O novo modelo de performance da gama Cayenne, da Porsche, provou o seu potencial dinâmico de forma convincente antes do seu lançamento. Ao volante de um automóvel de produção em série ligeiramente camuflado, o piloto de testes, Lars Kern, precisou de apenas 7:38.925 minutos para realizar uma volta completa de 20,832 quilómetros ao lendário Nürburgring Nordschleife.

O tempo da tabela oficial de classificação do Nürburgring GmbH foi certificado por um notário e representa agora um novo recorde na categoria 'SUV, off-road vehicle, van, pick-up'.

"Nos primeiros metros percorridos no Nordschleife ao volante deste Cayenne, somos tentados a confirmar que estamos sentados dentro de um espaçoso SUV. A elevada precisão da direção e o estoicamente estável eixo traseiro deram-me imensa confiança na secção Hatzenbach," afirmou Lars Kern, o qual acompanhou diversos períodos do desenvolvimento deste SUV.

"Mudou de direção à velocidade da luz nas curvas rápidas como entre a Hohe Acht e a Eiskurve, sem adornar e sem tendência para subvirar. Mesmo nas secções técnicas, o Cayenne é um verdadeiro automóvel desportivo e fácil de controlar," de acordo com o piloto de testes e desenvolvimento.

"Normalmente, as rodas perdem o contacto com o asfalto nas secções Pflanzgarten I e II, mas o Cayenne tornou estas zonas suaves e calmas. Há imenso curso para a suspensão e a carroçaria permanece sólida e controlada. O conjunto motriz deixa uma impressão realmente forte. Entrega potência em todas as situações, assim como passagens de caixa perfeitas."

Porsche Nurburgring03

Porsche Nurburgring02

Porsche Nurburgring04

Performance de topo com a versatilidade típica do Cayenne

"Este Cayenne tem uma performance de topo. Durante o seu desenvolvimento, focamo-nos  na excecional performance em estrada. O nosso Cayenne quebra-recordes é baseado no Cayenne Turbo Coupé, ainda que mais desenhado para a máxima aceleração lateral e longitudinal," de acordo com Stefan Weckbach, Vice President Product Line Cayenne.

"O seu tempo recorde no Nordschleife confirma as capacidades dinâmicas do nosso novo SUV de elevada performance. Além disso, tem a típica versatilidade do Cayenne, oferecendo um elevado nível de conforto e facilidade de utilização no quotidiano.“

Lars Kern registou a sua volta mais rápida no Nordschleife às 11:31 horas no dia 14 de junho de 2021 com uma temperatura ambiente exterior de 23 graus Celsius e de 46 Celsius na pista, cruzando a meta 7:38.925 minutos depois.

Para proteger o piloto, o Cayenne que bateu o recorde estava equipado com um banco de competição e uma célula de segurança. O notário confirmou também o estatuto de veículo de produção em série para o SUV camuflado, o qual fará a sua estreia mundial em breve. Os pneus performance utilizados para a volta recorde foram os Pirelli P Zero Corsa montados em jantes de 22” e foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo Cayenne, do qual farão parte do equipamento de série.

Porsche Nurburgring07

Porsche Nurburgring08

Porsche Nurburgring06

Pin It