Um dos modelos melhor conseguidos na gama de propostas da Fiat assente na base permitida pelo Fiat 500, nomeadamente o crossover Fiat 500X, acaba de ser renovado para permitir um regresso ao futuro com novos motores e nova tecnologia. Distinguindo-se pela nova estética, nova tecnologia e pelos novos motores, este modelo italiano recebeu ainda um exterior renovado, faróis dianteiros totalmente LED e novo interior dentro do melhor estilo 500. Além disso, os motores turbo a gasolina de três e quatro cilindros de nova geração são até 20% mais eficientes e até 20% mais silenciosos do que os motores turbodiesel homólogos com o mesmo nível de performances... mas as novidades do construtor neste modelo não se ficam por aqui!

A inovação no novo Fiat 500X passa também pela presença de nova tecnologia, como sistemas como o reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade e alerta de transposição de faixa – de série em todas as versões para segurança e assistência imbatíveis ao volante. Além disso, passa a ser possível encontrar neste crossover italiano aquilo que a marca aponta como “a última palavra em conectividade com o Uconnect 7" HD Live com ecrã táctil, garantindo a total integração com o smartphone graças às funções Apple CarPlay e Android Auto.

Suportada pelas novidades na estética e na tecnologia, a Fiat propõe para o agora renovado 500X uma nova gama com duas variantes de carroçaria e três níveis de equipamento – Urban, City Cross e Cross — sendo que no que diz respeito ao mercado nacional este renovado crossover deverá estar disponível nos concessionários a partir de Outubro, com um preço de lançamento a partir de 22.500 euros. Estamos assim perante um modelo que o LusoMotores antecipa aqui ao permitir-lhe o acesso à curta-metragem de dois minutos e meio inspirada no filme de culto “Regresso ao Futuro”, na qual é apresentando o novo 500X no estilo original e divertido, tudo em redor de um modelo que é líder em Itália no seu segmento, tendo conseguido manter-se de forma consistente entre os cinco modelos mais vendidos na Europa desde 2016.

Criado para comemorar o aniversário de 60 anos do 500, protagonizado pelo premiado ator, Adrien Brody, o novo filme é baseado no conceito de uma viagem emocionante através do tempo, em que um jovem casal começa nos anos sessenta a bordo de um Fiat 600 da época e é catapultado para o presente ao volante do Novo 500X. A curta-metragem termina com uma aparição especial do ator americano Christopher Lloyd, no papel de polícia, que pisca o olho ao casal concluindo esta viagem no tempo.

Em termos concretos, estamos assim perante o novo Fiat 500X, o crossover italiano atualizado tanto no interior como no exterior com nova estética e nova tecnologia, de modo a satisfazer as mais recentes exigências de mobilidade num segmento em rápido crescimento e em que o 500X já conquistou uma posição de liderança em Itália e na Europa. O exterior surge inteiramente renovado com novos grupos ópticos com LED e faróis dianteiros totalmente com LED e um interior actualizado, que sublinha ainda mais a sua inconfundível identidade 500, oferecendo, simultaneamente, mais funcionalidade e conforto.

Além disso, o modelo oferece, pela primeira vez num Fiat, uma família completamente nova de motores de três e quatro cilindros que pretendem garantir prazer de condução e eficiência de consumo melhorada até 20% em comparação com os motores a gasolina precedentes, além de silêncio de funcionamento surpreendentemente superior em 20% em relação aos motores turbodiesel homólogos. A experiência de condução promete ser tão agradável, confortável e segura como sempre, sendo os novos sistemas de assistência à condução oferecidos de série em todas as versões.

Design renovado para funcionalidade e personalidade

Inconfundível expressão do melhor design Fiat, o novo 500X evoluiu para se tornar ainda mais moderno e funcional, introduzindo novos conteúdos concebidos para proporcionar conforto e segurança, com atenção aos detalhes e ao típico estilo da família 500.

