Pela primeira vez na história desta iniciativa promovida pela LeasePlan que leva já 19 edições, o Prémio Carro Frota do Ano foi atribuído este ano a um veículo 100% elétrico, o Renault Mégane E-Tech 130 Cv, modelo que garantiu igualmente a vitória na categoria de “Pequeno Familiar”.

Este troféu, atribuído pela LeasePlan, líder nacional no mercado de car-as-a-service e soluções de mobilidade, foi entregue esta quarta-feira durante um evento em que foram revelados os modelos vencedores da 19ª Edição do Carro Frota do Ano em quatro categorias, e o Carro Frota do Ano, com a escolha aqui a recair pela primeira vez num carro 100% elétrico, uma distinção que reforça a importância que os elétricos têm ganho no mercado automóvel em Portugal, com cada vez mais clientes a reconhecerem mais valias nas soluções de mobilidade sustentável.

Megane CarroFrota2023 068

RicardoSilva Renault 0951

A iniciativa contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, responsáveis das marcas em concurso e um painel de jurados. O Carro Frota tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2023. À semelhança do ano anterior, foram testadas quatro motorizações: PHEV, Gasolina, Diesel e Elétrico, num painel de quatro categorias: “Pequeno Familiar”, “Médio Familiar”, “Utilitário SUV”, e “SUV Médio”.

Na Categoria Pequeno familiar, o vencedor foi o Renault Mégane E-Tech 130 Cv que competiu com o BMW 116 d Line Luxury 116 Cv e o Mercedes-Benz Classe A 250 e 1.3 218 Cv. O design exterior, visibilidade do condutor e o conforto da suspensão foram os fatores que estiveram na base da conquista de primeiro da categoria. Já na categoria Médio Familiar o destaque foi para o vencedor BMW I4 eDrive40 340 Cv que se superiorizou aos modelos Mercebes-Benz  Classe C Station 200 d 2.0 163 Cv e Volvo V60 2.0 T6 AWD TE Essential 2.0 350 Cv. Visibilidade do condutor, infotainment intuitivo e conectividade e a acessibilidade dos lugares e bagageira foram os aspetos que mais se destacaram para a vitória deste modelo na sua categoria.

SeatArona CarroFrota2023 060

JoaoBorrego Seat 0884

O Seat Arona 1.0 TSI 110 Cv venceu na categoria Utilitário SUV, destacando-se nos fatores visibilidade do condutor, facilidade e posição de condução e direção. A competição estiveram também os modelos Opel Mokka-e Edition 136 Cv e o Peugeot 2008 1.5 BlueHDi 130 Cv. Por fim, a vitória na categoria de SUV Médio coube ao VW ID.4 Pro Performance 204 Cv, que se superiorizou à concorrência do Cupra Formentor 2.0 TDI 150 Cv e do Volvo XC40 1.5 T4 PHEV Essential 211 Cv. A distinção foi atribuída após o destaque do modelo em fatores como a caixa de velocidades, conforto da suspensão / pisar da estrada e direção.

António Oliveira Martins, Country Managing Director da LeasePlan em Portugal, sobre os resultados de mais esta edição do Carro Frota, assumiu o entusiasmo sentido por estar a ser distinguido um veículo 100% elétrico: “É com entusiasmo que assistimos à eleição do primeiro carro frota 100% elétrico na história dos prémios Carro Frota, uma distinção que a LeasePlan atribui há 20 anos com base em critérios da máxima independência e rigor. É uma demonstração evidente de que os clientes reconhecem as mais valias dos veículos elétricos e que já existem modelos capazes de corresponder às suas necessidades do dia-a-dia. Acredito que este é mais um passo importante que damos rumo às zero emissões da Frota LeasePlan e espero que esta seja a primeira de muitas atribuições do prémio Carro Frota a um veículo elétrico.”

VWID4 CarroFrota2023 054 004

FilipeNeves VW 0913

A seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota, composta por 12 finalistas, foi realizada tendo em conta as vendas, encomendas e entregas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel (ACAP) e o TCO (Total Cost of Ownership), considerando que a LeasePlan gere mais de 10.000 Clientes e tem 114 mil veículos sob gestão dos quais 60 mil são em renting de sua propriedade. Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.

A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 15 Clientes frotistas, empresas nacionais e multinacionais, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A avaliação quantitativa engloba a análise das componentes do TCO (Total Cost of Ownership).

BMWi4 CarroFrota2023 057

RuiPais BMW 0926

LusoMotores
Pin It