Se a sua desculpa para não comprar um carro eléctrico era o facto de poder não ter autonomia para ir de Lisboa ao Porto e regressar, ou ir ao Algarve a partir da capital e regressar no mesmo dia sem perder tempo para carregamentos de energia, saiba que essa desculpa está a dias de cair por terra, isto porque a Mercedes-Benz acaba de apresentar o novo Mercedes EQS, a primeira limousine de luxo totalmente elétrica da Mercedes-EQ que estreia a arquitetura modular dos veículos elétricos dos segmentos de luxo e executivo, afirmando-se capaz de uma autonomia de até 770 quilómetros (WLTP).

Ao combinar tecnologia, design, funcionalidade e conectividade, o Mercedes-Benz EQS apela quer a condutores quer passageiros. As primeiras versões do modelo lançadas no mercado serão o EQS 450+ com 245 kW de potência, e o EQS 580 4MATIC com 385 kW de potência. Estaremos assim perante modelos que surgem no âmbito da iniciativa "Ambition 2039" do construtor germânico através da qual a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos.

Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50 % dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas. Em vários domínios, a Mercedes-Benz já pensa hoje no futuro: o novo EQS foi projetado para ser correspondentemente sustentável. A produção dos veículos é neutra em emissões de CO2, enquanto os materiais utilizados, como os tapetes do piso fabricados em fio reciclado, permitem poupar os recursos naturais do planeta. Isto deve-se ao facto de a Mercedes-Benz considerar toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e a rede de fornecedores até à sua própria produção. A Mercedes-Benz AG obteve a confirmação das suas próprias metas de proteção do clima pela Science Based Targets Initiative (SBTI).

Com muito trabalho rigoroso, atenção ao detalhe e com base no design objetivo, os especialistas em aerodinâmica, em estreita cooperação com os designers, conseguiram alcançar um novo recorde de coeficiente aerodinâmico (cd) de 0.20 . Isto torna o EQS o modelo mais aerodinâmico produzido em série do mundo. A autonomia beneficia particularmente desta característica. Classifica-se também entre os melhores no que diz respeito aos baixos níveis de ruído. O nível de ruído extremamente baixo de deslocamento do ar contribui significativamente para este feito.

Utilize um só pedal e percorra 770 Km sem recarregar

O EQS também revela um excelente desempenho de recuperação: da máxima desaceleração de 5 m/s² do programa de recuperação DAuto, até 3 m/s² são obtidos através da recuperação de energia (2 m/s² por ação dos travões das rodas). Isto permite desacelerar até à imobilização do veículo sem utilizar o pedal dos travões e ao mesmo tempo a autonomia beneficia desta estratégia de recuperação e da elevada potência de recuperação (até 290 kW).

A desaceleração até à imobilização do veículo também é realizada se forem detetados veículos à frente, por exemplo, em semáforos. A recuperação inteligente de energia é otimizada em função da situação com o auxílio do Assistente ECO e atua de forma preditiva, considerando as condições do trânsito ou a topografia, entre outros fatores. O condutor também poderá selecionar entre três níveis de recuperação de energia e a função de circulação em roda livre através das patilhas de mudanças no volante.

Com uma autonomia de até 770 quilómetros (WLTP) e uma potência de até 385 kW, a cadeia cinemática do EQS também cumpre todas as expetativas de uma limousine progressiva do segmento do Classe S. Está prevista uma versão desportiva com até 560 kW. Todas as versões do modelo EQS estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro, enquanto as versões com sistema de tração integral 4MATIC integram a cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro.

O EQS assinala o lançamento de uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior. A maior das duas baterias tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 107.8 kWh. Isso significa cerca de 26% mais do que o EQC. O inovador software de gestão da bateria, desenvolvido internamente, permite atualizações remotas. Desta forma, o sistema de gestão de energia permanece atualizado ao longo de todo o seu ciclo de vida.

2020 11 28 image 20c0714 043

Carregue 300 Km em 15 minutos

Apesar da mais do que generosa autonomia deste Mercedes-Benz EQS, não pense que o seu carregamento vai obrigar a grandes tempos de paragem, isto porque o EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW, podendo a energia elétrica para percorrer 300 quilómetros (WLTP) ser recarregada em apenas 15 minutos.

Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo. No Japão também será possível o carregamento bidirecional com o EQS, ou seja, carregamento em ambos os sentidos. Adicionalmente, existem vários programas de carregamento inteligentes que podem ser ativados automaticamente em função do local e das funções, como o carregamento particularmente preservador da bateria.

Através de certificados de origem de elevada qualidade, a Mercedes-Benz garante que a corrente de carregamento fornecida pelo Mercedes me Charge é obtida através de energia de fontes renováveis. Este designado carregamento verde tem sido uma parte integrante do Mercedes me Charge desde o início de 2021.

Mas o Mercedes me Charge pode fazer ainda mais: conduza até ao posto de carregamento apropriado, abra a tampa da tomada de carregamento, ligue a ficha do cabo de carregamento e a corrente elétrica começa a ser fornecida ao veículo: com o EQS, o processo de carregamento é desta forma extremamente simples, graças ao serviço Plug & Charge. Outros destaques incluem a maior rede de pontos de carregamento, com mais de 500.000 postos em 31 países, incluindo mais de 200.000 na Europa. Com a IONITY Unlimited, todos os clientes Europeus do Mercedes me Charge podem utilizar a rede de postos de carregamento rápido gratuitamente durante um ano.

Percursos rápidos, confortável e... sustentáveis

Com base em diversos fatores, o Sistema de Navegação com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução.

Uma nova funcionalidade do EQS é uma indicação no sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) que mostra se a energia armazenada na bateria é suficiente para regressar ao ponto de partida sem carregar. Durante o cálculo do percurso, é dada preferência aos postos de carregamento manualmente adicionados ao percurso. Os postos de carregamento sugeridos podem ser excluídos. É calculada uma estimativa dos custos do carregamento por cada paragem para carregamento.

Embora o EQS pertença à mesma família do novo Classe S, o modelo utiliza uma arquitetura de veículo totalmente elétrico. Este conceito totalmente novo tornou possível um rigoroso Design Objetivo: com as suas linhas estilo coupé de um arco e o habitáculo avançado com fastback, o EQS distingue-se claramente dos modelos equipados com motor de combustão, mesmo à primeira vista. A filosofia de design de Pureza Sensual, combinada com o Luxo Progressivo, é refletida nas superfícies generosamente esculpidas, nas juntas reduzidas e nas transições contínuas (painéis contínuos).

A secção dianteira é combinada numa unidade designada de 'Painel Preto'. Os inovadores faróis, ligados por uma faixa de luz, e a grelha do radiador em preto formam a face distintiva do modelo. O visual exclusivo da grelha do radiador em preto com estrela central Mercedes pode ser reforçado ainda mais: como equipamento opcional, está disponível um padrão de estrela tridimensional. Este designado padrão Mercedes-Benz está disponível em conjunto com a linha de equipamento AMG Line Exterior ou Electric Art Exterior. O design foi inspirado na estrela original da Daimler-Motorengesellschaft, que foi registada como marca em 1911.

2020 11 22 image 20c0714 062

Gama Mercedes-EQ aposta em actualizações remotas

O EQS é o primeiro modelo Mercedes-EQ a oferecer a opção de ativar completamente novas funções do veículo através de atualizações remotas. Disponível desde o lançamento de mercado estão dois programas da transmissão especiais para jovens condutores e pessoal de serviço, alguns pequenos jogos e o programa de demonstração "The Best or Nothing". Isto significa que, após a compra e a configuração inicial do veículo novo, algumas funcionalidades do EQS podem ser adaptadas de acordo com as preferências pessoais.

Será também possível desbloquear a direção do eixo traseiro com o maior ângulo da direção de dez graus. Além da clássica compra de funções individuais, estão também previstas subscrições, ativações temporárias e fases de testes gratuitas.

Com a função Energizing Air Control Plus, a Mercedes-Benz adota uma abordagem completa no controlo da qualidade do ar no EQS. O sistema é constituído por meio de filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior. O dióxido de enxofre, os óxidos de azoto e os odores também são reduzidos graças ao revestimento de carvão ativado.

