Apresentada nova rede de oficinas multimarca Top CarFoi divulgada inicialmente na página do LusoMotores no facebook, através de posts colocados no preciso momento em que estava a ser apresentado o seu primeiro espaço profissional, a rede de oficinas multimarcas Top Car. Sobre ela demos conta exactamente daquela apresentação em notícia do LusoMotores no passado dia 11 do corrente mês de Outubro, e isso permitiu o mote para uma pequena conversa com Margarida Pina, responsável no Grupo Auto Sueco pelo negócio de peças de aftermarket de ligeiros que surge agora também ligada a este novo conceito de oficinas de reparação automóvel.

O conceito Top Car chega agora a Portugal, devidamente adaptado à realidade do mercado nacional, isto depois de estar já implementado em mais 14 países. Como objectivo, e de acordo com o diálogo mantido com Margarida Pina, que pode aqui escutar na íntegra, pretende “criar um novo paradigma na rede de oficinas multimarca em Portugal”. Estamos assim perante “uma rede independente, cujas oficinas são empresas e entidades autónomas, com elevados níveis nos respectivos padrões de qualidade”.

É assim adoptado nesta rede de oficinas um conceito único para espaços comerciais já existentes, tal como nos explicou Margarida Pina: “Todas as oficinas da rede Top Car são oficinas que já operam no mercado, excelentes empresas que foram escolhidas de acordo com critérios quantitativos, mas, mais importante, de acordo com critérios qualitativos muito rigorosos, relativamente a aspectos como a seriedade, credibilidade e visão de longo prazo dos seus responsáveis”.

A rede Top Car, que resulta de um “embandeiramento”de espaços já existentes, acaba assim por permitir o aparecimento de uma marca, algo que poderá ser considerado como um risco tendo em conta a realidade do sector automóvel em Portugal, mas que Margarida Pina garante ser antes visto como o aproveitar de uma oportunidade: “Nós consideramos que o momento é propício, e isto porque as empresas, de forma isolada, não conseguem ter o nível de investimento que é conseguido numa rede com serviços partilhados”.

LM-SoundWave
{play}/images/stories/podcasts/TopCar11.mp3{/play}
- Oiça aqui toda a entrevista

“Nós consideramos que, hoje em dia, as ideias estão a mudar e uma oficina multimarca, se os seus responsáveis tiverem uma visão de médio e longo prazo, terá que se associar a outras, pois só assim poderá conseguir economias de escala e acesso a plataformas actualmente existentes de informação actualizada e de assistência técnica e outros mecanismos de fidelização do cliente”, defende esta responsável na Auto Sueco.

Em termos práticos, estamos assim perante uma rede com 11 espaços no momento do lançamento, que rapidamente deverão crescer para um total de 20 até ao final do ano. Depois, no praz de dois anos, a rede Top Car deverá estar consolidada com 120 oficinas, um número considerado como o ideal para uma correcta cobertura do território de Portugal continental e ilhas.

Garantia nacional de serviço em qualquer oficina Top Car, condições de pagamento faseadas, revisões sem perda da garantia do fabricante e orçamentos gratuitos são alguns exemplos de serviços diferenciadores que serão disponibilizados por uma rede que garante uma criteriosa selecção das oficinas aderentes.

Entrevista: Jorge Reis

Pin It