Entre os conteúdos novos mais interessantes estão os novos grupos ópticos com LED. As novas luzes diurnas e os grupos ópticos traseiros com LED são de série e transmitem uma estética ainda mais moderna, perfeitamente em sintonia com os mais recentes elementos de estilo introduzidos na família 500. Como opcional, estão disponíveis os novos faróis dianteiros com tecnologia totalmente LED, elaborados em parceria com a Magneti Marelli, que, além do inconfundível estilo 500, asseguram iluminação mais potente, sendo 20% mais luminosos do que os faróis de Xénon propostos no modelo precedente.

A visibilidade foi consideravelmente melhorada e o consumo de energia é cinco vezes inferior ao das tradicionais luzes de halogéneo. Além disso, reduzem a fadiga ocular, graças à iluminação similar à luz do dia, além de cobrirem uma área de visão mais ampla: à velocidade de 90 km/h, por exemplo, os obstáculos são visualizados até quatro segundos mais cedo - o que representa 100 metros - do que com as normais lâmpadas de halogéneo.

Por fim, um dos principais elementos de design do modelo é a elegante assinatura de alta tecnologia com LED em torno do módulo dos faróis, conferindo à frente no novo 500X uma identidade visual nítida e inconfundível. Sem esquecer os grupos óticos traseiros com LED que os tornam ainda mais singulares e reconhecíveis, além de aumentarem a respetiva visibilidade e aumentarem, assim, a segurança em estrada.

A nova versão Urban caracteriza-se pelo novo design dos para-choques dianteiro e traseiro, enquanto as versões Cross e City Cross dispõem de novas proteções off-road para confirmar a sua audaciosa identidade. O novo design exterior reafirma as duas personalidades do modelo – uma mais urbana, para evoluir facilmente no trânsito citadino graças às dimensões compactas e à posição de condução alta, e outra mais Cross, para enfrentar aventuras fora de portas, também com tração às quatro rodas.

Compacto exteriormente e espaçoso no interior, oferece um ambiente amplo e protetor, enriquecido com a extensiva utilização de materiais premium, acabamentos de alta qualidade e práticos compartimentos de arrumação. Um interior confortável, em inconfundível estilo italiano, com escolha entre sete alternativas de estofos – criadas através da combinação de diferentes tipos de tecido, pele, acabamento e cores –, vasta gama de configuração dos bancos e espaçosa bagageira.

Uma das principais inovações é o posto de condução completamente renovado, com novo painel de instrumentos com grafismos de leitura ainda mais fácil, além do novo volante anatómico para assegurar uma melhor posição e a perfeita aderência das mãos do condutor, com revestimento em pele Techno premium e com comandos do rádio para assegurar uma condução segura em todas as situações. O ergonómico habitáculo contribui para uma experiência confortável e relaxada, também graças à colocação dos controlos em local de fácil alcance, à posição da alavanca de velocidades e ao prático apoio de braços.

O painel de instrumentos mantém a configuração de três elementos circulares, no melhor estilo 500, exemplo de perfeita união entre uma estética vintage e a mais moderna tecnologia. Lateralmente estão colocados dois mostradores analógicos com velocímetro e conta-rotações, enquanto o mostrador TFT de 3,5”, reconfigurável e situado ao centro, fornece ao condutor as informações mais importantes de um modo simples e claro.

Motores a gasolina de última geração

O novo 500X é o primeiro modelo Fiat a adotar a inovadora família de motores turbo, projetada para oferecer aos clientes o correto equilíbrio entre as performances e o prazer de condução dos melhores motores turbodiesel (20% mais silenciosos) e assegurar uma eficiência de consumo 20% superior em comparação com os precedentes motores a gasolina.

Homologados Euro 6/D-TEMP e equipados com Filtro de Partículas de Gasolina (GPF), os novos motores turbo Firefly são resultado de mais de 75.000 horas de testes virtuais, 60 000 horas de testes reais fora da viatura e 5 milhões de quilómetros percorridos em estradas de todo o mundo que confirmam a sua robustez e fiabilidade.

