×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but 2015/LUSOMOTORES/Automoveis/Audi/R8-Genebra is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

Audi R8 V10 plusA Audi tem em destaque na 85ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, que esta quinta-feira abre portas ao público em geral, a segunda geração do super-desportivo R8 , cuja comercialização arrancará no início do próximo Verão.

De acordo com o construtor alemão, nenhum outro modelo da Audi está mais perto da competição do que a nova geração do R8, que se assume como mais marcante e mais dinâmica. O motor V10 montado numa posição central e um novo sistema de tração quattro prometem um desempenho de tirar o fôlego, particularmente na variante mais potente, com 610 cavalos de potência, que permite acelerar de zero a 100km/h em 3,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 330km/h.

Além das prestações, um consistente conceito de construção leve e um chassis extremamente dinâmico com sistema de tracção quattro e distribuição do binário totalmente variável fazem com que o R8 seja o super-desportivo da Audi. Desenvolvido a partir do zero, o novo R8 foi concebido para ser mais tenso, mais surpreendente e mais fascinante, tanto na estrada como num circuito de competição.

Novo R8 é destaque da Audi em Genebra

"Os genes da competição nos modelos da Audi sempre foram uma característica permanente do carácter de nossa marca", afirmou Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi, acrescentando: "Com o novo Audi R8, os nossos engenheiros transitam a nossa experiência acumulada na vertente da competição para a estrada. Nenhum outro modelo nosso evoca tanta emoção e dinamismo. O novo R8 V10 plus é, assim, o Audi de produção mais potente e mais rápido de todos os tempos".

Na sequência da estreita colaboração entre os engenheiros do departamento de competição e do departamento de desenvolvimento técnico, o Audi R8 tem conhecido uma clara melhoria do seu desempenho, beneficiando ao mesmo tempo o modelo de produção e o R8 LMS de competição, desenvolvido com base neste.

Duas versões do motor 5.2 FSI

Audi R8 V10 plus

O motor 5.2 FSI de 10 cilindros e injecção directa está disponível em duas versões: uma com 540 cavalos e outra ainda mais desportiva, plus, com 610 cavalos. O modelo de topo de gama acelera de zero a 100km/h em 3,2 segundos e de zero a 200km/h em 9,9 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 330km/h. O som do motor V10 aspirado, cujo binário máximo está disponível às 6.500rpm, tornou-se mais emocionante.

O sistema de desactivação de cilindros Audi cylinder on demand desliga uma das duas bancadas de cilindros, desactivando a injecção e a ignição, enquanto a caixa S tronic de 7 velocidades (com função “Launch control” para alcançar a máxima aceleração possível no arranque) e o sistema de tracção quattro recém-desenvolvido transmitem a potência à estrada. A distribuição do binário adapta-se às respectivas condições de condução, podendo, em casos extremos, 100% do binário ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.

Segundo a Audi, o R8 V10 tem um consumo médio de 11,8 l/100km e emissões de CO2 de 275g/km, enquanto o R8 V10 plus consome 12,4l/100km e regista emissões de 289g/km de CO2. As duas versões do R8 incluem o sistema Stop&Start, tendo o consumo de combustível sofrido uma redução de 10% em comparação com o modelo anterior.

Construção leve

Audi R8 V10 plus

O superdesportivo R8 V10 tem um peso em vazio de 1.454 quilos. Apesar da maior quantidade de equipamentos extra e da maior rigidez estrutural, o novo R8 pesa menos 50 quilos do que o seu antecessor. A estrutura multimaterial Audi Space Frame garante o baixo peso e a distribuição de peso ideal por eixo, enquanto a combinação do alumínio com fibra de carbono reforçada abre novas dimensões no que diz respeito ao peso, rigidez estrutural e segurança passiva. A zona inferior da carroçaria integra um longo difusor para aumentar a força descendente. Também o chassis, com uma suspensão de triângulos duplos em alumínio, demonstra o quão perto está o novo R8 de um modelo de competição. Em opção, é proposto o sistema de controlo electrónico do amortecimento Audi Magnetic Ride. A direcção é assistida e eléctrica.

Em termos de dimensões, o Audi R8 de 2015 tem um comprimento de 4,42 metros, uma largura de 1,94 metros e uma altura de 1,24 metros, contando com uma distância entre eixos de 2,65 metros.

De série, o novo Audi R8 V10 está equipado com jantes de 19 polegadas e pneus na dimensão 245/35 à frente e 295/35 atrás. O cliente pode optar, pela primeira vez no R8, por jantes de 20 polegadas. Com esta opção, os pneus são na dimensão de 245/30 à frente e 305/30 atrás. Os discos em aço permitem a redução do peso não suspenso. As pinças podem ser pintadas de vermelho. O R8 V10 plus tem de série discos em fibra de carbono-cerâmica e jantes de 20 polegadas (opcionais para o V10).

Desenho plano, amplo e musculado

Audi R8 V10

Plano, amplo e musculado, o design do modelo visa reflectir o carácter desportivo e potente do R8. Um elemento visual a realçar, e que proporciona maior segurança, é encontrado no formato dos faróis em LED, de série. Para um campo de visão alargado e mais brilho, a Audi oferece como opção os faróis laser para os “máximos”, que são complementados pelos intermitentes dinâmicos à frente, os quais são de série atrás.

O novo Audi virtual cockpit, com um ecrã de 12,3 polegadas, reúne toda a informação necessária e é operado pelo condutor de forma intuitiva. Os sistemas de controlo mais importantes estão agrupados em conjuntos de botões no volante (incluindo o botão “Start”), também conhecidos como satélites. No interior, o condutor tem a impressão de estar sentado num autêntico carro de competição. Os controlos do ar condicionado enfatizam a simplicidade do tablier com o seu efeito flutuante. O sistema de navegação MMI plus com MMI touch é de série.

R8 e-tron e R8 LMS

Audi R8 LMS

A segunda geração do Audi R8 constitui a base para mais modelos: o R8 e-tron e o R8 LMS. O R8 e-tron conta com dois motores eléctricos e tem uma potência combinada de 340kW e um binário máximo de 920Nm. A aceleração de zero a 100km/h é efectuada em 3,9 segundos. Com novas células da bateria, a autonomia duplicou em comparação com a primeira versão sendo mais de 450 quilómetros.

Por sua vez, o novo Audi R8 LMS de competição é baseado na nova regulamentação da categoria GT3, que entrará em vigor em 2016. Cerca de 50% dos componentes desta versão do modelo da marca germânica foram herdados do carro de produção.

{gallery}2015/LUSOMOTORES/Automoveis/Audi/R8-Genebra{/gallery}

Pin It