Kia-JoaoSeabra03No diálogo de João Seabra com o LusoMotores, os objectivos da Kia, o relacionamento com os clientes e o porquê de algumas apostas são os tópicos principais em redor dos quais mantivemos a conversa , num ritmo agradável, adequado, afinal, à realidade de uma marca jovem que, como o nosso interlocutor já afirmou anteriormente, está a atravessar o seu melhor momento.

Em Portugal, o momento da Kia é igualmente positivo, e o responsável máximo da marca não hesita em apontar como objectivo a pretensão de que colocar a Kia no topo, entre as 10 melhores marcas generalistas no mercado nacional. “O nosso objectivo é chegar ao ‘Top-10’ das marcas generalistas”, referiu João Seabra no momento em que abordou a realidade da marca e da sua rede de concessionários.

{play}/images/stories/podcasts/Kia-JS-2012-03.mp3{/play}
Kia-JS-2012-Vox21
Kia-JS-2012-Vox22
Kia-JS-2012-Vox23
Kia-JS-2012-Vox24
Kia-JS-2012-Vox25

A realidade particularmente positiva da Kia coloca-a como particularmente interessante para os operadores de retalho no mercado, mas entrar para o universo Kia não é uma tarefa fácil como explica o nosso interlocutor: “Estamos contentes com a nossa rede de concessionários e, tirando um caso ou outro, não há neste momento nova oportunidades, até porque nós temos uma política que passa por consolidar os parceiros que já temos hoje”.

Curiosamente, as críticas que por vezes ainda são feitas à Kia, acabam por visar muito mais a rede de concessionários do que a marca propriamente dita, algo que é visível, por exemplo, ao nível das redes sociais, onde a Kia tem uma presença permanente com uma imagem positiva, mas onde há lugar por vezes a críticas, afinal como acontece com qualquer outra marca hoje exposta naquele verdadeiro "tribunal".

João Seabra não foge às críticas, e garante que também a marca não o faz: "O nosso produto é bom e as pessoas gostam, e onde as coisas podem falhar, por vezes, é nas relações humanas. Quando é preciso consolidar uma marca, todas as areias nas engrenagens podem complicar, mas temos uma imagem positiva nas redes sociais, de uma forma que por vezes até me surpreende pois acho que já estamos muito mais à frente…"

Lado a lado com a presença oficial da Kia nas redes sociais, existe mesmo um clube de fãs da marca no universo online, o Kia Clube, que funciona como um verdadeiro clube de fãs incondicionais da marca, algo que João Seabra destaca: "Temos até clubes de fãs da Kia como se fosse a Ferrari ou Porsche. Numa marca que só em 2007 é que começou a ter carros com um design europeu, apelativo, jovem e dinâmico, ter já clubes de fãs enche-nos de satisfação!"

Todo o interesse pela marca, nomeadamente no universo online, acaba por gerar um conhecimento global da marca que depois não se reflecte naquilo que a marca oferece para o mercado nacional. Esta realidade é admitida pelo Director Geral da marca em Portugal que recorda que "em qualquer marca, o alinhamento das gamas e a aposta neste ou naquele produto depende sempre dos mercados".

"Nós gostávamos de ter tudo e principalmente gostávamos de ter mercado para poder vender tudo, mas não pode ser. A marca é uma marca global, mas o Cee’d, potr exemplo, só se vende na Europa. Há produtos que só se vendem de acordo com este ou aquele mercado. É claro que haverá sempre alguém que gostasse de ter o Cee’d na América do Sul ou o Optima em Portugal", concluiu João Seabra, deixando ainda a promessa de uma introdução do Optima entre nós de uma forma "diferente e especial".

Os próximos lançamentos da Kia em Portugal, a começar pelo novo Cee’d nas diversas variantes,a antevisão do que poderá ser o ano de 2013, nomeadamente para a Kia, e a implicação que isso terá na realidade da marca em Portugal, até em termos de recursos humanos mas também em relação à rede de retalhos, sobre a qual João Seabra acredita que poderá haver mexidas significativas, não só para a Kia mas para todas as marcas, foram os temas abordados no último bloco da entrevista do Director Geral da Kia Portugal ao LusoMotores a publicar aqui esta sexta-feira.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A entrevista de João Seabra para o LusoMotores, aqui publicada num terceiro de quatro blocos cuja divulgação começou esta terça-feira, será publicada no próximo sábado em versão integral.

Pin It