A LeasePlan, líder nacional em renting e soluções de mobilidade, apresentou esta quinta-feira, no Hotel Intercontinental no Monte Estoril, os vencedores da 15ª Edição do Carro Frota do Ano , uma iniciativa que contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados, e que premiou o Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dCi Intense como Carro Frota do Ano 2017 - qualificação obtida por ser o carro com a melhor classificação global, dos 9 carros em concurso -, tendo sido ainda atribuídos mais três distinções para igual número de categorias: “Pequeno Familiar”, “Médio Familiar Generalista” e “Médio Familiar Premium”.
Assim, para além de ser eleito como “Carro Frota do Ano 2017“, o Renault Mégane venceu ainda na categoria “Pequeno Familiar”, na qual concorria com o Seat Leon ST Style 1.6 TDI e com o Volkswagen Golf Variant Trendline 1.6 TDI DSG. Factores como a versatilidade e funcionalidade do habitáculo, o design, o TCO e o volume de vendas (ACAP) foram determinantes para que este modelo se destacasse.
Na categoria de “Médio Familiar Generalista” o primeiro lugar foi atribuído ao Ford Mondeo SW Business Plus 1.5 TDCi, que superou a concorrência: o Peugeot 508 SW Active 1.6 BlueHDi e o Volkswagen Passat Variant Confortline 1.6 Tdi. O valor de TCO, o prazo de entrega e as emissões de CO2 foram os fatores-chave para que este carro obtivesse a vitória.
Por fim, na categoria “Médio Familiar Premium”, o vencedor foi o Volvo V60 D4 Momentum 2.0, que se destacou do BMW Serie-3 320d Touring Advantage 2.0 e do Mercedes-Benz Classe C Station 220 d Avantgarde 2.1. Para além da TCO e prazo de entrega, o comportamento em curva e as emissões de CO2 foram determinantes para esta escolha.
Para António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal, ao eleger anualmente o carro frota, “a LeasePlan pretende obter uma opinião, imparcial e concreta, dos profissionais que gerem as frotas das suas empresas, relativamente aos carros em concurso”. “À margem da percepção que cada modelo tem no mercado particular, o ponto de vista de um gestor de grandes frotas será muito relevante e valioso para outros frotistas, tornando-se uma mais-valia para o mercado.”
A selecção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel no geral e o TCO (Total Cost of Ownership - Renting a 48 meses/120.000 Km, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e Impostos (IVA e Tributação Autónoma), com base nos modelos mais procurados pelos Clientes (grandes e médias empresas), considerando que a LeasePlan gere 7.000 Clientes, mais de 100 mil contratos entre os quais mais de 50 mil são em renting de sua propriedade.
Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados que foram testados em três circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.
A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 14 grandes clientes frotistas e dois membros da imprensa especializada, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica.
A componente quantitativa tem por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan e engloba a análise das componentes do TCO, vendas LPPT, vendas mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP (European New Car Assessment Programme). A primeira fase da 15ª Edição do “Carro Frota LeasePlan” ocorreu em Óbidos, entre os dias 9, 10 e 11 de Maio.