O filtro HEPA recebeu a certificação "OFI CERT" ZG 250-1 no domínio dos vírus e bactérias. Utilizando o controlo da pré-climatização, também é possível filtrar o ar interior antes de entrar no veículo. Os níveis de partículas no ar exterior e no ar interior do veículo também são apresentados no MBUX. Podem ser visualizados detalhadamente no menu dedicado Qualidade do Ar. Se a qualidade do ar exterior for baixa, o sistema também pode recomendar o fecho dos vidros laterais ou do teto de abrir.

2020 11 22 image 20c0714 014

Equipamento para tudo o que quiser fazer... ou quase!

Como equipamento opcional, o EQS está disponível com portas dianteiras e traseiras automáticas de conforto. Quando o condutor se aproxima do veículo, os manípulos das portas são estendidos para fora. À medida que se aproxima ainda mais, a porta do condutor abre automaticamente. Utilizando o MBUX, o condutor também poderá abrir as portas traseiras, por exemplo, para permitir a entrada de crianças em frente a uma escola.

Na qualidade de veículo excecionalmente inteligente, o EQS integra até 350 sensores, em função do equipamento. Estes registam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros. Este conjunto de informação é processado pelas unidades de controlo que, controladas por algoritmos, tomam decisões à velocidade da luz. O novo EQS pode estender as suas capacidades com base em novas experiências, pois tem uma elevada capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial.

A experiência de som envolvente no EQS também contribui para uma mudança de paradigma de um modelo convencional para um veículo elétrico audível. Uma variedade de paisagens sonoras permite uma configuração acústica personalizada. Em combinação com o sistema de som surround Burmester®, o EQS está equipado com duas paisagens sonoras, designadamente a Silver Waves e a Vivid Flux. Como Experiências de Som, estas podem ser selecionadas ou desligadas no ecrã central. Pode ser desbloqueada outra paisagem sonora utilizando a tecnologia de atualização remota. O som de condução interativo, que é reproduzido através dos altifalantes do sistema de som no interior, também está dentro do respetivo universo sonoro.

As novidades na função Energizing Comfort são os três programas Energizing Nature, designadamente o "Forest Glade", "Sound of the Sea" e o "Summer Rain", que fornecem uma experiência de som imersiva e impressionantemente realista. Tal como acontece com outros programas que fazem parte da função Energizing Comfort, são utilizados ambientes de iluminação e imagens para estimular outros sentidos.

A direção do eixo traseiro de série com um ângulo da direção de até 4.5° contribui para as características práticas e dinâmicas do EQS. Em alternativa, a direção do eixo traseiro com um ângulo da direção de até 10° pode ser encomendada ou subsequentemente ativada através de uma atualização remota de software. Isto permite um diâmetro de viragem de 10.9 metros para o EQS, que mede mais de cinco metros de comprimento. Os respetivos ângulos e trajetórias do eixo traseiro são apresentados no menu do modo de condução no ecrã central.

Estacionamento à distância de um clique

Graças aos poderosos sensores que monitorizam a zona circundante ao veículo, os sistemas de estacionamento podem ajudar o condutor a manobrar o veículo em diversas áreas. O condutor pode estacionar e remover o veículo do lugar de estacionamento através do smartphone com o Assistente Remoto de Estacionamento. Com a pré-instalação do Intelligent Park Pilot, o EQS está preparado para o sistema Automated Valet Parking (AVP, SAE nível 4). Se equipado com o equipamento opcional necessário e o correspondente serviço Connect (em função do país), o veículo possui a tecnologia a bordo para ser estacionado e removido do lugar de estacionamento de forma totalmente automática em parques de estacionamento equipados com infraestrutura AVP, desde que a legislação nacional permita tal operação.

A revolucionária tecnologia dos faróis Digital Light permite projetar marcas rodoviárias ou símbolos de aviso na estrada. Outras novidades são as duas funções de assistência que indicam o início da mudança de faixa de rodagem cooperativa e emitem um aviso/instrução de direção se o Assistente de Faixa de Rodagem ou o Assistente de Ângulo Morto detetarem um perigo. Cada farol Digital Light integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refractada e direcionada por 1.3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.

