estacionado bem o veículo que ali me levara, eu tinha deixado lá fora muito mais do que um mero “carro”, definição muito escassa para a Mercedes-Benz Classe E 350 Bluetec Station, equipada com uma caixa de velocidades 9G-Tronic, um argumento que verifiquei ter capacidade de aprimorar ainda mais um modelo que por si só é já um primor.

A bem da verdade, deixar bem estacionada esta carrinha Mercedes-Benz como eu a deixei não é propriamente fácil, isto porque apenas de ser fácil de manobrar, as suas dimensões, com quase cinco metros de automóvel – 4905 mm – no comprimento e à beira de dois metros de largura – 1854 mm –, obrigam a encontrar um espaço generoso para o respectivo estacionamento. Depois de estacionado, sair do seu interior só é fácil se a opção lá fora se apresentar de facto tentadora, isto porque o conforto no habitáculo é de tal ordem que é sempre tentador ficar a bordo, a desfrutar da excelente acústica e dos materiais de excelência com uma montagem irrepreensível. Mas os amigos merecem um pouco mais, e a única vantagem de juntar o útil ao agradável foi mesmo avançar com um convite para um segundo café, mas a vários quilómetros dali, para permitir uma saída para a estrada que só poderia impressionar os mais cépticos.

Impulsionado por um motor V6 de 2987cc de cilindrada, capaz de debitar 252cv às 3600rpm, esta carrinha Mercedes-Benz facilmente devora quilómetros, fazendo esquecer as quase duas toneladas de peso (1955 kg), num veículo que o construtor diz ser capaz de rodar a 250 km/h para uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em rápidos 6,9 segundos. O consumo, ainda de acordo com os dados do construtor germânico, oscila entre os 4,9 e os 6,8 l/100km conforme o percurso seja em estrada ou em cidade, havendo ainda a indicação de poder consumir 5,7 litros para cada centena de quilómetros em circuito combinado. Pessoalmente, nunca consegui baixar dos 7,2 litros de combustível a cada cem quilómetros em percursos combinados, um valor que se aceita com agrado se pensarmos que os valores anunciados só fazem sentido para condições ideais, sempre impossíveis de conseguir em situações reais.

MercedesE350-Station9GT-C1

Nas dezenas de quilómetros percorridos com os amigos que partilharam este ensaio até ao café seguinte naquela tarde soalheira à beira Tejo, houve algumas certezas que ficaram assimiladas por todos, desde o já referido conforto, até ao espaço para cinco adultos sem que ninguém tenha que ir ao colo do vizinho do lado, nomeadamente no banco traseiro, nem tão pouco tenha que “enfiar” os joelhos nas costas de quem viaja nos bancos da frente, seja o condutor ou o “pendura” mais alto do que média dos portugueses.

Para o café ninguém precisou de transportar bagagem, mas um dos amigos, completamente fã pelo golfe, rapidamente fez contas à capacidade da bagageira, para o transporte dos 600 aos 1885 litros, no intuído de saber quantos sacos de golfe ali poderia transportar. Com um rolamento suave, apoiado pela caixa de velocidades 9G-Tronic lançada pela Mercedes para combater a caixa automática ZF usada por concorrentes como a Audi, BMW, Jaguar ou Porsche, entre tantos outros, esta Station da marca da estrela apaixonou os amigos, que rapidamente quiseram combinar novo café, mas agora se possível no Algarve ou no Gerês e com uma duração de um fim-de-semana.

MercedesE350-Station9GT-C2

Aqui, porém, a resposta a tal solicitação foi apenas um sorriso porque esse passeio já estava previsto sim, mas desta feita com a família no lugar dos amigos. Afinal, capaz de ser um parceiro de negócios para quem transforma o seu automóvel no melhor escritório, este Mercedes-Benz Classe E 350 Bluetec Station equipado com a caixa 9G-Tronic, capaz de ser gerida através das patilhas no volante nos modos Manual, Confort e Sport, é também um veículo vocação claramente familiar e a viagem até ao sul do país, agendada para o fim-de-semana, não deixaria de ser feita, mas com os miúdos a tirarem o melhor partido da tranquilidade a bordo para um sono retemperador até ao sol algarvio.

ensaio: Jorge Reis

MercedesE350-Station9GT-05

Modelo - Mercedes-Benz Classe E 350 Ficha Técnica
Motor V6 
Cilindrada 2987 cc 
Transmissão Automática de 9 relações 
Tracção Traseira 
Peso 1955 kg 
Potência 252 cv/3600 rpm 
Binário 620 Nm/1600-2400 rpm 
0-100 Km/H 6,9 s 
Velocidade Máxima 250 km/h 
Consumo (estrada/misto/cidade) 4,9/5,7/6,8 l/100 km 
Preço (unidade testada) 101.230 euros 
MercedesE350-Station9GT-13MercedesE350-Station9GT-08MercedesE350-Station9GT-14
Pin It