×

Mensagem

Failed loading XML...

MercedesGLA-LM02Construído com base na plataforma do Classe A, este SUV ou Crossover da Mercedes-Benz eleva o patamar de um familiar, que também é, ao nível de um automóvel aventureiro e radical , sem nunca despir o “fato de executivo”. Nascido a partir do estirador onde o desenho original era o bem mais tranquilo e já referido Classe A, este GLA, que pudemos testar na versão 220 CDI, equipado com a tecnologia 4Matic, que lhe permite tracção integral e que faz toda a diferença, revelou-se multifacetado e polivalente, afinal como se espera de um SUV dos tempos modernos.

Ao longo das várias centenas de quilómetros que fizemos ao volante deste Mercedes-Benz GLA fomos conhecendo um estradista ímpar, veloz e com um conforto de utilização sempre presente, mas também um citadino agradável, capaz de se mover por entre o trânsito da urbe com a agilidade própria de quem apresenta uma direcção precisa e eficaz, apresentando-se ainda como um aventureiro disponível, capaz de enfrentar quase todos os obstáculos, mesmo aqueles que à partida pareceriam pouco recomendáveis a um modelo com uma altura ao solo particularmente reduzida. Recorrendo ao pacote “off-road”, este GLA consegue mais 30 milímetros de distância ao solo, algo que se revela de importância fulcral quando a opção passa por esquecer as estradas convencionais.

Num segmento em que o “campeão” vem do país do sol nascente, apelidado de Qashqai, num patamar inferior de preço mas também de oferta, a aposta no GLA resulta da vontade de ter mais, mas principalmente da possibilidade de ir mais longe em qualidade de materiais, níveis de equipamento e, porque não admiti-lo, no estatuto permitido, nomeadamente por este GLA 4MATIC, a melhor oferta no modelo apenas superada pela versão AMG, esta ainda para voos mais elevados. Deixando a impressão que mantemos fato e gravata quando lá fora a poeira ou a lama compõem o cenário, o GLA responde a preceito, como um aristocrata de sangue azul entre plebeus, mas capaz de se revelar tão aventureiro quanto estes.

MercedesGLA-LM12

Com uma imagem alinhada com os modelos contemporâneos da marca alemã, onde a grelha recebe a possante estrela de três pontas da Mercedes-Benz em claro destaque, enquadrada por um conjunto óptico capaz de uma iluminação irrepreensível, só mesmo a altura ao solo começou por deixar algumas dúvidas quanto à capacidade do GLA nos levar para fora de estrada. Porém, quando testado, e sem se tratar de um trialeiro, naturalmente, até porque não será isso que se pretende de um SUV compacto, este Mercedes-Benz enfrentou estradões por vezes menos simpáticos com o mesma tranquilidade com que antes rodara em auto-estrada.

Sem pneu suplente...

A bordo do Mercedes-Benz GLA, e recordando uma vez mais que estamos perante um “desenvolvimento” do Classe A, o modelo mais pequeno da gama da marca, acaba por ser normal que o espaço não seja propriamente de referência. Ainda assim, alguma alterações na estrutura permitem uma altura maior ao tejadilho para quem viaja no banco traseiro, num automóvel que permite uma bagageira com 421 litros, onde não há espaço à presença de pneu suplente, algo que nem sempre permite grande tranquilidade quando se arrisca a saídas de estrada. Aliás, já que falamos em pneus, e caso precise de pedir que lhe tragam um ou outro pneu para uma reposição inesperada, não perderá nada em saber as medidas destes no Mercedes-Benz GLA: 215/60 R 17 96V.

MercedesGLA-LM07

Permitindo encontrar rapidamente a melhor posição de condução, apostando na regulação da posição do banco, do volante ou de ambos, o Mercedes-Benz GLA oferece todas as informações de uma forma particularmente ergonómica, apoiadas pelo comando situado na consola central entre os bancos, tudo no sentido de que a informação esteja disponível sem desviar as atenções da estrada, permitindo ainda este modelo que o controlo das diversas operações inerentes à condução sejam feitas de forma fácil e intuitiva.

Juntando aos factores referidos atrás materiais nobres e uma montagem naturalmente de nível premium, com uma insonorização assinalável, num veículo em que o baixo centro de gravidade evita grandes oscilações mesmo em condições de condução mais extremas, fica evidente uma vez mais a capacidade deste Mercedes-Benz GLA em permitir viagens plenas de conforto para condutor e passageiros. É claro que a ajudar a tudo isto, no caso da versão 220 CDI 4MATIC, está o motor diesel de 2143 cc capaz de debitar uma potência máxima de 170 cv e um binário de 350 Nm entre as 1400 e as 3400 rpm.

À beira dos 50 mil euros

Perante o anúncio do construtor de um consumo em circuito combinado, de estrada e citada, na ordem dos 5,1 litros a cada 100 quilómetros, o ensaio do LusoMotores apontou para valores um pouco mais elevados, na ordem dos 6,5 litros, um valor ainda assim aceitável, nomeadamente se nos lembrarmos que nem sempre é fácil manter o pé direito mais leve sobre o acelerador face à condução agradável que este SUV germânico permite.

MercedesGLA-LM06

Com um preço de 49.950 euros para a versão testada pelo LusoMotores, surge uma oferta de um modelo com caixa de velocidades automática de dupla embraiagem 7G-DCT, num automóvel capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,3 segundos, com uma velocidade máxima de 215 km/h, números que rapidamente se esquecem quando se desfruta da boa visibilidade interior para a estrada mais ou curvilínea, seja plana ou com um relevo mais desafiante. Nessa altura, a aposta passa por agarrar o volante deste Mercedes-Benz GLA, esquecer a caixa automática e apostar no comando permitido pelas patilhas no volante, chamando a nós o domínio dos acontecimentos e avançando para a aventura, com o mesmo automóvel que no dia seguinte nos levará para o escritório ou ajudará a deixar as crianças na escola. Afinal, as obrigações chegam sempre depois da aventura, como do nosso lado fomos obrigados a devolver este SUV compacto após os dias de ensaio dinâmico. Fizemo-lo... mas tivemos pena!

texto e fotos: Jorge Reis/LusoMotores

MercedesGLA-LM09

Modelo - Mercedes-Benz GLA Ficha Técnica
Versão GLA 4MATIC 220 CDI 
Cilindrada 2143 cc 
Transmissão Caixa automática de dupla embraiagem 7G-DCT 
Tracção Integral 4MATIC 
Peso 1.595 kg 
Potência 170 cv 
Binário 350 Nm (1400 - 3400 rpm) 
0-100 Km/H 8,3 s 
Velocidade Máxima 215 km/h 
Consumo (anunciado pelo construtor) 5,1 l/100 km (circuito misto) 
Preço (unidade testada) 49.950 euros 

MercedesGLA-LM08
http://www.youtube.com/watch?v=1MNK_XTwHOk
MercedesGLA-LM11MercedesGLA-LM04MercedesGLA-LM10


Pin It