Elfyn Evans, aos comandos do Yaris WRC, venceu o Rali de Portugal 2021 disputado este fim de semana na região norte do país, uma prova que decorreu com toda a normalidade e à qual o público acorreu dentro dos limites impostos pelas autoridades, primando pelo bom comportamento e com a paixão pelo automobilismo. Dani Sordo, em Hyundai i20 Coupe WRC, terminou no segundo lugar da geral, completando os lugares do pódio o francês Sébastien Ogier (Toyota), no terceiro lugar, ele que continua a liderar o campeonato de pilotos agora com dois pontos à frente do seu companheiro de equipa Elfyn Evans. Já em termos de equipas, a Toyota Gazoo Racing aumentou a sua liderança na classificação dos fabricantes depois de celebrar em Portugal a sua terceira vitória no presente Mundial de Ralis bem como o terceiro duplo pódio da época de 2021.

Sobre a forma como decorreu a prova, esta teve vários líderes, sendo que após o shakedown, em que Elfyn Evans foi o mais rápido, e a cerimónia de arranque em Coimbra, o rali começou na sexta-feira 21 de maio com dupla passagem pelas especiais de Lousã, Góis e Arganil, seguido de uma nova classificativa em Mortágua e visita, ao fim da tarde, ao circuito de ralicross de Lousada. Após um primeiro dia desafiante, foi precisamente o galês Evans o piloto Toyota mais rápido, terminando em segundo da geral, a apenas seis segundos da liderança de Ott Tanak (Hyundai), e isto depois de um dia em que a liderança foi sendo ocupada por dois pilotos da Hyundai, Ott Tanak e o espanhol Dani Sordo. O espanhol terminou o primeiro dia na terceira posição, aparecendo depois mais três pilotos Toyota, nomeadamente Takamoto Katsuta, Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä nas posições quatro a seis da classificação geral.

wrc PT FAFE 2021

No sábado, o dia mais longo da prova, com 165,16 quilómetros competitivos pela Serra da Cabreira, Ott Tanak andou quase sempre na frente, mas nas duas últimas especiais do dia — Amarante2 e Porto-Foz — Elfyn Evans e o co-piloto Scott Martin viram o seu desempenho, consistente, recompensado com a liderança no final deste dia, tirando ainda partido da desistência de Ott Tanak.

Elfyn Evans passou assim para a liderança, com 10,7 segundos de vantagem sobre Dani Sordo, e 1m04,2 de vantagem para Sébastien Ogier, este que foi lutando contra a desvantagem de arrancar em primeiro na estrada ao longo das especiais de sexta-feira e que no sábado conseguiu subir alguns lugares.

Chegados a domingo, derradeiro dia de prova, e apesar da curta vantagem de Elfyn Evans no início das cinco especiais do dia, logo na primeira especial Evans foi 8,9 segundos mais rápido do que qualquer outro, quase duplicando a sua margem para o segundo classificado. Carimbou ainda mais duas vitórias em especiais durante a manhã — elevando para seis o seu resultado do fim-de-semana — selando a vitória final com uma vantagem de 28,3 segundos para Sordo, o segundo classificado final.

wrc PT SALTO 2021

Evans garantiu assim a quarta vitória da sua carreira no mundial de ralis da FIA e a terceira desde que se juntou à equipa Toyota Gazoo Racing no início de 2020. Destaque também para o Engenheiro de Elfyn Evans, o português Rui Francisco Soares e a toda a equipa de mecânicos que prepararam os Yaris WRC para a competição. Esta edição do Rali de Portugal acabou assim por ser particularmente positiva para a Toyota, com três Yaris WRC nos quatro primeiros lugares — Evans, Ogier em terceiro e Takamoto Katsuta na quarta posição, o melhor resultado da sua carreira até à data em provas do Mundial de Ralis.

Se tudo correu bem à Toyota, tudo (ou quase tudo) terá corrido mal à Hyundai que viu pilotos como Ott Tanak e Thirry Neuville serem obrigados a desistir, acabando o espanhol Dani Sordo por “salvar a honra” do construtor sul-coreano com o segundo lugar final para a Hyundai.

Armindo Araújo e Luís Ramalho, em Skoda Fabia WRC3, terminou em 18º sagrando-se assim o melhor português, isto depois de ter ganho a classificação referente à etapa do Rali de Portugal pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.

ElfynEvans ToyotaWRC

Classificação final do Rali de Portugal

 

wrc PT PODIO 2021

LusoMotores
Pin It