33 A292878Falar de Opel Corsa é, para muitos, falar de um automóvel que já foi o carro dos nossos pais, ou mesmo o nosso próprio carro, nas gerações anteriores de um modelo lançado em 1982 . Em alguns casos, houve mesmo quem teve mais do que um modelo deste veículo da marca germânica, pelo que a responsabilidade do novo Corsa, apresentado esta semana à Imprensa em Frankfurt, onde o LusoMotores esteve presente, é naturalmente grande, pela necessidade de dar continuidade a uma história de sucesso. Nas quatro gerações anteriores, este "best-seller" da Opel vendeu 12,4 milhões de unidades até aos dias de hoje, avançando agora para a quinta geração, apresentada como a de melhor qualidade, inovadora e confortável, num modelo que, taxativamente, não rasgou com o passado, preferindo antes evoluir na continuidade.

Na verdade, o novo Opel Corsa, apesar de algumas mudanças de visual, nomeadamente na secção dianteira, acaba por não conseguir fazer a diferença e arrancar um "uau" de espanto quando olhamos para o seu design, isto porque mantém as linhas de base e as próprias volumetrias, quando comparadas com o Corsa anterior, surgem equiparadas. Acaba assim por ser da experiência dinâmica de condução que resultam as grandes diferenças num modelo que cativa principalmente a partir do momento em que nos sentamos ao volante e saímos para a estrada. Recorrendo a sistemas de assistência à condução inéditos na classe e à mais recente tecnologia na área da motorização, o novo Opel Corsa eleva assim a fasquia da oferta que permite no segmento dos utilitários e proporciona uma nova experiência de condução.

Surge assim esta quinta geração do Opel Corsa visando dar continuidade à história de sucesso de 32 anos e quatro gerações de modelos, desde 1982, ano em que foi lançado o Corsa A, algo que é certificado pelos 12,4 milhões de veículos vendidos nas quatro gerações anteriores, 11,8 milhões dos quais só na Europa. Para se ter uma ideia da boa prestação deste modelo do segmento B da Opel bastará destacar o facto de que os modelos de três e cinco portas do Corsa da quarta geração ocuparem hoje a quarta posição no muito concorrido segmento dos automóveis utilitários no mercado europeu ocidental.

02 A292850

Nos seus principais mercados - Reino Unido e a Alemanha - o Corsa surge mesmo classificado em segundo lugar após o primeiro semestre de 2014, detendo na Alemanha uma quota de mercado de 13%, a pouca distância do principal concorrente. Além disso, a popularidade do Corsa reflete-se não apenas nos totais de vendas, mas também no número de prémios que arrecadou, nomeadamente a eleição de "Carro do Ano" em diversos países.

Tecnologia inovadora

Ao longo de 32 anos o Corsa tem oferecido amplas gamas de diferentes versões em constante evolução, que a Opel vem optimizando com a introdução de novos modelos com tecnologia moderna e configurações personalizadas. Esta filosofia aplica-se igualmente à quinta geração do Corsa, que alia, mais do que nunca, engenharia de precisão a design emocional, destacando-se igualmente na capacidade de conectividade com o exterior e na relação qualidade e preço. Além disso, os motores 1.0 Turbo a gasolina da nova geração e os motores turbodiesel, profundamente revistos, registam potências elevadas, consumos baixos e emissões reduzidas.

BringGo-NavigationApp

No interior do habitáculo, esta quinta geração do Opel Corsa é onde surge a maior evolução, não só pela percepção de conforto e qualidade permitida na condução, como pelos materiais e níveis de equipamento, tudo num espaço generoso, conseguido apesar do comprimento contido de 4,02 m, mas capaz ainda assim de transportar cinco pessoas, seja o Corsa usado na versão de três ou de cinco portas. Em termos de silhueta, e como referimos acima, houve o cuidado de manter a linha do Corsa D, motivo pelo qual a atenção principal incidiu sobre o habitáculo. Com linhas simples, alongadas e orientadas na horizontal, que aumentam a perceção de espaço, o Corsa demonstra quão elegante e luxuoso consegue ser um automóvel pequeno, graças a tecidos e materiais de de nível superior, pouco comuns neste segmento.

O sistema de informação e entretenimento IntelliLink, que inclui um ecrã táctil policromático de sete polegadas, garante uma conectividade excelente com o exterior, apoiada pela ligação fácil ao smartphone do condutor que facilmente transportará para o seu automóvel as aplicações do dia-a-dia. Este recurso às tecnologias disponíveis no bolso do condutor através do recurso ao smartphone acaba por permitir tudo isto com preços que os responsáveis da Opel prometem ser "acessíveis", num segmento em que o factor preço é particularmente importante em face da extrema competitividade.

Novos motores ajudam à diferença

Motor 1.0-ECOTEC-01

Para além da qualidade perceptível no habitáculo deste Opel Corsa, a condução agradável desta nova proposta da marca germânica surge apoiada pelos avançados motores 1.0 Turbo da nova geração, as novíssimas transmissões de baixo atrito, a direcção optimizada e um chassis totalmente remodelado. Para atestar a prestação dos novos motores e dos demais componentes mecânicos, a Opel submeteu o novo Corsa a uma fase de desenvolvimento a um rigoroso controlo de qualidade em todas as vertentes.

Assim, e além do habitual programa de validação, a Opel reservou um lote de 80 unidades da primeira fase de pré‑produção para acumular centenas de milhares de quilómetros de testes num período curto, o que permitiu, de acordo com os responsáveis da marca, recolher importantes informações suplementares que se traduziram em soluções fiáveis que foram tidas em conta na produção. Restará referir que o Opel Corsa de quinta geração será produzido nas fábricas da Opel de Eisenach (Alemanha) e Saragoça (Espanha) a partir do final do ano, devendo estar disponível no mercado nacional no arranque de 2015.

reportagem: Jorge Reis
(...em Frankfurt, Alemanha)

03 A29286405 A29290306 A29290608 A289622Opel-Corsa-001

Pin It