Com o opcional Drive Pilot, o EQS poderá conduzir em modo autónomo condicionado a uma velocidade de até 60 km/h onde a densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de trânsito, em troços de autoestrada apropriados na Alemanha. Ao reduzir o esforço despendido pelo condutor, o sistema permite que o condutor realize outras atividades durante as viagens, como por exemplo, navegar na internet ou tratar de emails no In-Car Office.

O MBUX Hyperscreen é o destaque absoluto no interior. Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente desde um pilar A ao outro. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura que aparentam formar uma única unidade. O ecrã OLED de 12.3 polegadas para o passageiro dianteiro é o ecrã do próprio passageiro dianteiro e a sua área de controlo. As funções de entretenimento apenas estão disponíveis quando o veículo estiver a ser conduzido de acordo com a legislação específica do país. A Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, a luminosidade do ecrã é automaticamente reduzida.

Com o software com capacidade de aprendizagem, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, conforto e do veículo. Com a camada zero, as aplicações mais importantes são sempre oferecidas dentro do campo de visão, de acordo com a situação e o contexto.

2020 11 28 image 20c0714 022

A última geração dos sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de assistência ao condutor. Uma nova função, por exemplo, corresponde ao aviso adicional de adormecimento do Attention Assist. O movimento das pálpebras do condutor é analisado através de uma câmara no ecrã do condutor (apenas em combinação com o MBUX Hyperscreen). O ecrã de assistência no monitor do condutor apresenta claramente o funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa vista de ecrã total.

Os princípios da Segurança Integral, em particular a segurança em acidentes, aplicam-se independentemente da plataforma. Tal como em outros modelos Mercedes, o EQS é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção. A função Pre-Safe é um equipamento de série. O facto de o EQS ser construído com uma arquitetura de veículo totalmente elétrico também abriu novas possibilidades de design do seu conceito de segurança. Isto significou, por exemplo, que foi possível escolher um local favorável para a instalação da bateria, numa zona protegida contra uma colisão na secção inferior da carroçaria. E como não está instalado um grande bloco de motor, foi possível criar um ainda melhor comportamento em colisão. Além dos testes de colisão comuns, o desempenho do modelo em várias situações de carga adicional foi verificado e os extensos testes de componentes foram realizados no Centro de Tecnologia de Segurança Automóvel.

Mercedes-Benz EQS

Principais dados técnicos  

EQS 450+

EQS 580 4MATIC

Transmissão

 

Traseira

Integral

Motor(es) elétrico(s)

Modelo

Motor síncrono
permanente (PSM)

Potência máxima da cadeia cinemática

kW

245

385

Binário máximo

Nm

568

855

Aceleração 0-100 km/h

s

6,2

4,3

Velocidade máxima

km/h

210

210

Capacidade de armazenamento
de energia útil da bateria (WLTP)

kWh

107,8

107,8

Tensão máxima

V

396

396

Capacidade máxima de recuperação de energia

kW

186

290

Carregador de bordo (de série/opcional)

kW

11/22

11/22

Tempo de carregamento na wallbox
ou em postos de carregamento públicos (carregamento AC, 11/22 kW)

h

10/5

10/5

Tempo de carregamento
num posto de carregamento rápido (DC)

min

31

31

Potência de carregamento DC máxima

kW

200

200

Carregamento DC em 15 minutos (WLTP)

km

Até 300

Até 280

Consumos

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado (WLTP)

kWh/100 km

20.4-15.7

21.8-17.4

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)

g/km

0

0

Consumo de combustível em ciclo combinado (NEDC)

kWh/100 km

19.1-16.0

20.0-16.9

Emissões de CO2 em ciclo combinado (NEDC)

g/km

0

0

Dimensões 

Comprimento/largura/altura

mm

5216/1926/1512

Comprimento/largura/altura (EUA)

mm

5265/1926/1513

Vias dianteira/traseira

mm

1667/1682

Diâmetro de viragem
(com direção do eixo traseiro de 4.5°/10°)

m

11,9/10,9

Capacidade da bagageira, VDA

L

610-1770

Peso em condição de circulação na estrada

kg

2480

2585

Carga útil

kg

465-545

475-550

Peso bruto admissível

kg

2945-3025

3060-3135

Coeficiente aerodinâmico (cd) a partir de

 

0,20

0.209

LusoMotores
Pin It