GNR detém 119 condutores e autua 102 por álcoolA GNR fiscalizou já 5.525 automobilistas no âmbito da sua operação de fiscalização rodoviária em todo o território nacional, tendo detido 119 condutores e autuado 102 por excesso de álcool.

Conforme referiu o tenente-coronel Carreirinha Branco, em declarações à Agência Lusa, os agentes da GNR realizaram o teste de alcoolemia a 4.983 condutores, dos quais 375 ultrapassaram os limites previstos na lei. Nesta fase da operação, que tem o nome de código “Baco”, por ter especial incidência na condução sob efeito do álcool, foram ainda elaboradas 543 contra-ordenações.

Em comunicado, a GNR anunciou que a operação de fiscalização decorre entre as 00:00 e as 24:00 e que as acções “serão orientadas para as vias mais críticas e com maior índice de sinistralidade rodoviária”. O objectivo desta operação é sensibilizar os automobilistas para o perigo de conduzir sob o efeito de álcool, “um dos factores que mais contribuiu para a ocorrência de acidentes de viação”.

A GNR recordou que, nos primeiros seis meses do presente ano, detectou 16.297 condutores com excesso de álcool, mais 361 do que em igual período do ano anterior, dos quais 6.394 tinham mais de 1,20 gramas de álcool por cada litro de sangue.

Pin It