actros1Equipado com a nova geração de motores OM 471, a Mercedes-Benz já colocou no mercado o novo Actros, um modelo que combina economia e ecologia, com várias vantagens que permitem um camião "verde" .

De acordo com a construtora alemã, o Mercedes-Benz Actros impressiona as empresas devido à sua excelente economia; os condutores com o seu dinamismo e potência de motor, e a sociedade devido às suas baixas emissões de CO2. A mais recente geração de motores OM 471 combina todos estes factores que à partida parecem opostos. O camião económico também é um camião ecológico.

Com a introdução da nova geração de motores OM 471, o consumo de combustível diminui até 3%. Isto graças à tecnologia do motor, como a segunda geração do sistema de injecção XPulse, a solução patenteada para recirculação dos gases de escape e controle simultâneo do turbocompressor dos gases de escape, um turbocompressor de alta precisão desenvolvido e produzido pela Daimler, além de outras medidas, incluindo um novo eixo com uma relação de transmissão mais longa.

A redução do consumo de combustível não reduz a dinâmica de condução da nova geração do Actros com o motor OM 471. Mesmo partindo da marcha lenta, os motores atingem o seu pico de binário antes do conta-rotações atingir as 1.000 rpm. Cerca de 95 por cento deste binário máximo contínua disponível entre as 1.300 e 1.400 rpm, e a potência máxima é agora atingida às 1.600 rpm.

actros3actros

No caso dos veículos comerciais pesados, a máxima eficiência está automaticamente ligada à melhor compatibilidade ambiental possível. Assumindo uma quilometragem típica de 130.000 km por ano, rotas predominantemente exigentes e utilização plena da sua capacidade, o Actros, com a última geração do motor OM 471, economiza cerca de 1.100 litros de combustível por ano em comparação com o seu antecessor. Isto é equivalente a uma redução das emissões de CO2 de cerca de três toneladas por cada camião.

Na primavera de 2011, a Mercedes-Benz apresentou uma nova geração de motores, em antecipação à norma de emissão Euro VI. O primeiro membro da nova família de motores foi o OM 471.

Com as suas características técnicas, as capacidades resultantes e qualidades, este motor introduziu uma nova era no fabrico de motores para veículos comerciais pesados. A unidade de seis cilindros em linha de 12,8 litros deixou a sua marca, com o seu design robusto e inovações técnicas com benefícios significativos para o cliente e ambiente.

Alguns dos seus atributos mais importantes são: as duas árvores de cames dispostas na cabeça do motor, o sistema de injecção common-rail com pressurização X-Pulse, o turbocompressor assimétrico dos gases de escape, o poderoso travão motor e controlo das emissões - através da tecnologia SCR com recirculação dos gases de escape e filtro de partículas, para responder aos rigorosos requisitos da norma de emissões Euro VI.

As variantes de 310, 330 e 350 kW são complementados por três versões com binário aumentado. Com estes motores, é disponibilizado 200 Nm de binário extra para ser usado sempre que necessário na relação mais alta da caixa automática Mercedes PowerShift 3. Isto reduz as passagens de caixa e, em combinação com uma relação do eixo longo traseiro, aumenta a velocidade do transporte sem aumentar o consumo de combustível. O Mercedes-Benz OM 471 está disponível em cinco versões.

actros2actros4

Pin It