170525-LeasePlan-01A LeasePlan, líder nacional em renting e soluções de mobilidade, apresentou esta quinta-feira, no Hotel Intercontinental no Monte Estoril, os vencedores da 15ª Edição do Carro Frota do Ano , uma iniciativa que contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados, e que premiou o Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dCi Intense como Carro Frota do Ano 2017 - qualificação obtida por ser o carro com a melhor classificação global, dos 9 carros em concurso -, tendo sido ainda atribuídos mais três distinções para igual número de categorias: “Pequeno Familiar”, “Médio Familiar Generalista” e “Médio Familiar Premium”.

Assim, para além de ser eleito como “Carro Frota do Ano 2017“, o Renault Mégane venceu ainda na categoria “Pequeno Familiar”, na qual concorria com o Seat Leon ST Style 1.6 TDI e com o Volkswagen Golf Variant Trendline 1.6 TDI DSG. Factores como a versatilidade e funcionalidade do habitáculo, o design, o TCO e o volume de vendas (ACAP) foram determinantes para que este modelo se destacasse.

Na categoria de “Médio Familiar Generalista” o primeiro lugar foi atribuído ao Ford Mondeo SW Business Plus 1.5 TDCi, que superou a concorrência: o Peugeot 508 SW Active 1.6 BlueHDi e o Volkswagen Passat Variant Confortline 1.6 Tdi. O valor de TCO, o prazo de entrega e as emissões de CO2 foram os fatores-chave para que este carro obtivesse a vitória.

Por fim, na categoria “Médio Familiar Premium”, o vencedor foi o Volvo V60 D4 Momentum 2.0, que se destacou do BMW Serie-3 320d Touring Advantage 2.0 e do Mercedes-Benz Classe C Station 220 d Avantgarde 2.1. Para além da TCO e prazo de entrega, o comportamento em curva e as emissões de CO2 foram determinantes para esta escolha.

170525-LeasePlan-02170525-LeasePlan-03

Para António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal, ao eleger anualmente o carro frota, “a LeasePlan pretende obter uma opinião, imparcial e concreta, dos profissionais que gerem as frotas das suas empresas, relativamente aos carros em concurso”. “À margem da percepção que cada modelo tem no mercado particular, o ponto de vista de um gestor de grandes frotas será muito relevante e valioso para outros frotistas, tornando-se uma mais-valia para o mercado.”

A selecção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel no geral e o TCO (Total Cost of Ownership - Renting a 48 meses/120.000 Km, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e Impostos (IVA e Tributação Autónoma), com base nos modelos mais procurados pelos Clientes (grandes e médias empresas), considerando que a LeasePlan gere 7.000 Clientes, mais de 100 mil contratos entre os quais mais de 50 mil são em renting de sua propriedade.

170525-LeasePlan-04170525-LeasePlan-05

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados que foram testados em três circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 14 grandes clientes frotistas e dois membros da imprensa especializada, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica.

A componente quantitativa tem por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan e engloba a análise das componentes do TCO, vendas LPPT, vendas mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP (European New Car Assessment Programme). A primeira fase da 15ª Edição do “Carro Frota LeasePlan” ocorreu em Óbidos, entre os dias 9, 10 e 11 de Maio.

Pin It