Desenvolvido a partir de uma estrutura modular com cilindro de 0,33 litros, a nova gama de motores turbo a gasolina inclui uma unidade de três cilindros com 1 litro de capacidade, que debita 120 cv de potência e 190 Nm de binário máximo, acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades e tração dianteira, e uma unidade de quatro cilindros de 1,3 litros com 150 cv e 270 Nm de binário, neste caso com transmissão automática de seis velocidades com dupla embraiagem DCT e tração dianteira.

Os novos motores são totalmente construídos em liga de alumínio, assegurando leveza (a versão de três cilindros pesa apenas 93 kg), enquanto o bloco de cilindros, desenvolvido em parceria com a Teksid, é construído em liga de alumínio fundida a alta pressão, com arquitetura com travessa de suporte para a melhor combinação entre condução, peso e desempenho estrutural.

Já em relação aos motores MultiJet II Turbodiesel, passa a existir uma gama de três destes blocos a servirem o novo 500X, motores turbodiesel agora atualizados com SCR (Redução Catalítica Seletiva) para satisfazer os padrões Euro 6/D-TEMP. São assim três as cilindradas disponíveis — 1,3, 1,6 e 2,0 litros —, sendo que o motor de 95 cv 1.3 MultiJet II dispõe de transmissão manual e tração dianteira, o 120 cv 1.6 MultiJet II turbodiesel pode ser acoplado a transmissão manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem DCT, com tração dianteira, enquanto o 150 cv 2.0 MultiJet II oferece transmissão automática de nove velocidades e tração às quatro rodas.

Para maximizar a eficiência, todos os motores Diesel dispõem de um novo sistema que combina, numa única unidade, a SCR com injeção de AdBlue para reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx) com o DPF (Filtro de Partículas Diesel) para reter e reduzir a emissão de partículas. Isto significa que o motor alcança o mais elevado nível de ecocompatibilidade atualmente oferecida no mercado para sistemas diesel sem comprometer as performances.

As curvas de potência e binário confirmam a excelência da família MultiJet II, que assegura excelente binário - um ponto de referência no mercado - a baixo regime de rotações na sua mais recente configuração. O 1.3 MultiJet II oferece 95 cv e nada menos que 200 Nm de binário máximo às 1500 rpm, enquanto o 1.6 MultiJet II proporciona 120 cv e 320 Nm de binário máximo logo às 1750 rpm e o 2.0 MultiJet II debita 150 cv e um binário máximo de uns impressionantes 350 Nm às 1500 rpm.

Pacotes financeiros FCA Bank para o Novo 500X

O FCA Capital, a financeira do grupo Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas da marca Fiat através da oferta constantemente atualizada de soluções financeiras para proporcionar aos seus clientes a melhor experiência possível. Actualmente, para satisfazer as várias exigências dos clientes do novo 500X, o FCA Bank disponibiliza um conjunto completo de pacotes financeiros combinados com serviços de seguros, especialmente soluções de Leasing e de Crédito Pessoal, que propõem uma despesa mensal acessível e três opções no fim do contrato: ficar com a viatura, devolvê-la ou renovar o contrato com a aquisição de uma nova viatura.

Todas as soluções do FCA Bank estão disponíveis não só para clientes privados, mas também para empresas e profissionais, sendo que o FCA Bank oferece ainda uma ampla gama de produtos de seguros, todos conjugáveis com o contrato financeiro: seguros de proteção pessoal – como o ‘Seguro de Proteção de Crédito’, que garante o pagamento de parte do financiamento em caso de circunstâncias imprevistas, como perda do emprego – e serviços de proteção da viatura.

As soluções de financiamento e de seguros descritas estão disponíveis na maioria dos mercados europeus onde as empresas do FCA Bank Group operam, sempre de modo adaptado às exigências locais.

Pin It